This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Apresentação de Trabalho |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | PEREIRA, C. F. P.. Ensino de desenho no Brasil: diálogo entre arqueologia do saber, fenomenologia e corporificação subjetiva, uma epistemologia trans-étnica. 2019. |
Autor | Carla Freitas Pacheco Pereira |
Ano | 2019 |
Informações Complementares
Ano | 2019 |
Cidade de Apresentação | Rio de Janeiro |
Descricão e Informacões Adicionais | Desenhar como fenômeno subjetivo é uma práxis fundada no século XV, embora desenhar esteja presente nas relações humanas desde a pré-história. O desenho alçado à categoria de ciência tem suas origens nas descobertas da representação matemática que mudaram radicalmente a maneira de ver no mundo ocidental e possibilitaram estabelecer um discurso histórico gráfico e uma ordem que negava as antigas formas de representação. Nasce uma ideia de evolução do conhecimento gráfico e decorre dai ser relevante investigar como tem sido ensinado no Brasil. Pretende-se contribuir para uma visão epistemológica do ensino do desenho contemporâneo analisando sua constituição como disciplina. Desta forma reconhecer a gênese da sua formação, e buscando entender como um discurso acadêmico heteronormativo foi construído. Usando a etnografia como método de pesquisa, deseja-se construir uma reflexão sobre a ordem do discurso gráfico como linguagem dominante, que organiza e manipula narrativas e símbolos na criação da paisagem. |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | Drawing as a subjective phenomenon is a praxis founded in the 15th century, although drawing has been present in human relations since prehistory. Drawing to the category of science has its origins in the discoveries of mathematical representation that radically changed the way of seeing in the Western world and made it possible to establish a graphic historical discourse and an order that denied the old forms of representation. An idea of the evolution of graphic knowledge is born and it follows that it is relevant to investigate how it has been taught in Brazil. It is intended to contribute to an epistemological view of the teaching of contemporary design by analyzing its constitution as a discipline. Thus recognize the genesis of its formation, and seeking to understand how a heteronormative academic discourse was built. Using ethnography as a research method, we want to build a reflection on the order of graphic discourse as the dominant language, which organizes and manipulates narratives and symbols in the creation of the landscape. |
Divulgação Científica | NAO |
Idioma | Português |
Instituição Promotora | EBA UFRJ |
Local da Apresentação | Casa da ciência - UFRJ |
Natureza | SEMINARIO |
Nome do Evento | Seminário Paisagem e gênero: estratégias identitárias e subjetivação de corpos |
País | Brasil |
Relevância | NAO |
Título | Ensino de desenho no Brasil: diálogo entre arqueologia do saber, fenomenologia e corporificação subjetiva, uma epistemologia trans-étnica |
Título(en) | Drawing teaching in Brazil, dialogue between knowledge archeology, phenomenology and subjective embodiment a trans-ethnic epistemological approach |