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Projeto: Permanência estudantil: mecanismos de apoio por intermédio da tecnologia
Coordenador(a): PRICILA KOHLS DOS SANTOS
Vigência: 01/12/2021 a 31/07/2024
Situação: Ativo
Programa/Curso: Educação - Stricto Sensu
Agência: Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal
Edital: FAPDF 03/2021 - DEMANDA INDUZIDA
Chamada Chamada Única
Resumo:
Atualmente, vivemos uma crise sanitária de proporções nunca antes vistas. O ano de 2020 foi marcado por profundas transformações. Novas formas de ser e estar, diferentes maneiras de viver a vida cotidiana e, principalmente, um novo jeito de nos relacionarmos. Concomitantemente, no mundo, neste momento, universidades e escolas estão muito preocupadas em identificar como incentivar a permanência de seus alunos, cientes de que eles devem ir além do fator econômico, dos quais diferentes estudos demonstram sua importância, mas há outros fatores que afetam a permanência do estudante na instituição, e neste momento assumem relevância.
A busca por indicadores que permitam compreender os fatores de permanência na educação superior em contextos emergentes é um desafio. Nesse sentido, será realizado um estudo de caráter quali-quantitativo a fim de verificar as necessidades e expectativas dos estudantes imersos em uma cultura globalizada, com o intuito de perceber o potencial da internacionalização para a permanência estudantil na educação superior.
Assim, para implementação do modelo integracionista para a permanência, proposto por Santos (2020), uma das propostas é a articulação de Mentorias como Política Institucional para a permanência estudantil. As políticas atuais das instituições de ensino - como as de acompanhamento de alunos - fazem mais sentido quando para o seu desenvolvimento se efetua um processo de articulação dos atores diretos, ou seja, os docentes, aqueles que foram designados para realizar este trabalho e são os que socializam com a comunidade acadêmica, conscientizando os estudantes sobre as iniciativas de apoio institucionais. Os alunos dos semestres avançados serão mentores dos novos estudantes e também devem alcançar uma compreensão dos conceitos básicos sobre mentoria e refletir sobre sua posição como mentor, é de pouca utilidade colocar o aluno no centro das atenções como um sujeito que aprende, mas sim o ensino funciona a partir de uma nova perspectiva, conectada com modelos educacionais emergentes que visam alcançar a autonomia do aluno.
A Mentoria é, portanto, uma estratégia importante para a integração de novos alunos, o aumento da permanência na universidade e o desenvolvimento de competências nos mentores.
Falar sobre permanência é um desafio, pois é um fenômeno multifatorial em que não há um único ponto de atenção, há vários aspectos e são os gestores das instituições que são responsáveis por olhar para o conjunto e planejar alternativas de intervenção. O desafio é, primeiro entender o contexto e depois entender que professores, gestores e estudantes são diferentes, e perceber isso já é um grande desafio. Nesse sentido, busca-se nesse projeto o conhecimento e a contextualização das variáveis que constituem o Modelo Integracionista de permanência estudantil. Para tanto, apresentamos a seguir:
O Objetivo Geral: analisar os fatores constitutivos da permanência estudantil que viabilizam o sucesso do estudante na educação superior.
E para operacionalização do objetivo geral aqui pretendido, apresenta-se:
Os Objetivos específicos:
- Contextualizar os fatores que influenciam a permanência do estudante na educação superior;
- Realizar a pesquisa do Estado do Conhecimento sobre os fatores constitutivos do modelo Integracionista para a permanência;
- Apresentar um aplicativo para o acompanhamento do estudante, por meio da Mentoria Virtual, no processo de permanência estudantil na educação superior.

A partir das concepções teóricas e do trabalho de campo realizado, pretende-se realizar o levantamento de possíveis indicadores e fatores para a Permanência na Educação Superior, em especial na perspectiva de contextos emergentes, sendo estes a serem publicados em periódicos nacionais e/ou internacionais
O presente projeto sinaliza como resultados esperados, além do estudo aprofundado da Permanência estudantil e seus desafios frente ao contexto emergente de educação superior, outras metas que envolvem pelo menos:
 Desenvolver um aplicativo de Mentoria Virtual para o acompanhamento do estudante na educação superior;
 Produção de livro e difusão dos resultados da pesquisa em seminários nacionais e internacionais;
 A Produção de artigos relacionados à Permanência na Educação Superior submetidos em revistas com qualis A1 ou A2;
 Participação em eventos e grupos de pesquisa nacionais e/ou internacionais;
 Proposição, a partir da análise de dados, de indicadores para a permanência estudantil em contextos emergentes, a fim de que outras instituições possam ter subsídios para o acompanhamento de estudantes e para proposição de políticas institucionais de permanência.
Equipe:
1 - ANA CAROLINA RIBEIRO HEE - Aluno
2 - ANA KEULLY GADELHA DOS SANTOS DARUB - Aluno
3 - Luiz César Córdoba - Aluno
4 - Patricia Estrada Mejia - Pesquisador Externo
5 - PRICILA KOHLS DOS SANTOS - Pesquisador Interno
6 - RENATO DE OLIVEIRA BRITO - Pesquisador Interno
7 - VALDIVINA ALVES FERREIRA - Pesquisador Interno
Orçamento Aprovado:
BolsasR$ 244.824,00
Material PermanenteR$ 98.940,00
Serviço de TerceirosR$ 56.150,00
Valor TotalR$ 399.914,00