This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB
Projeto: Estratégias de formação para treinadores de futsal no Brasil
Coordenador(a): | CESAR VIEIRA MARQUES FILHO |
Vigência: | 01/04/2023 a 31/03/2024 |
Situação: | Inativo |
Programa/Curso: | Educação Física - Stricto Sensu |
Agência: | Universidade Católica de Brasília |
Edital: | UCB 054/2022 |
Chamada | UCB 054/2022 - CHAMADA Pesquisa |
Resumo:
O futsal e o futebol são considerados os esportes mais praticados do país. Em alguns ambientes específicos, como na educação básica e nas escolinhas de iniciação, o futsal chama atenção por ser a modalidade com o maior número de adeptos. Desta forma, tem relação íntima com o contexto esportivo brasileiro e com a formação de indivíduos no esporte, seja para aqueles que seguem carreiras como atletas profissionais ou aos que irão buscar outras áreas de atuação. Considerando este cenário, é possível perceber a importância dos treinadores/professores da modalidade, pois serão os responsáveis por mediar o processo de desenvolvimento dos praticantes, que transcende as competências esportivas e adentra as esferas psicológicas, culturais e sociais. Tal reconhecimento gerou a ampliação dos investimentos realizados em programas de qualificação para estes indivíduos nacional e internacionalmente. Os Programas de Formação de Treinadores (PFTs) são iniciativas pensadas contribuir com o desenvolvimento dos profissionais que atuam frente ao ensino-aprendizagem-treinamento esportivo. Esses programas podem ser divididos em: 1) Pequena Escala: de enfoque regional e temática mais específica; 2) Larga Escala: organizados a partir de entidades governamentais e compostos por diferentes níveis de certificação e 3) Universitários: realizados no âmbito do ensino superior, vinculados a um sistema educacional mais amplo. Investigar o panorama nacional sobre os PTFs faz-se necessário para compreender de que forma se dá a formação destes profissionais, qual o perfil de treinador/professor desenvolvido, quais os direcionamentos dos programas e de que forma esse processo impacta no ensino do futsal no contexto prático. A coerência entre estratégias educacionais e conteúdos abordados, bem como a percepção dos treinadores/professores inseridos nestes ambientes, gera a possibilidade de uma ampla avaliação e possibilidades de intervenção frente a estes programas. Portanto, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo compreender como se dá a formação dos treinadores de futsal no Brasil e o impacto dos programas educacionais voltados a esses indivíduos. Os dados que possibilitam a investigação foram coletados a partir de pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAE: 20466519.7.0000.5404). Os instrumentos de coleta envolveram análises documentais e observação-participante, além de questionários e entrevistas semiestruturadas com treinadores e coordenadores de diferentes PFTs voltados ao futsal. Compõem a amostra 121 documentos e 162 indivíduos. As análises serão realizadas em caráter misto, com o âmbito quantitativo voltado à estatística descritiva, enquanto a segmento qualitativo atrelado à Análise Temática. É esperado que os resultados encontrados contribuam com o diagnóstico sobre os elementos que compõem a formação de treinadores/professores de futsal em âmbito nacional e, a partir dele, a construção de insumos para intervenções frente a esse processo. Ainda, este olhar para o contexto macro gera subsídios para ações no âmbito regional e local, construindo um embasamento que contribua com o planejamento, implementação e avaliação de PFTs aos treinadores e professores de futsal do Distrito Federal. |
Equipe:
Orçamento Aprovado:
Valor Total | R$ 0,00 |