Detalhes da Produção

TipoOrientação em Andamento de Iniciação Científica
GrupoOrientação
DescriçãoARTHUR RICARDO ALVES DA SILVA. Relação dos níveis de cortisol e de estresse com alterações do ciclo menstrual em mulheres no menacme. Início: 2023. Iniciação Científica (Graduando em Medicina) - , .
AutorDemétrio Antonio Gonçalves da Silva Gomes
Ano2023

Informações Complementares

Ano2023
BolsaNAO
Código da Instituição554300000007
Código do Curso60395176
Descricão e Informacões AdicionaisAs situações de estresse são desafios psicossociais que influenciam negativamente na qualidade de vida humana. O estresse psicossocial leva à ativação significativa do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA) e do sistema nervoso autônomo, e o cortisol é o principal hormônio produzido em resposta ao estresse. Para as mulheres em idade reprodutiva, uma visão dos mecanismos hormonais do estresse é necessária, examinando as mudanças na atividade HHA em diferentes fases do ciclo menstrual. O objetivo do estudo é avaliar o impacto do estresse psicológico nas alterações do ciclo menstrual em mulheres no menacme. Participarão mulheres que foram atendidas durante o ano de 2021 e 2022 em um ambulatório de ginecologia de uma universidade particular no Distrito Federal, contatadas a partir do banco de dados e telefone gerados em tais atendimentos. Durante a primeira consulta, serão coletados dados preliminares das pacientes, anamnese ginecológica e aplicação de questionários validados para avaliação do estresse. Os questionários utilizados serão Perceived Stress Scale (PSS) e Vulnerability to Stress Scale (SVI). Ao final da consulta, será solicitada a avaliação do cortisol salivar e retorno ao ambulatório com o resultado do exame. Por meio da análise estatística dos dados coletados, será possível avaliar o impacto do estresse nos seguintes âmbitos: alterações no ciclo menstrual, qualidade de vida e níveis de cortisol salivar.
Descricão e Informacões Adicionais(en)As situações de estresse são desafios psicossociais que influenciam negativamente na qualidade de vida humana. O estresse psicossocial leva à ativação significativa do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA) e do sistema nervoso autônomo, e o cortisol é o principal hormônio produzido em resposta ao estresse. Para as mulheres em idade reprodutiva, uma visão dos mecanismos hormonais do estresse é necessária, examinando as mudanças na atividade HHA em diferentes fases do ciclo menstrual. O objetivo do estudo é avaliar o impacto do estresse psicológico nas alterações do ciclo menstrual em mulheres no menacme. Participarão mulheres que foram atendidas durante o ano de 2021 e 2022 em um ambulatório de ginecologia de uma universidade particular no Distrito Federal, contatadas a partir do banco de dados e telefone gerados em tais atendimentos. Durante a primeira consulta, serão coletados dados preliminares das pacientes, anamnese ginecológica e aplicação de questionários validados para avaliação do estresse. Os questionários utilizados serão Perceived Stress Scale (PSS) e Vulnerability to Stress Scale (SVI). Ao final da consulta, será solicitada a avaliação do cortisol salivar e retorno ao ambulatório com o resultado do exame. Por meio da análise estatística dos dados coletados, será possível avaliar o impacto do estresse nos seguintes âmbitos: alterações no ciclo menstrual, qualidade de vida e níveis de cortisol salivar.
IdiomaPortuguês
NaturezaIniciação Científica
Nome da InstituiçãoUniversidade Católica de Brasília
Nome do CursoMedicina
nome do orientandoARTHUR RICARDO ALVES DA SILVA
PaísBrasil
titulo do trabalhoRelação dos níveis de cortisol e de estresse com alterações do ciclo menstrual em mulheres no menacme
titulo do trabalho inglesRelação dos níveis de cortisol e de estresse com alterações do ciclo menstrual em mulheres no menacme