Detalhes da Produção

TipoPatente
GrupoProdução Técnica
DescriçãoSILVA JUNIOR, A. G. ; FRIAS, I. A. M. ; OLIVEIRA, M. D. L. ; LIMA NETO, R. G. ; SA, S. R. ; FRANCO, O. L. ; Silva, Osmar N. ; Andrade CAS, DISPOSITIVO NANOSSENSOR PARA DETECÇÃO DE MICRORGANISMOS DE INTERESSE CLÍNICO ATRAVÉS DE PEPTÍDEO ANTIMICROBIANO. 2019, Brasil.
AutorOctavio Luiz Franco
Ano2019

Informações Complementares

Ano de Desenvolvimento2019
CategoriaProduto
Codigo do Registro ou PatenteBR10201901245
Data Pedido de Deposito17/06/2019
FinalidadeDispositivo anti infectivo
Informações AdicionaisA presente invenção é resultado de uma metodologia simples e rápida para a obtenção de um dispositivo direcionado para a detecção sensível de patógenos presentes em amostras líquidas. O método de montagem da plataforma nanoestruturada compreende a formação de monocamadas automontadas de ácido 4- mercaptobenzóico (MBA) sobre o ouro do eletrodo, seguida de nanopartículas Fe3O4@Au funcionalizadas com L-cisteína e do peptídeo antimicrobiano de origem marinha clavanina A (ClavA). Bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, cuja natureza eletronegativa é diferenciada de acordo com a composição de suas paredes e membranas celulares, foram os analitos-alvo. Um método de avaliação da montagem da plataforma biossensora é descrito. A técnica espectroscopia de impedância eletroquímica foi utilizada como método para avaliar a detecção dos microrganismos, o qual acarreta na mudança da impedância, sendo específica para cada espécie de microrganismo em determinada concentração de unidades formadoras de colônia. O processo de montagem da plataforma nanossensora MBA_Fe3O4@Au-Cys_ClavA dura em média 15 minutos, apresentando os resultados e diagnóstico entre 1- 5 minutos. Ademais, o sistema sensor desenvolvido apresenta um limite de detecção de 101 a 106 UFC.mL-1.
Informações Adicionais(en)A presente invenção é resultado de uma metodologia simples e rápida para a obtenção de um dispositivo direcionado para a detecção sensível de patógenos presentes em amostras líquidas. O método de montagem da plataforma nanoestruturada compreende a formação de monocamadas automontadas de ácido 4- mercaptobenzóico (MBA) sobre o ouro do eletrodo, seguida de nanopartículas Fe3O4@Au funcionalizadas com L-cisteína e do peptídeo antimicrobiano de origem marinha clavanina A (ClavA). Bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, cuja natureza eletronegativa é diferenciada de acordo com a composição de suas paredes e membranas celulares, foram os analitos-alvo. Um método de avaliação da montagem da plataforma biossensora é descrito. A técnica espectroscopia de impedância eletroquímica foi utilizada como método para avaliar a detecção dos microrganismos, o qual acarreta na mudança da impedância, sendo específica para cada espécie de microrganismo em determinada concentração de unidades formadoras de colônia. O processo de montagem da plataforma nanossensora MBA_Fe3O4@Au-Cys_ClavA dura em média 15 minutos, apresentando os resultados e diagnóstico entre 1- 5 minutos. Ademais, o sistema sensor desenvolvido apresenta um limite de detecção de 101 a 106 UFC.mL-1.
Instituição de Deposito ou RegistroINPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Instituição FinanciadoraUniversidade Federal de Pernambuco
Meio de DivulgaçãoNAO_INFORMADO
PaísBrasil
Potencial de InovaçãoSIM
RelevânciaNAO
Tipo de PatentePRIVILEGIO_DE_INOVACAO_PI
TítuloDISPOSITIVO NANOSSENSOR PARA DETECÇÃO DE MICRORGANISMOS DE INTERESSE CLÍNICO ATRAVÉS DE PEPTÍDEO ANTIMICROBIANO
Título da PatenteDISPOSITIVO NANOSSENSOR PARA DETECÇÃO DE MICRORGANISMOS DE INTERESSE CLÍNICO ATRAVÉS DE PEPTÍDEO ANTIMICROBIANO
Título(en)DISPOSITIVO NANOSSENSOR PARA DETECÇÃO DE MICRORGANISMOS DE INTERESSE CLÍNICO ATRAVÉS DE PEPTÍDEO ANTIMICROBIANO
Universidade Federal de Pernambuco;Universidade Católica Dom Bosco
Depósito
17062019
SIM