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Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB
Projeto: A VIVÊNCIA CIENTÍFICA NA BUSCA DE SOLUÇÕES E ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS: UM DIÁLOGO ACADÊMICO NO AMBIENTE ESCOLAR
Coordenador(a): | MORGANA MARIA ARCANJO BRUNO |
Vigência: | 01/04/2023 a 31/08/2025 |
Situação: | Ativo |
Programa/Curso: | Ciências Biológicas |
Agência: | Universidade Católica de Brasília |
Edital: | UCB 054/2022 |
Chamada | UCB 054/2022 - CHAMADA Pesquisa |
Resumo:
O presente projeto tem como temática central o despertar dos estudantes e professores do ensino médio para as carreiras científicas, por meio de ações inovadoras que contribuam para o aprimoramento da qualidade do ensino de ciências, com envolvimento dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária e Química. As atividades propostas contemplam os desafios e oportunidades da sustentabilidade nos centros urbanos, com foco nos recursos hídricos, resíduos sólidos e na promoção de espaços educadores sustentáveis, em atendimento a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que tem como um dos seus objetivos proteger o ambiente, lutar contra as desigualdades e promover o bem-estar para todos. As ações propostas promoverão o compartilhamento de conhecimentos e intervenções na infraestrutura da comunidade escolar e a instrumentação de professores e estudantes para a prática científica. Diante do exposto, a proposta tem como objetivos específicos: • Selecionar no currículo de ciências da escola parceira os assuntos e competências específicas a serem desenvolvidas nas disciplinas de Biologia, Química, Matemática e Física, no intuito de usar as técnicas, ferramentas e tecnologias científicas como forma transversal de ensino de ciências; • Ampliar o conhecimento prático sobre as ciências exatas e biológicas em relação a problemática dos resíduos sólidos urbanos (RSU); • Sensibilizar a comunidade escolar sobre a responsabilidade dos diferentes atores na manutenção ou recuperação da qualidade da água e uso sustentável dos RSU; • Criar um espaço educador sustentável na comunidade escolar parceira, com equipamentos urbanos sustentáveis e conforto ambiental; • Instrumentar estudantes e professores para elaboração de materiais didáticos e de divulgação científica; • Instrumentar estudantes e professores para ministrarem oficinas para a comunidade e executarem análises visando o uso sustentável dos recursos. Como escola parceira foi selecionado o Centro Educacional 104 da Região Administrativa do recanto das Emas, Distrito Federal, considerando a realidade da comunidade em relação ao descarte indevido dos resíduos da construção civil e a inserção em um ambiente sensível aos impactos antrópicos. São produtos do projeto a formação de recursos humanos, identificação e estímulo ao ingresso de estudantes talentosos nas áreas científicas e tecnológicas, participação dos estudantes em eventos científicos e de divulgação, desenvolvimento e aplicação de oficinas para a comunidade, produção de materiais didáticos e de divulgação científica, intervenções na estrutura escolar e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. |
Equipe:
Orçamento Aprovado:
Valor Total | R$ 0,00 |