Detalhes da Produção

TipoOrientações Concluídas para Mestrado
GrupoOrientação
DescriçãoGlauber Bonifácio da Silva. Aceitação da tecnologia chatbot em service desk de TI. 2022. Dissertação de mestrado (Mestrado em Mestrado Profissional em Governança, Tecnologia e Informação) - Universidade Católica de Brasília. ORIENTADOR_PRINCIPAL.
AutorRosalvo Ermes Streit
Ano2022

Informações Complementares

Ano2022
BolsaNAO
Código da Instituição554300000007
Código do Curso90000033
Descricão e Informacões AdicionaisResumo: O advento da transformação digital trouxe consigo profundas mudanças nas organizações e a necessidade de se desenvolver constantes inovações para acompanhar essa nova realidade. Entre essas inovações estão os chatbots, que despertaram interesse no mundo inteiro, tanto nas organizações quanto na academia. As-sim, este trabalho tem como objetivo geral analisar o nível de aceitação para utilização da tecnologia chatbot em service desk de TI. Os objetivos específicos pro-põem identificar os principais desafios para aceitação da tecnologia chatbot, verificar técnicas empregadas para a pesquisa de aceitação de tecnologias e avaliar o nível de aceitação da tecnologia chatbot no service desk de TI sob a perspectiva do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM). Para esse fim, os dados foram coleta-dos por meio de um questionário elaborado com base na literatura e aplicado em uma empresa de pesquisa e desenvolvimento. Como resultados obtidos, observou-se que apenas a utilidade percebida do chatbot pelos empregados influenciou a intenção comportamental de uso. A conclusão é que apesar de a facilidade percebida não ter influenciado a intenção de utilizar chatbot, as análises mostraram que houve aceitação da tecnologia por parte dos usuários.
IdiomaPortuguês
NaturezaDissertação de mestrado
nome da instituicaoUniversidade Católica de Brasília
nome do cursoMestrado Profissional em Governança, Tecnologia e Informação
nome do orientadoGlauber Bonifácio da Silva
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TipoNAO_INFORMADO
tipo de orientacaoORIENTADOR_PRINCIPAL
TítuloAceitação da tecnologia chatbot em service desk de TI