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TipoArtigo Publicado
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoMARCIAL, Elaine C. ; COSTA, Alfredo José Lopes ; CURVELLO, João J A. Lícito verus Ético: como as ferramentas de Inteligência Competitiva podem contribuir para a boa imagem corporativa. Inteligência Empresarial (UFRJ), v. 12, p. 23-29, 2002.
AutorElaine Coutinho Marcial
Ano2002

Informações Complementares

Ano do artigo2002
Descricão e Informacões AdicionaisO presente trabalho tem por objetivo discutir os aspectos éticos e de conduta dos profissionais de Inteligência Competitiva. A fim de clarificar a questão, o trabalho apresenta definições e objetivos de ética e Inteligência Competitiva, bem como as atividades praticadas pelo profissional de Inteligência Competitiva. Discute-se a importância dos códigos de ética e de conduta para nortearem a atuação dos profissionais e por que no caso da Inteligência Competitiva torna-se uma necessidade. Aspectos como os riscos, principalmente os de imagem e legal, para as organizações, quando não são observados os aspectos de ética e de conduta, também são discutidos. É abordada ainda a diferença existente entre risco de imagem e risco legal e quais as ações práticas enquadram-se em cada um dos referentes riscos. (Metodologia) A questão teórica exigiu esforço interdisciplinar para captar a complexidade da atividade de Inteligência Competitiva. Investigaram-se estudos sobre comunicação e organizações, com o intuito de verificar as relações entre a Ética, a Inteligência Competitiva e a imagem organizacional. A pesquisa bibliográfica foi complementa por coleta de dados realizada por intermédio de análise do conteúdo de documentos empresariais e matérias jornalísticas na mídia, além de entrevistas semi-estruturadas com profissionais de Inteligência Competitiva de grandes empresas nacionais. (Resultados) As práticas correntes mostram que, embora muitas ações não possam ser enquadradas como ilegais, é muito tênue a fronteira entre a espionagem e a Inteligência Competitiva. Por isso, muitas dessas ações podem trazer prejuízo para a imagem das organizações, porque é crescente a cobrança por parte da sociedade em geral a respeito da transparência e conduta "politicamente correta" das organizações. (Conclusão) Como se trata de atividade relativamente nova no ambiente organizacional, para ser amplamente aceita e integrar a estratégia das organizações, a Inteligência Competitiva prescind
Divulgacão CientíficaNAO
FascículoEdição esp
Homepage do Trabalho[http://Revista Inteligência Empresarial do CRIE]
IdiomaPortuguês
ISSN15173860
local de publicacaoRio de Janeiro
Meio de DivulgaçãoIMPRESSO
NaturezaCOMPLETO
Página Final29
Página Inicial23
RelevânciaNAO
Título do ArtigoLícito verus Ético: como as ferramentas de Inteligência Competitiva podem contribuir para a boa imagem corporativa
Título do Períodico ou RevistaInteligência Empresarial (UFRJ)
Volume12