Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB

Projeto: Impacto do TECH Learning e Ecossistemas das TICs nas escolas rurais do Distrito Federal
Coordenador(a): CARLOS ENRIQUE CARRASCO GUTIERREZ
Vigência: 01/02/2023 a 31/01/2025
Situação: Ativo
Programa/Curso: Políticas Públicas - Stricto Sensu
Agência: Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal
Edital: Programa FAPDF Learning (12/2022) – Programa de Fomento Estratégico nas macros áreas das linhas de pesquisas: BIO HEALTH Learning, TECH Learning, GOV Learning, AGRO Learning
Chamada Chamada Pública nº 01/2022 – AGRO Learning
Resumo:
O projeto Impacto do TECH Learning e Ecossistemas das TICs nas escolas rurais do Distrito Federal - EDUCA.CONECTA Learning visa à integração da tecnologia ao ensino por meio da construção de aplicativos de aperfeiçoamento dos estudos das disciplinas de matemática, português e/ou outras disciplinas a serem empregados, incialmente, nas escolas rurais do Distrito Federal, onde a deficiência e analfabetismo digital são mais prementes. A iniciativa será complementada com a viabilização do acesso à internet via sinal de satélite e emprego de energia limpa fotovoltaica, bateria de grande porte, minipc de última geração e sinal de satélite, constituindo assim, um Laboratório de Inovação Tecnológico Autossustentável (LITA). Desta forma, será possível a inclusão digital desses indivíduos e o combate ao analfabetismo digital, adequando a aprendizagem aos novos desafios e tendências da vida privada e profissional para as próximas gerações.
Finalmente, com o intuito de validar a efetividade da intervenção, propomos, inicialmente, o desenho e execução de um projeto piloto em uma escola rural do Distrito Federal em um ambiente “controlado” onde um grupo de alunos será contemplado (grupo de tratamento) segundo critérios de elegibilidade. Outras escolas rurais similares também serão contempladas no projeto e incluídas na análise de impacto como grupos de comparação (controle).
A avaliação de impacto contemplará os efeitos da intervenção em algumas dimensões como inclusão digital, desempenho educacional e, evasão escolar e servirá para apreciar seus efeitos e, possivelmente, legitimar sua expansão.
Equipe:
1 - CARLOS ANDRES CHARRIS VIZCAINO - Pesquisador Interno
2 - CARLOS ENRIQUE CARRASCO GUTIERREZ - Pesquisador Interno
3 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA DE ARRUDA - Aluno
4 - PAULA VIRGINIA TOFOLI - Pesquisador Interno
5 - PHILIPP EHRL - Pesquisador Externo
6 - THIAGO CHRISTIANO SILVA - Pesquisador Interno
Orçamento Aprovado:
BolsasR$ 633.600,00
Material de ConsumoR$ 77.760,00
Material PermanenteR$ 283.827,97
Serviço de TerceirosR$ 504.499,84
Valor TotalR$ 1.499.687,81