This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB
Projeto: EFEITOS AGUDOS DE EXERGAMES NA FUNÇÃO EXECUTIVA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Coordenador(a): | ISABELA ALMEIDA VIANA RAMOS |
Vigência: | 01/04/2023 a 31/03/2024 |
Situação: | Inativo |
Programa/Curso: | Educação Física - Stricto Sensu |
Agência: | Universidade Católica de Brasília |
Edital: | UCB 054/2022 |
Chamada | UCB 054/2022 - CHAMADA Pesquisa |
Resumo:
O transtorno do espectro autista (TEA) representa um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta o desenvolvimento do funcionamento pessoal e social apresentando prejuízos na comunicação, socialização e comportamentos esteriotipados e repetitivos. Esses prejuízos acabam afetando as funções executivas, e essas funções permitem controlar e filtrar pensamentos, ter domínio sobre atenção e comportamento. Inúmeras atividades contribuem para o desenvolvimento das funções executivas nas crianças. Estudos sugerem que os exergames sejam usados como ferramentas para intervenções nas aulas de educação física na intenção do indivíduo controlar o seu comportamento. A proposta da pesquisa será verificar os efeitos agudos de exergames sobre o controle inibitório em crianças com TEA. Participarão do estudo 16 escolares com TEA entre 6 e 12 anos de idade, estudantes do ensino fundamental da rede pública do DF. Trata-se de um ensaio randomizado com delineamento cruzado onde serão comparados os efeitos agudos dos exergames com os efeitos agudos da aula de educação física convencional, conduzido em crianças com TEA e em idade escolar da rede pública de ensino do Distrito Federal. O protocolo de exercício será testado previamente em um estudo piloto e posteriormente aplicado com intervalo de 48 horas, a saber: (1) sessão de exergames e (2) sessão educação física convencional. A avaliação da função executiva será realizada 15 minutos após cada sessão. Serão analisados os efeitos agudos através de um ensaio randomizado com delineamento cruzado com duas sessões de 20 minutos de aula de educação física: (1) Com exergames; (2) Sem exergames. Para caracterização da amostra serão coletados dados de antropometria (massa corporal, estatura), aplicação do Teste de Raven (Teste de QI para avaliação neuropsicológica que será aplicado por uma psicóloga) e do teste de avaliação motora – KTK. Para avaliação do controle inibitório antes e após sessões será utilizado o teste modificado de Flanker composto por combinações de ensaios congruentes (direcionalidade dos estímulos correspondente) e ensaios incongruentes (direcionalidade dos estímulos opostas). Após verificada a normalidade dos dados pelo teste de Shapiro-Wilk, as medidas descritivas serão apresentadas em média e desvio padrão, e a análise dos resultados será realizada por meio da ANOVA two-way para medidas repetidas (SPSS 26.0). |
Equipe:
Orçamento Aprovado:
Valor Total | R$ 0,00 |