Detalhes da Produção

TipoArtigo Publicado
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoOLIVEIRA, M.L.C ; ALVES, V.P. ; SILVA, A.C.. Eutanásia na visão dos graduandos em enfermagem: concepções e desafios. REME. REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM, v. 18, p. 126-141-141, 2014.
AutorMaria Liz Cunha de Oliveira
Ano2014

Informações Complementares

Ano do artigo2014
Descricão e Informacões AdicionaisO objetivo é apresentar as rodas de conversa com acadêmicos de enfermagem sobre a eutanásia, antes de cursar a disciplina "Exercício profissional e Bioética" para verificar se até aquele período o estudante já havia conseguido competência e habilidade de debate sobre o tema. Trata-se de um estudo com caráter descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A amostra foi por adesão de 31 alunos matriculados na disciplina. A coleta de dados deu-se em três rodas de conversa com 10 e uma com 11 alunos. Os discursos foram analisados segundo a Análise de Conteúdo, consoante Lawrence Bardin. Percebeu-se a realidade do acadêmico no cotidiano, que os fez buscar no mundo divino as forças para enfrentar a terminalidade da vida, sem vincular sua ação como profissional ao Código de Ética da Enfermagem, ao Código Penal Brasileiro e o desconhecimento do testamento vital (CFM Resolução 1995/2012), como documento de respeito à vontade preestabelecida de pacientes terminais. A pesquisa serviu para compreender o discurso dos participantes e estruturar dentro da disciplina "Exercício profissional e Bioética" o módulo de eutanásia e ampliar a consciência dos direitos dos profissionais e dos usuários na prática dos serviços, que requer um trabalho educativo fundamentado. Isso porque a garantia constitucional e os códigos legitimados não são suficientes para efetivar os direitos do paciente na prática.
Descricão e Informacões Adicionais(en)The aim of this study is to present rounds of conversation carried out with nursing students on the issue of euthanasia before they begin the university course of "Professional Practice and Bioethics" in order to verify whether or not, before that semester, the student had in fact achieved a competence and ability to debate the topic itself. This is a descriptive and exploratory study, which follows a case-study-type qualitative approach. The sample consisted of 31 students enrolled in the course. Data collection was performed in three rounds of conversation with 10 students and one with 11 students. The discourses were analyzed using content analysis, as set forth by Lawrence Bardin. It was possible to see the reality of the students` daily lives, which led them to seek in God the strength to face the end of life, without binding their action as a professional to the Nursing Code of Ethics or to the Brazilian Penal Code and the lack of knowledge of the living will (CFM Resolution 1995/2012) as a document of respect towards the pre-established will of terminal patients. The study helped to understand the discourse of the participants and to structure the euthanasia module within the university course of "Professional Practice and Bioethics" as well as to broaden the awareness of the rights of professionals and users in the rendering of medical services, which requires a well-founded educational work. This is due to the fact that the constitutional guarantees and legitimated codes are not enough to assure the rights of the patient in practice.
Divulgacão CientíficaNAO
Homepage do Trabalho[http://www.reme.org.br/sumario]
IdiomaPortuguês
ISSN14152762
Meio de DivulgaçãoVARIOS
NaturezaCOMPLETO
Página Final141
Página Inicial126-141
RelevânciaNAO
Série1
Título do ArtigoEutanásia na visão dos graduandos em enfermagem: concepções e desafios
Título do Artigo(en)Euthanasia from the perspective of nursing undergraduate students: concepts and challenges
Título do Períodico ou RevistaREME. REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM
Volume18