This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB
Projeto: PRÉ-REQUISITOS PARA LEITURA E ESCRITA: ANÁLISE COMPARATIVA DOS RESULTADOS DE DIFERENTES INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E RELAÇÃO COM O DESEMPENHO DE LEITURA DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Coordenador(a): | ALESSANDRA ROCHA DE ALBUQUERQUE |
Vigência: | 01/12/2023 a 30/11/2025 |
Situação: | Ativo |
Programa/Curso: | Psicologia - Stricto Sensu |
Agência: | Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal |
Edital: | FAPDF 09/2022 - Demanda Espontânea |
Chamada | Chamada Única |
Resumo:
A última Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), aplicada em 2016, indicou que 55% dos alunos concluintes do ciclo básico de alfabetização apresentavam níveis insuficientes de leitura. O sucesso e fracasso do processo de alfabetização são atribuíveis a diferentes variáveis (e.g., características individuais do aluno; condições sócio-familiares; métodos de ensino) sendo, uma delas, as habilidades ou repertórios básicos que antecedem o ensino da leitura, estes denominados de repertório de pré-requisitos ou habilidades de prontidão para leitura. O ensino destes repertórios são foco da Educação Infantil, segmento que sofreu maior evasão de alunos (22,4%) durante os anos iniciais da pandemia do Covid-19, deste modo, prevê-se déficits na aprendizagem de pré-requisitos as quais podem ter impacto no processo de alfabetização de estudantes que ingressaram na escola a partir de 2020. O presente estudo visa avaliar diferenças entre alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerados bem ou mal sucedidos no processo de alfabetização, em relação aos respectivos repertórios de pré-requisitos. Para tanto será realizado um estudo quantitativo e descritivo. Serão utilizados diferentes instrumentos de avaliação de pré-requisitos e de leitura e escrita e, a partir dos resultados obtidos nos mesmos os participantes serão categorizados em relação ao nível de leitura e escrita e do repertório de pré-requisitos. Buscar-se-á, também, identificar possíveis correlações entre os diferentes comportamentos componentes destes dois repertórios (pré-requisito e leitura e escrita). Considera-se relevante a realização de estudos desta natureza, especialmente neste momento de retomada ao ensino presencial após o período de lockdown em decorrência da pandemia do Covid-19, quando déficits tanto no repertório de pré-requisitos quanto de leitura e escrita são esperados. A identificação desses déficits bem como de correlações entre repertórios básicos e a aprendizagem de leitura e escrita podem subsidiar intervenções e pesquisas com foco na prevenção de fracassos no processo de alfabetização. |
Equipe:
1 - ALESSANDRA ROCHA DE ALBUQUERQUE - Pesquisador Interno | |
2 - CLAUDIA CRISTINA FUKUDA - Pesquisador Interno | |
3 - LUIZ SIVERES - Pesquisador Externo | |
4 - Raquel Maria de Melo - Pesquisador Externo |
Orçamento Aprovado:
Bolsas | R$ 52.080,00 |
Material de Consumo | R$ 9.420,00 |
Material Permanente | R$ 22.500,00 |
Serviço de Terceiros | R$ 6.000,00 |
Valor Total | R$ 90.000,00 |