Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB

Projeto: Estratégias de formação para treinadores de futsal no Brasil
Coordenador(a): CESAR VIEIRA MARQUES FILHO
Vigência: 01/04/2023 a 31/03/2024
Situação: Inativo
Programa/Curso: Educação Física - Stricto Sensu
Agência: Universidade Católica de Brasília
Edital: UCB 054/2022
Chamada UCB 054/2022 - CHAMADA Pesquisa
Resumo:
O futsal e o futebol são considerados os esportes mais praticados do país. Em alguns ambientes específicos, como na educação básica e nas escolinhas de iniciação, o futsal chama atenção por ser a modalidade com o maior número de adeptos. Desta forma, tem relação íntima com o contexto esportivo brasileiro e com a formação de indivíduos no esporte, seja para aqueles que seguem carreiras como atletas profissionais ou aos que irão buscar outras áreas de atuação. Considerando este cenário, é possível perceber a importância dos treinadores/professores da modalidade, pois serão os responsáveis por mediar o processo de desenvolvimento dos praticantes, que transcende as competências esportivas e adentra as esferas psicológicas, culturais e sociais. Tal reconhecimento gerou a ampliação dos investimentos realizados em programas de qualificação para estes indivíduos nacional e internacionalmente.
Os Programas de Formação de Treinadores (PFTs) são iniciativas pensadas contribuir com o desenvolvimento dos profissionais que atuam frente ao ensino-aprendizagem-treinamento esportivo. Esses programas podem ser divididos em: 1) Pequena Escala: de enfoque regional e temática mais específica; 2) Larga Escala: organizados a partir de entidades governamentais e compostos por diferentes níveis de certificação e 3) Universitários: realizados no âmbito do ensino superior, vinculados a um sistema educacional mais amplo.
Investigar o panorama nacional sobre os PTFs faz-se necessário para compreender de que forma se dá a formação destes profissionais, qual o perfil de treinador/professor desenvolvido, quais os direcionamentos dos programas e de que forma esse processo impacta no ensino do futsal no contexto prático. A coerência entre estratégias educacionais e conteúdos abordados, bem como a percepção dos treinadores/professores inseridos nestes ambientes, gera a possibilidade de uma ampla avaliação e possibilidades de intervenção frente a estes programas. Portanto, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo compreender como se dá a formação dos treinadores de futsal no Brasil e o impacto dos programas educacionais voltados a esses indivíduos.
Os dados que possibilitam a investigação foram coletados a partir de pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAE: 20466519.7.0000.5404). Os instrumentos de coleta envolveram análises documentais e observação-participante, além de questionários e entrevistas semiestruturadas com treinadores e coordenadores de diferentes PFTs voltados ao futsal. Compõem a amostra 121 documentos e 162 indivíduos. As análises serão realizadas em caráter misto, com o âmbito quantitativo voltado à estatística descritiva, enquanto a segmento qualitativo atrelado à Análise Temática.
É esperado que os resultados encontrados contribuam com o diagnóstico sobre os elementos que compõem a formação de treinadores/professores de futsal em âmbito nacional e, a partir dele, a construção de insumos para intervenções frente a esse processo. Ainda, este olhar para o contexto macro gera subsídios para ações no âmbito regional e local, construindo um embasamento que contribua com o planejamento, implementação e avaliação de PFTs aos treinadores e professores de futsal do Distrito Federal.
Equipe:
1 - ALEFE ALVES MAIA TIBURCIO - Aluno
2 - CESAR VIEIRA MARQUES FILHO - Pesquisador Interno
3 - JEFFERSON FRANCISCO CÂNDIDO - Aluno
4 - Larissa Rafaela Galatti - Pesquisador Externo
5 - Paulo Cesar Montagner - Pesquisador Externo
6 - RAFAEL DOS SANTOS CRUZ - Aluno
7 - SAMUEL ESTEVAM VIDAL - Pesquisador Interno
8 - VINICIUS ALVES - Aluno
Orçamento Aprovado:
Valor TotalR$ 0,00