Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB

Projeto: PELD fase 4 - Cerrados do Planalto Central -estrutura, dinâmica e processos ecológicos sob pressão humana sub-projeto: Indicadores da Manutenção da Integridade Ecológica e Conexão Sistemas Aquáticos e Zona Ripária
Coordenador(a): NATHALIE QUEIROLO KALADINSKY CITELI COELHO
Vigência: 10/12/2020 a 31/12/2024
Situação: Ativo
Programa/Curso: Ciências Biológicas
Agência: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Edital: CNPq/MCTI/CONFAP-FAPs/PELD Nº 21/2020 - Programa: Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração - PELD
Chamada CNPq/MCTI/CONFAP-FAPs/PELD Nº 21/2020 - Programa: Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração - PELD
Resumo:
Trata-se da 4ª fase do projeto PELD, Programa Ecológico de Longa Duração, financiado pelo CNPq e FAPs. O Grupo de Estudos de Ecossistemas Aquáticos da Universidade Católica de Brasília vem participando de todas as fases do PELD, desde o estabelecimento do sítio do Distrito Federal, em 2010. O sítio PELD está localizado na APA Gama e Cabeça de Veado, DF, que contém algumas unidades de conservação e corpos d’água de excelente qualidade, tais como riachos e lagoas. Em função da proteção provida a esses ecossistemas aquáticos, a APA é uma área estratégica para estudos de longa duração. Para a fase 4 do PELD, esta proposta está centrada na abordagem “estado-pressão-resposta”. Buscamos contribuir nas seguintes metas: 1. Verificar o papel de insetos aquáticos e crustáceos na manutenção da integridade ecológica de sistemas aquáticos; 2. Inventariar e monitorar populações de anfíbios, relacionado à integridade dos sistemas 3. Avaliar modificações espaço-temporais dos bancos de sementes e contribuição da manutenção das zonas ripárias; 4. Buscar indicadores funcionais da conexão entre sistemas aquáticos e zona ripária, visando aprimorar o monitoramento da biodiversidade; 5. Analisar as variáveis físicas e químicas da água e sedimentos; 6. investigar respostas dos invertebrados aquáticos e o banco de sementes a potenciais pressões antropogênicas na escala local; 7. Elaborar materiais didáticos e para divulgação científica do projeto junto à sociedade. Além da manutenção das atividades de monitoramento e coleta de dados abióticos e bióticos em riachos e lagoas, o projeto avança na parte experimental e na difusão do conhecimento técnico-científico para a sociedade, especialmente na sensibilização da população local e de estudantes de ensino básico. Os principais produtos da proposta estão relacionados ao treinamento de recursos humanos (especialmente estudantes de graduação da UCB), produção de banco de dados e imagens de séries temporais, que contribuirão para apoio à gestão das áreas de conservação, apresentação de trabalhos em eventos, produção de artigos científicos, exposições, produção de material didático. Como o projeto tem um forte componente de extensão e de longa duração, pretende-se alinhar projetos integradores e de extensão do curso de Ciências Biológicas, incorporando estudantes na produção de materiais. Adicionalmente, no quesito de extensão, o projeto visa envolver estudantes de cursos como Medicina Veterinária, Engenharia Civil, Arquitetura, Comunicação e Publicidade, entre outros, nas estratégias e ações para democratização do conhecimento junto à sociedade. Os dados obtidos pelos sítios PELD compõem um esforço internacional (LTER), do qual o Brasil é participante oficial, para obtenção e partilha de dados ecológicos em escalas temporais longas, visando uma melhor compreensão dos efeitos de distúrbios, eventos climáticos extremos e dinâmica dos ecossistemas. O projeto tem previsão de duração de 48 meses e é uma parceria entre Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, ICMBio, Jardim Botânico de Brasília, Reserva Ecológica do IBGE.
Equipe:
1 - ANA ALVES QUINTANILHA - Aluno
2 - Ani Catia Giotto - Pesquisador Externo
3 - CHESTERTON ULYSSES ORLANDO EUGENIO - Pesquisador Externo
4 - CRISTINE CHAVES BARRETO - Pesquisador Externo
5 - Elisa Araújo Cunha Carvalho Alvim - Pesquisador Externo
6 - Francisco Diogo Rocha Sousa - Pesquisador Externo
7 - HELGA CORREA WIEDERHECKER - Pesquisador Externo
8 - ISABELA NICOLETTI DE MOURA - Aluno
9 - ISABELLA BEATRICE DE MESQUITA FIGUEIREDO CORRÊA - Aluno
10 - ISADORA RIBEIRO DE CARVALHO GOMES - Aluno
11 - LEANDRA BRAGA DA SILVA - Aluno
12 - LUCIANA DE MENDONCA GALVAO - Pesquisador Externo
13 - LUCIANO COELHO MILHOMENS CEMIN - Pesquisador Externo
14 - Mercedes Maria da Cunha Bustamante - Pesquisador Externo
15 - MORGANA MARIA ARCANJO BRUNO - Pesquisador Interno
16 - NATHALIE QUEIROLO KALADINSKY CITELI COELHO - Pesquisador Interno
17 - NICOLAU BRITO DA CUNHA - Pesquisador Externo
18 - Ricardo Bomfim Machado - Pesquisador Externo
19 - SILVIA KELI DE BARROS ALCANFOR - Pesquisador Interno
Orçamento Aprovado:
BolsasR$ 34.800,00
Material de ConsumoR$ 21.000,00
Valor TotalR$ 55.800,00