Detalhes da Produção

TipoTrabalho em Eventos
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoPEREIRA, CARLA FREITAS PACHECO. Percusos etnográficos: diários gráficos de um urbanista. In: Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo, 2020, São Paulo. Anais do Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo, 2020. v. . p. -.
AutorCarla Freitas Pacheco Pereira
Ano2020

Informações Complementares

Ano de Realização2020
Ano do Trabalho2020
Cidade da EditoraLisboa
Cidade do EventoSão Paulo
Classificação do EventoINTERNACIONAL
Descrição e Informações AdicionaisO tema central da investigação é a construção da subjetividade através da expressão gráfica, usando a etnografia como método de pesquisa, e pretende-se contribuir com uma reflexão sobre a ordem do discurso gráfico como linguagem dominante, que organiza e manipula narrativas e símbolos na criação da paisagem e no projeto de ordenamento urbano. Trata-se de uma articulação transdisciplinar entre conhecimentos das áreas da Psicologia, Filosofia, Arquitetura e Urbanismo, tendo como fundamento ideias de Deleuze, Guattari, Spinoza e Foucault. Partindo-se do reconhecimento de que o desenho como fenômeno subjetivo da percepção humana é uma práxis fundada no século XV, o objetivo geral deste artigo é ampliar análises já iniciadas a respeito do fenômeno urbano contemporâneo de desenho de rua. A pesquisa buscará observar a emergência da subjetividade no ato de desenhar, pois considera-se que o exercício projetual do urbanista está intimamente conectado à sua capacidade de subjetivar-se.
Descrição e Informações Adicionais(en)O tema central da investigação é a construção da subjetividade através da expressão gráfica, usando a etnografia como método de pesquisa, e pretende-se contribuir com uma reflexão sobre a ordem do discurso gráfico como linguagem dominante, que organiza e manipula narrativas e símbolos na criação da paisagem e no projeto de ordenamento urbano. Trata-se de uma articulação transdisciplinar entre conhecimentos das áreas da Psicologia, Filosofia, Arquitetura e Urbanismo, tendo como fundamento ideias de Deleuze, Guattari, Spinoza e Foucault. Partindo-se do reconhecimento de que o desenho como fenômeno subjetivo da percepção humana é uma práxis fundada no século XV, o objetivo geral deste artigo é ampliar análises já iniciadas a respeito do fenômeno urbano contemporâneo de desenho de rua. A pesquisa buscará observar a emergência da subjetividade no ato de desenhar, pois considera-se que o exercício projetual do urbanista está intimamente conectado à sua capacidade de subjetivar-se.
Divulgação CientíficaNAO
DOI10.5821/siiu.9963
Homepage do Trabalho[https://http://hdl.handle.net/2117/336509]
IdiomaPortuguês
ISBN26047756
Meio de DivulgaçãoNAO_INFORMADO
NaturezaCOMPLETO
Nome da EditoraAcademia de Escolas de Arquitectura e Urbanismo de Língua Portugues
Nome do EventoSeminario Internacional de Investigación en Urbanismo
País do EventoBrasil
RelevânciaNAO
Título dos Anais ou ProceedingsXII Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo, São Paulo-Lisboa, 2020
Título do TrabalhoPercusos etnográficos: diários gráficos de um urbanista
Título do Trabalho(en)Percusos etnográficos: diários gráficos de um urbanista