This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB
Projeto: PROJETO ALPHA: Piloto de uma escola inovadora
Coordenador(a): | RENATO DE OLIVEIRA BRITO |
Vigência: | 08/09/2021 a 30/06/2025 |
Situação: | Ativo |
Programa/Curso: | Educação - Stricto Sensu |
Agência: | Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal |
Edital: | FAPDF 04/2019 - EDUCAÇÃO INOVADORA |
Chamada | FAPDF 04/2019 - EDUCAÇÃO INOVADORA |
Resumo:
O PROJETO ALPHA - Piloto de uma escola inovadora tem por objetivo implementar a cocriação de uma escola de educação inovadora atendendo os anos finais do ensino fundamental levando em consideração em uma escola localizada em Taguatinga/DF. Os anos finais do ensino fundamental têm apresentado índices preocupantes tanto em termos de acesso quanto de permanência e qualidade das aprendizagens. Enquanto a taxa de reprovação nos anos iniciais do ensino fundamental é de 6,8% e de abandono é de 1,9%, nos anos finais do ensino fundamental os percentuais sobem para 12,5% de reprovações e 3,5% de abandono (CENSO ESCOLAR/INEP, 2016). Além disso, as taxas de distorção idade- série são significativas, fazendo com que jovens com mais de 15 anos convivam às vezes com pré-adolescentes de 11 anos. É preciso que estas novas gerações se sintam comprometidas com o aprendizado, motivadas pelos saberes que a instituição escolar oferece e que se sintam pertencentes ao espaço escolar. Nesse sentido, tendo como eixo transversal melhorar os índices de permanência e conclusão dos anos finais do ensino fundamental, é que propomos a criação de um projeto que gere senso de pertencimento no espaço escolar por parte dos docentes, estudantes e suas famílias, requer uma proposta inovadora e uma gestão participativa. O foco da ação educativa será no espaço das relações entre a escola e a comunidade, convocando aos diferentes atores da comunidade escolar através de projetos baseado no trabalho colaborativo, buscando a cooperação interna e externa da escola. A implementação do PROJETO ALPHA - Piloto de uma escola inovadora, em cocriação e colaboração com a comunidade escolar, também envolve a dimensão curricular pois exige interdisciplinaridade das práticas pedagógicas e a flexibilização na gestão do tempo e espaço escolar. Serão trabalhadas estratégias de facilitação de diálogo na perspectiva de uma Escola Inovadora, estratégias - manifestações culturais na comunidade e envolvimento da escola nestas manifestações, bem como a implementação de espaços de laboratórios de práticas sustentáveis, visando ações integrativas entre a escola e a comunidade a fim de criar as condições essenciais para promover a articulação entre a escola e a comunidade ao seu redor. Para que a promoção das práticas inovadoras e sustentáveis na escola seja eficaz, a escola deve ater-se às necessidades de sua comunidade, elaborando projetos que tragam benefícios extramuros. A nova tendência social nos impulsiona para uma realidade na qual os muros da escola não satisfazem mais a necessidade premente de nossos alunos. Para tal, propomos este projeto de cocriação de escola inovadora por meio da formação docente para o uso de tecnologias educacionais, práticas sustentáveis, cultura maker e economia criativa, bem como a implantação de recursos tecnológicos pedagógicas e gerenciais e adaptação da infraestrutura física e tecnológica da escola. A abordagem metodológica será desenvolvida por meio da pesquisa-ação, sendo os resultados esperados são: • Melhoria dos indicies IDEB, PISA; • Arranjo produtivo com os laboratórios de empreendedorismo e economia criativa; • Articular escolas de Educação Básica com a Universidade Católica de Brasília, visando projetos de intervenção na aprendizagem dos alunos dos anos finais do ensino fundamental e na realidade do entorno da escola; • Formar 20 professores especialistas em Gestão e Educação Inovadora; • Utilização de novas estratégias de letramento digital e metodologias de ensino de Matemática, Português e demais áreas curriculares nas escolas da rede pública do Distrito Federal; • Formação e preparação de agentes que vão manter a sustentabilidade do projeto, com o intuito de deixar capacidade instalada nas instituições educativas envolvidas; • Produção de livro e difusão dos resultados da pesquisa em seminários nacionais e internacionais; • Realização de Seminários sobre Escolas Inovadoras e sua a organização, sustentação e crescimento Distrito Federal; • Elaboração de Indicadores qualitativos de inovação nas escolas; • Possibilidade de multiplicação deste projeto em outros contextos e realidades; • Qualificar a permanência dos estudantes nos anos finais da educação básica. |
Equipe:
Orçamento Aprovado:
Material de Consumo | R$ 100.000,00 |
Material Permanente | R$ 824.240,00 |
Serviço de Terceiros | R$ 2.622.060,00 |
Valor Total | R$ 3.546.300,00 |