Detalhes da Produção

TipoOrientações Concluídas para Mestrado
GrupoOrientação
DescriçãoPaulo Henrique Rodrigues. Atendimento bancário na pandemia de Covid-19: percepção de bancários e de clientes diante da transformação digital. 2021. Dissertação de mestrado (Mestrado em Mestrado Profissional em Governança, Tecnologia e Informação) - Universidade Católica de Brasília. ORIENTADOR_PRINCIPAL.
AutorRosalvo Ermes Streit
Ano2021

Informações Complementares

Ano2021
BolsaNAO
Código da Instituição554300000007
Código do Curso90000033
Descricão e Informacões AdicionaisResumo: A pandemia de Covid-19 impôs uma série de restrições à mobilidade e mudanças no cotidiano da população mundial, acelerando a transformação digital no atendimento bancário, com expansão do canal digital (from brick to click). Entretanto, à medida quena pandemia seja controlada e as atividades comerciais são retomadas, as agências bancárias serão reabertas para atendimento e, nessa situação, os clientes terão a opção de retornar ao canal presencial para atendimento. O objetivo principal deste estudo foi analisar a percepção de bancários e clientes quanto à transformação digital ocorrida no atendimento bancário durante a pandemia de Covid-19. Foi realizado um levantamento com clientes (431 respondentes) e bancários (719 respondentes) e, a partir da análise qualitativa, foi possível perceber uma mudança na forma de trabalho dos bancos, onde a maioria dos bancários trabalhou de forma remota em algum momento durante a pandemia de Covid-19, possibilitando um aumento na oferta por parte dos bancos de atendimento bancário por canais digitais nesse período. Esse aumento na oferta foi percebido pelos clientes, que indicaram uma mudança em seu comportamento com o aumento no uso dos canais digitais para atendimento durante a pandemia e apontaram que a facilidade no uso desses canais, seguida pela restrição no atendimento presencial imposta pela pandemia, foram os principais motivos para esse aumento. Na percepção dos bancários e dos clientes, essa mudança ocorrida com a transformação digital no atendimento bancário se sustentará após a pandemia de Covid-19.
IdiomaPortuguês
NaturezaDissertação de mestrado
nome da instituicaoUniversidade Católica de Brasília
nome do cursoMestrado Profissional em Governança, Tecnologia e Informação
nome do orientadoPaulo Henrique Rodrigues
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TipoNAO_INFORMADO
tipo de orientacaoORIENTADOR_PRINCIPAL
TítuloAtendimento bancário na pandemia de Covid-19: percepção de bancários e de clientes diante da transformação digital