Ano do artigo | 2018 |
Descricão e Informacões Adicionais | OBJETIVO: Avaliar a ouvidoria ativa em saúde como ferramenta de avaliação da qualidade da
atenção ao parto e nascimento da Rede Cegonha do Distrito Federal.
MÉTODOS: Estudo transversal, do tipo inquérito por via telefônica, em 1.007 puérperas com
partos realizados entre 15/10/2013 e 19/11/2013, nas 12 maternidades públicas que compõem
a Rede Cegonha no Distrito Federal. O instrumento continha 25 questões de múltipla escolha
ou do tipo escala Likert, que incluiu dados sociodemográficos e avaliação da aceitabilidade em
cinco domínios: acessibilidade, relacionamento entre o paciente e os profissionais de saúde,
condições da estrutura do serviço, informação ao paciente, e equidade e opinião do paciente.
Variáveis qualitativas ou categóricas foram estudadas de acordo com a frequência e distribuição
de proporções. Utilizou-se o escore transformado para uma escala de zero a 100 para análise das
questões do tipo escala Likert. Resultados foram expressos em média e desvio-padrão.
RESULTADOS: O acesso às consultas de pré-natal foi avaliado como bom ou ótimo por 86,1%
das participantes e os exames laboratoriais como bom ou ótimo por 85,2%. O acesso aos
exames de imagem teve 45,7% avaliações boas ou ótimas; 79,5% das entrevistadas realizaram o
parto na maternidade onde buscaram atendimento inicial e 18,3% receberam visita domiciliar
por agente comunitário de saúde após a alta. A maioria relatou que os recém-nascidos foram
colocados em seus colos ou peitos imediatamente após o nascimento, 48,9% tiveram presença
de acompanhante no momento do parto, 76,3% foram orientadas em relação à primeira consulta
dos recém-nascidos e 94,8% sobre aleitamento materno na maternidade. Quanto à avaliação
dos profissionais de saúde, 85,9% das mulheres consideraram o acolhimento e a cordialidade
recebidos como bons ou ótimos no pré-natal e 94,8%, como bons ou ótimos na maternidade.
CONCLUSÕES: A ouvidoria ativa em saúde contribuiu para a avaliação da qualidade da
gestão públic |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | OBJETIVO: Avaliar a ouvidoria ativa em saúde como ferramenta de avaliação da qualidade da
atenção ao parto e nascimento da Rede Cegonha do Distrito Federal.
MÉTODOS: Estudo transversal, do tipo inquérito por via telefônica, em 1.007 puérperas com
partos realizados entre 15/10/2013 e 19/11/2013, nas 12 maternidades públicas que compõem
a Rede Cegonha no Distrito Federal. O instrumento continha 25 questões de múltipla escolha
ou do tipo escala Likert, que incluiu dados sociodemográficos e avaliação da aceitabilidade em
cinco domínios: acessibilidade, relacionamento entre o paciente e os profissionais de saúde,
condições da estrutura do serviço, informação ao paciente, e equidade e opinião do paciente.
Variáveis qualitativas ou categóricas foram estudadas de acordo com a frequência e distribuição
de proporções. Utilizou-se o escore transformado para uma escala de zero a 100 para análise das
questões do tipo escala Likert. Resultados foram expressos em média e desvio-padrão.
RESULTADOS: O acesso às consultas de pré-natal foi avaliado como bom ou ótimo por 86,1%
das participantes e os exames laboratoriais como bom ou ótimo por 85,2%. O acesso aos
exames de imagem teve 45,7% avaliações boas ou ótimas; 79,5% das entrevistadas realizaram o
parto na maternidade onde buscaram atendimento inicial e 18,3% receberam visita domiciliar
por agente comunitário de saúde após a alta. A maioria relatou que os recém-nascidos foram
colocados em seus colos ou peitos imediatamente após o nascimento, 48,9% tiveram presença
de acompanhante no momento do parto, 76,3% foram orientadas em relação à primeira consulta
dos recém-nascidos e 94,8% sobre aleitamento materno na maternidade. Quanto à avaliação
dos profissionais de saúde, 85,9% das mulheres consideraram o acolhimento e a cordialidade
recebidos como bons ou ótimos no pré-natal e 94,8%, como bons ou ótimos na maternidade.
CONCLUSÕES: A ouvidoria ativa em saúde contribuiu para a avaliação da qualidade da
gestão públic |
Divulgacão Científica | NAO |
DOI | 10.11606/s1518-8787.2018052017291 |
Homepage do Trabalho | [http://www.scielo.br/pdf/rsp/v52/pt_0034-8910-rsp-S1518-52-87872018052017291.pdf] |
Idioma | Português |
ISSN | 00348910 |
Meio de Divulgação | VARIOS |
Natureza | COMPLETO |
Página Final | 11 |
Página Inicial | 1 |
Relevância | NAO |
Série | 76 |
Título do Artigo | Active health Ombudsman service: evaluation of the quality of delivery and birth care |
Título do Artigo(en) | Active health Ombudsman service: evaluation of the quality of delivery and birth care |
Título do Períodico ou Revista | Revista de Saude Publica (Online) |
Volume | 52 |