This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Trabalho em Eventos |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | LB, D. ; KTS, SOARES ; de Aquino Marsiglio A. ODONTOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA TRABALHANDO JUNTAS NO ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR DO PACIENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): REVISÃO DE LITERATURA.. In: 21a Jornada Acadêmica de Odontologia da Católica e 6o Congresso de Odontologia da Católica, 2022, BRASÍLIA -DF. Anais do 21a Jornada Acadêmica de Odontologia da Católica e 6o Congresso de Odontologia da Católica, 2022. v. 1. p. 34-34. |
Autor | Andréia de Aquino Marsiglio |
Ano | 2022 |
Informações Complementares
Ano de Realização | 2022 |
Ano do Trabalho | 2022 |
Cidade do Evento | BRASÍLIA -DF |
Classificação do Evento | REGIONAL |
Descrição e Informações Adicionais | Introdução: Os cuidados bucais de pacientes com transtornos do espectro do autista (TEA) representam um grande desafio, não só para os dentistas, como também para os cuidadores, e/ou outros profissionais envolvidos, o que faz com que a multidisciplinaridade exerça um papel importante ao longo dos cuidados odontológicos e/ou sistêmicos necessários. Neste estudo serão abordadas as técnicas de manejo e condicionamento do paciente autista ao atendimento odontológico e promoção de saúde, bem como as singularidades que o paciente com TEA apresenta, além de enfatizar o uso da psicologia positivo integrativa para a melhoria da qualidade de vida do usuário em questão. Objetivos: Verificar a eficácia da intervenção do acompanhamento psicopedagógico no atendimento odontológico e o efeito da união das duas áreas profissionais, como medida facilitadora para a realização dos cuidados preventivos e/ou curativos nos pacientes autistas. Metodologia: Para a elaboração desse trabalho foi realizada uma revisão de literatura acerca do atendimento odontológico para pacientes autistas, bem como a importância do acompanhamento psicopedagógico para obter melhor resultado na sensibilização e aceitação não só do tratamento odontológico como também na manutenção dos hábitos de higiene bucal do paciente. O levantamento bibliográfico deste estudo selecionou artigos em inglês e português, a partir de 2015. Foram realizadas buscas nas fontes de base de dados eletrônicos como: PubMed, Scientific Electronic Library Online (Scielo), e Google Acadêmico (Google Scholar). Resultados: Após a revisão foi possível observar que a multidisciplinaridade aumenta as chances do sucesso no atendimento odontológico, além de promover saúde emocional ao paciente autista, influenciando diretamente na qualidade de vida não só do próprio paciente mas, de toda a família. Conclusões: Com base na revisão de literatura, conclui-se que crianças com TEA apresentam fatores que são considerados relevantes para evolução da cári |
Divulgação Científica | NAO |
Fascículo | 1 |
Idioma | Português |
Meio de Divulgação | MEIO_DIGITAL |
Natureza | RESUMO |
Nome do Evento | 21a Jornada Acadêmica de Odontologia da Católica e 6o Congresso de Odontologia da Católica |
Página Final | 34 |
Página Inicial | 34 |
País do Evento | Brasil |
Relevância | NAO |
Série | 1 |
Título dos Anais ou Proceedings | 21a Jornada Acadêmica de Odontologia da Católica e 6o Congresso de Odontologia da Católica |
Título do Trabalho | ODONTOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA TRABALHANDO JUNTAS NO ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR DO PACIENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): REVISÃO DE LITERATURA. |
Volume | 1 |