Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB

Projeto: A midiatização da gestão estratégica da comunicação: um estudo junto a profissionais de comunicação do Distrito Federal
Coordenador(a): VICTOR MARCIO LAUS REIS GOMES
Vigência: 01/02/2022 a 31/07/2024
Situação: Ativo
Programa/Curso: Mestrado Inovação em Comunicação e Economia Criativa
Agência: Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal
Edital: FAPDF 04/2021 - Demanda Espontânea
Chamada Chamada Única
Resumo:
A midiatização é um fenômeno amplamente discutido por pesquisadores da área da comunicação, embora pouco explorado em investigações sobre a gestão comunicacional. Em uma concepção ampla, o conceito diz respeito às relações entre indivíduos, instituições e meios de comunicação, bem como às transformações da sociedade relacionadas aos desenvolvimentos tecnológicos da comunicação. Nesse contexto, é possível pensar, de forma geral, a gestão e, mais especificamente, a gestão da comunicação, como práticas transformadas por processos de midiatização. Considerar as relações entre profissionais de comunicação, sistemas e plataformas de gestão e veículos de comunicação seria uma forma de investigação desses processos.
A gestão estratégica da comunicação é um tema recorrente entre autores e pesquisadores, explorado sob diferentes perspectivas. Tradicionalmente, parece haver um consenso de que ela depende da integração, sinergia e articulação entre modalidades de comunicação, de forma a construir imagens e relacionamentos entre as organizações e seus públicos (LUPETTI, 2012; KUNSCH, 2009; WEBER, 2009), visando a metas e resultados estabelecidos em planos estratégicos (YANAZE; FREIRE; SENISE, 2010). No contexto das transformações digitais e das mudanças no comportamento de consumo, há também uma ênfase em abordagens holísticas capazes de “rever hierarquias de poder e estabelecer diálogos entre todos os aspectos da comunicação” (LONGO, 2014, p. 16) para dar conta de um ambiente imprevisível e caótico.
Na perspectiva aqui adotada, a gestão estratégica da comunicação é compreendida por meio de decisões voltadas à construção de imagens, percepções, sentimentos, relacionamentos e comportamentos. Essa compreensão tem origem em uma leitura comunicacional da estratégia (GOMES, 2016; 2104), baseada na teoria sistêmica de Niklas Luhmann (2016; 2011; 2006; 2005; 1997a; 1997b) e na abordagem discursiva de Eliseo Verón (2014; 2004; 1996; 1980). Com esta pesquisa, busca-se ampliar essa proposta teórica, articulando a gestão da comunicação com as noções de decisão e discurso, no contexto de expansão dos diferentes meios técnicos envolvidos nas práticas gerenciais, com base no questionamento de como as decisões estratégicas de comunicação são afetadas pela midiatização das práticas de gestão entre profissionais do Distrito Federal (DF). O ambiente de incentivos ao empreendedorismo e à economia criativa no DF estimula pesquisas voltadas à investigação das interfaces entre comunicação e tecnologia.
As opções metodológicas incluem o levantamento e a análise de notícias e reportagens relacionadas à gestão estratégica da comunicação em publicações especializadas (jornais, revistas e sites), considerando um período de cinco anos (2017-2021), além de entrevistas semiestruturadas com gestores de comunicação e profissionais de agências e de serviços especializados do DF.
Equipe:
1 - ALEXANDRE SCHIRMER KIELING - Pesquisador Interno
2 - GILBERTO CLOVIS JOSEMIN - Pesquisador Interno
3 - LEANDRO DE BESSA OLIVEIRA - Pesquisador Interno
4 - ROBSON BORGES DIAS - Pesquisador Interno
5 - VICTOR MARCIO LAUS REIS GOMES - Pesquisador Interno
Orçamento Aprovado:
BolsasR$ 9.600,00
Material PermanenteR$ 8.750,00
Serviço de TerceirosR$ 16.650,00
Valor TotalR$ 35.000,00