This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB
Projeto: Teorias educacionais e autores/as necessários/as à formação docente
Coordenador(a): | LUCIANO BLASIUS |
Vigência: | 01/04/2023 a 31/03/2025 |
Situação: | Ativo |
Programa/Curso: | Licenciatura EaD Pedagogia |
Agência: | Universidade Católica de Brasília |
Edital: | UCB 054/2022 |
Chamada | UCB 054/2022 - CHAMADA Pesquisa |
Resumo:
A educação é essencial ao desenvolvimento humano integral, devendo, portanto, ser efetivada como direito sine qua non, com base no trinômio: diversidade, igualdade e equidade. Neste cenário, mister se faz pensar a formação docente também de forma integral, onde a teoria e a prática sejam parceiras desse caminho formativo, sempre associadas à pesquisa e à produção acadêmica. A formação docente demanda constantes atualizações, devido às necessidades sociais que se concretizam como elementos reflexivos de e para se pensar o fazer e o saber docente. As teorias educacionais e os/as autores/as necessários à formação docente também se fazem presentes de maneira integral, de forma indiscutível e como doutrina essencial à capacitação para o trabalho docente. Neste cenário, este projeto de pesquisa vislumbra a aproximação mais efetiva e intensa de teorias educacionais e autores/as da seara educacional com os/as futuros/as docentes. Essa aproximação dar-se-á pela leitura interativa e reflexiva com posterior produção de resenha crítica e acadêmica de obras clássicas da educação, orientadas pelos/as Professores/as da UCB que atuam na formação docente junto aos cursos de licenciaturas na modalidade EaD. A relevância desta pesquisa justifica-se pela necessidade da formação docente ser pautada pela ciência, portanto as teorias educacionais existentes são fundamentais a uma formação efetiva e atual, sedimentada em teorias educacionais de inequívoco reconhecimento acadêmico. A produção final será a publicação de um livro, sob coordenação dos/as pesquisadores responsáveis por este projeto, que compile as resenhas críticas produzidas durante o período de desenvolvimento deste projeto. A participação dos/as docentes das licenciaturas será no sentido de fomentarem a leitura, propiciarem momentos de discussões interativas e a produção das resenhas críticas, em espaço virtual, dentro do ambiente virtual de aprendizagem, especificamente destinado a essa finalidade acadêmica. Os/As discentes das licenciaturas participarão de grupos de leitura, discussões e produções das resenhas críticas. Acredita-se que o caminho de pesquisa percorrido contribuirá para uma formação mais acadêmica, pauta pelos princípios de curiosidade científica e de produção de material como resultado. |
Equipe:
Orçamento Aprovado:
Valor Total | R$ 0,00 |