This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB
Projeto: Impacto do TECH Learning e Ecossistemas das TICs nas escolas rurais do Distrito Federal
Coordenador(a): | CARLOS ENRIQUE CARRASCO GUTIERREZ |
Vigência: | 01/02/2023 a 31/01/2025 |
Situação: | Ativo |
Programa/Curso: | Políticas Públicas - Stricto Sensu |
Agência: | Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal |
Edital: | Programa FAPDF Learning (12/2022) – Programa de Fomento Estratégico nas macros áreas das linhas de pesquisas: BIO HEALTH Learning, TECH Learning, GOV Learning, AGRO Learning |
Chamada | Chamada Pública nº 01/2022 – AGRO Learning |
Resumo:
O projeto Impacto do TECH Learning e Ecossistemas das TICs nas escolas rurais do Distrito Federal - EDUCA.CONECTA Learning visa à integração da tecnologia ao ensino por meio da construção de aplicativos de aperfeiçoamento dos estudos das disciplinas de matemática, português e/ou outras disciplinas a serem empregados, incialmente, nas escolas rurais do Distrito Federal, onde a deficiência e analfabetismo digital são mais prementes. A iniciativa será complementada com a viabilização do acesso à internet via sinal de satélite e emprego de energia limpa fotovoltaica, bateria de grande porte, minipc de última geração e sinal de satélite, constituindo assim, um Laboratório de Inovação Tecnológico Autossustentável (LITA). Desta forma, será possível a inclusão digital desses indivíduos e o combate ao analfabetismo digital, adequando a aprendizagem aos novos desafios e tendências da vida privada e profissional para as próximas gerações. Finalmente, com o intuito de validar a efetividade da intervenção, propomos, inicialmente, o desenho e execução de um projeto piloto em uma escola rural do Distrito Federal em um ambiente “controlado” onde um grupo de alunos será contemplado (grupo de tratamento) segundo critérios de elegibilidade. Outras escolas rurais similares também serão contempladas no projeto e incluídas na análise de impacto como grupos de comparação (controle). A avaliação de impacto contemplará os efeitos da intervenção em algumas dimensões como inclusão digital, desempenho educacional e, evasão escolar e servirá para apreciar seus efeitos e, possivelmente, legitimar sua expansão. |
Equipe:
Orçamento Aprovado:
Bolsas | R$ 633.600,00 |
Material de Consumo | R$ 77.760,00 |
Material Permanente | R$ 283.827,97 |
Serviço de Terceiros | R$ 504.499,84 |
Valor Total | R$ 1.499.687,81 |