Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB

Projeto: DETERMINANTES SOCIAIS DO ESTILO DE VIDA E DA SAÚDE DE ESCOLARES DO DISTRITO FEDERAL
Coordenador(a): SAMUEL ESTEVAM VIDAL
Vigência: 01/04/2023 a 31/03/2024
Situação: Inativo
Programa/Curso: Educação Física - Stricto Sensu
Agência: Universidade Católica de Brasília
Edital: UCB 054/2022
Chamada UCB 054/2022 - CHAMADA Pesquisa
Resumo:
Os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) são aspectos não biológicos que influenciam direta e indiretamente no status de saúde dos indivíduos. Os DSS são replicados pela Organização Mundial da Saúde e podem ser resumidos como as condições em que as pessoas vivem e trabalham (BONITA, 2010; BUSS e PELLEGRINI, 2007; BRASIL, 2022).
A Comissão Nacional sobre DSS (CNDSS) adota o diagrama de Dahlgren e Whitehead (1991) como modelo de distribuição dos DSS, onde são definidos em camadas os contextos em que o indivíduo está inserido, a saber: estilo de vida, redes sociais e comunitárias, condições de vida e trabalho e aspectos socioeconômicos, culturais e ambientais gerais. Todas as camadas envolvem a camada individual e biológica, que trata de aspectos relacionados ao sexo, idade e fatores hereditários (CNDSS, 2008).
A saúde, observada apenas pelo viés biológico, é obsoleta. Desde o início do séc. XX, as observações sobre aspectos econômicos indicaram que além de vetores como vírus e bactérias, outras questões podem ser determinantes para a saúde dos indivíduos. São também exemplos: aspectos sociais, políticos, religiosos, culturais e ambientais que poderiam influenciar a saúde das pessoas e das comunidades (BUSS e PELLEGRINI, 2007; SCLIAR, 2007).
A partir do conceito de saúde adotado internacionalmente (OMS, 1947) em que saúde é um estado de completo bem-estar físico, social e emocional, o Ministério da Saúde vem publicando estimativas de monitoramento das DCNT e seus fatores de risco, a fim de embasar modelos de cuidado que promovam a interface entre a promoção de saúde e a prevenção de doenças (BRASIL, 2022).
De todas as camadas do diagrama, o Estilo de Vida parece ser o aspecto mais determinante para a saúde das pessoas, visto que hábitos saudáveis ou prejudiciais à saúde são executados a partir das escolhas individuais. Entretanto, até que ponto as escolhas individuais são autônomas e desprendidas do contexto em que estão inseridos?
Um outro aspecto emergente da atenção de pesquisas e investigações são as mudanças de estilo de vida ocasionadas em decorrência da pandemia SARS-CoV-2, o coronavírus. As atitudes de enfrentamento da doença envolviam o isolamento e o distanciamento social o quanto fosse possível, abrangendo a suspensão de atividades regionais e nacionais.
Este projeto de pesquisa se configura como o estudo piloto de um mapeamento qualitativo com dois focos de investigação: os indivíduos, com seus respectivos estilos de vida, e os locais disponibilizados para as práticas corporais de todas as naturezas (corridas, danças, ginásticas, etc.). A população escolar foi escolhida para dar início à esta investigação em função da viabilidade de desenvolvimento de diferentes etapas em parcerias com outros projetos escolares vigentes ou em fase de aprovação pertencentes à mesma linha de pesquisa do programa.
Equipe:
1 - CESAR VIEIRA MARQUES FILHO - Pesquisador Interno
2 - GISLANE FERREIRA DE MELO - Pesquisador Interno
3 - SAMUEL ESTEVAM VIDAL - Pesquisador Interno
Orçamento Aprovado:
Valor TotalR$ 0,00