Detalhes da Produção

TipoTrabalho em Eventos
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoMARCIAL, Elaine Coutinho ; COSTA, Alfredo José Lopes. Uso de Cenários prospectivos na estratégia empresarial: vidência especulativa ou Inteligência Competitiva. In: 25º Encontro da Anpad, 2001, Campinas. Anais do 25º Encontro da Anpad, 2001. v. 1. p. -.
AutorElaine Coutinho Marcial
Ano2001

Informações Complementares

Ano de Realização2001
Ano do Trabalho2001
Cidade do EventoCampinas
Classificação do EventoNACIONAL
Descrição e Informações AdicionaisInteligência Competitiva constitui processo sistemático que visa descobrir forças que regem negócios, reduzir risco e auxiliar na tomada de decisão, além de proteger o conhecimento gerado. Mas muitas vezes é confundida com espionagem. A fim de clarificar a questão, o trabalho apresenta definições e objetivos dos cenários prospectivos e da Inteligência Competitiva, buscando a integração desses conceitos com a elaboração de estratégias. Para operacionalizar a compreensão teórica, o trabalho estuda o caso do Banco do Brasil (BB), que, após atuar por longo tempo com pouca sintonia com o ambiente externo, vem desenvolvendo processos relacionados com as demandas do mercado bancário. A pesquisa teve como objetivo identificar método de elaboração de cenários prospectivos adequados às necessidades do BB, analisando-se o ambiente da Empresa e identificando-se o estágio de compreensão metodológica de seus dirigentes. Conclui-se que a obtenção do apoio dos dirigentes e o entendimento da metodologia e finalidade são mais importantes que a escolha do método e que a utilização de ferramentas disponibilizadas pela Inteligência Competitiva são significativas tanto para definição de estratégias quanto para tomada de decisão.
Divulgação CientíficaNAO
Fascículo1
IdiomaPortuguês
Meio de DivulgaçãoMEIO_DIGITAL
NaturezaCOMPLETO
Nome da EditoraANPAD
Nome do Evento25º Encontro da Anpad
País do EventoBrasil
RelevânciaNAO
Série25
Título dos Anais ou ProceedingsAnais do 25º ENAMPAD
Título do TrabalhoUso de Cenários prospectivos na estratégia empresarial: vidência especulativa ou Inteligência Competitiva
Volume1