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Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB
Projeto: CARTOGRAFIA DO PROTAGONISMO ESTUDANTIL NAS LICENCIATURAS: A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO DA APRENDIZAGEM
Coordenador(a): | CARLOS ANGELO DE MENESES SOUSA |
Vigência: | 01/04/2023 a 31/08/2024 |
Situação: | Ativo |
Programa/Curso: | Educação - Stricto Sensu |
Agência: | Universidade Católica de Brasília |
Edital: | UCB 054/2022 |
Chamada | UCB 054/2022 - CHAMADA Pesquisa |
Resumo:
Vinculado e decorrente de iniciativas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade/UCB, o pleito nasce e dá continuidade aos frutos de pesquisas anteriores, a citar “Juventudes, Educação e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens - Jetsa(2015-2017)” que contou com o financiamento da Cooperação MEC-UNESCO-UCB - Tendências Contemporâneas da Educação e da investigação financiada pelo CNPq “Cartografia dos Territórios da Aprendizagem como Estratégia de Reconstrução do Trabalho Docente e de Gestores para o Ensino Básico - CNPq - 403635/2016-0 (2017-2021)”. A presente proposta de pesquisa-ação tem como questão central de pesquisa a seguinte formulação: Como formar professores, enquanto profissionais da aprendizagem, que tenham protagonismo autoral, no pensar, escrever e comunicar, a partir da pesquisa como princípio educativo? Desta questão nasce o objetivo geral (OG): cartografar o protagonismo da aprendizagem discente, a partir da adoção da pesquisa como princípio educativo na formação de estudantes de licenciaturas da UCB - PRIL , em vista de uma formação para uma docência autoral centrada na aprendizagem discente. A partir deste OG serão desdobrados os seguintes objetivos específicos: a) Mapear as histórias de vida dos estudantes integrantes da pesquisa em seu percurso anterior ao ingresso na formação universitária na licenciatura e durante sua participação na pesquisa-ação; b) Desenvolver processos formativos de ensino-aprendizagem, a partir da pesquisa como princípio educativo com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC; e c) Oportunizar uma iniciação científica, por meio do desenvolvimento da autoria e autonomia do pensamento e da comunicação acadêmica. Os principais referenciais teóricos-metodológicos da pesquisa são Demo (2015, 2020) com “a pesquisa como princípio educativo”, Paulo Freire (2009; 2019) com as bases de uma pedagogia libertadora para a emancipação e autonomia e Madalena Freire (2008; 2014) com o conceito de registro da prática, dos princípios da pesquisa-ação de Thiollent(2011) e Sousa et. al(2021) com a perspectiva cartográfica. Pretende-se com a pesquisa-ação potencializar a formação no PRIL e fornecer, por meio da investigação científica, processos educativos que promovam, conforme o objetivo do PRIL, “a formação qualificada de professores para atuação na Educação Básica, visando a prática disruptiva, por meio de atitude investigativa e proativa para o exercício pleno da docência” (UCB/PRIL, [2021], p.3 – grifos nossos). |
Equipe:
Orçamento Aprovado:
Valor Total | R$ 0,00 |