Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB

Projeto: Teorias educacionais e autores/as necessários/as à formação docente
Coordenador(a): LUCIANO BLASIUS
Vigência: 01/04/2023 a 31/03/2025
Situação: Ativo
Programa/Curso: Licenciatura EaD Pedagogia
Agência: Universidade Católica de Brasília
Edital: UCB 054/2022
Chamada UCB 054/2022 - CHAMADA Pesquisa
Resumo:
A educação é essencial ao desenvolvimento humano integral, devendo, portanto, ser efetivada como direito sine qua non, com base no trinômio: diversidade, igualdade e equidade. Neste cenário, mister se faz pensar a formação docente também de forma integral, onde a teoria e a prática sejam parceiras desse caminho formativo, sempre associadas à pesquisa e à produção acadêmica. A formação docente demanda constantes atualizações, devido às necessidades sociais que se concretizam como elementos reflexivos de e para se pensar o fazer e o saber docente. As teorias educacionais e os/as autores/as necessários à formação docente também se fazem presentes de maneira integral, de forma indiscutível e como doutrina essencial à capacitação para o trabalho docente. Neste cenário, este projeto de pesquisa vislumbra a aproximação mais efetiva e intensa de teorias educacionais e autores/as da seara educacional com os/as futuros/as docentes. Essa aproximação dar-se-á pela leitura interativa e reflexiva com posterior produção de resenha crítica e acadêmica de obras clássicas da educação, orientadas pelos/as Professores/as da UCB que atuam na formação docente junto aos cursos de licenciaturas na modalidade EaD. A relevância desta pesquisa justifica-se pela necessidade da formação docente ser pautada pela ciência, portanto as teorias educacionais existentes são fundamentais a uma formação efetiva e atual, sedimentada em teorias educacionais de inequívoco reconhecimento acadêmico. A produção final será a publicação de um livro, sob coordenação dos/as pesquisadores responsáveis por este projeto, que compile as resenhas críticas produzidas durante o período de desenvolvimento deste projeto. A participação dos/as docentes das licenciaturas será no sentido de fomentarem a leitura, propiciarem momentos de discussões interativas e a produção das resenhas críticas, em espaço virtual, dentro do ambiente virtual de aprendizagem, especificamente destinado a essa finalidade acadêmica. Os/As discentes das licenciaturas participarão de grupos de leitura, discussões e produções das resenhas críticas. Acredita-se que o caminho de pesquisa percorrido contribuirá para uma formação mais acadêmica, pauta pelos princípios de curiosidade científica e de produção de material como resultado.
Equipe:
1 - ANA CRISTINA COELHO BARROSO FERNANDES - Pesquisador Interno
2 - CRISTIANE SOUSA DE ARAUJO DOS SANTOS - Pesquisador Interno
3 - CYNTHIA VIEIRA RODRIGUES - Pesquisador Interno
4 - JEFFERSON BRUNO PEREIRA RIBEIRO - Pesquisador Interno
5 - LUCIANO BLASIUS - Pesquisador Interno
Orçamento Aprovado:
Valor TotalR$ 0,00