This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB
Projeto: Inclusão digital em escolas rurais e em situações de vulnerabilidades e portadores de necessidades especiais
Coordenador(a): | CARLOS ENRIQUE CARRASCO GUTIERREZ |
Vigência: | 01/03/2023 a 28/02/2026 |
Situação: | Ativo |
Programa/Curso: | Políticas Públicas - Stricto Sensu |
Agência: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Edital: | CNPq - Nº 09/2022 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ 2022 |
Chamada | Chamada CNPq Nº 09/2022 Bolsas de Produtividade em Pesquisa |
Resumo:
A inclusão digital é um fator imprescindível para o desenvolvimento socioeconômico de uma nação, onde é importante que a sociedade tenha conhecimento mínimo da utilização dos recursos da tecnologia da informação. Este projeto tem como objetivo avaliar o impacto de políticas de inclusão digital em escolas rurais e de políticas públicas de inclusão para portadores de necessidades especiais no Brasil. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil revela que domicílios situados em zonas rurais, a parcela de indivíduos acima de 10 anos que utiliza é de apenas 52,5%. O principal motivo apontado por aqueles que não utilizaram a internet no período de referência da pesquisa foi o desconhecimento em como utilizar essa ferramenta (43,8%), a falta de interesse em acessá-la (31,6%) e o elevado custo do serviço ou equipamentos necessários (18,0%). As disparidades se fizeram ainda mais presentes com o advento da pandemia COVID-19, onde a falta de internet dificultou o acesso dos alunos às salas de aula virtuais, fazendo com que esses perdessem conteúdo e tivessem obstáculos ao acompanhamento do ensino, enquanto a incompreensão plena do mecanismo mostrou-se uma barreira para professores, que tiveram que adaptar-se ao novo sistema e se habituar com técnicas modernas de aprendizagem. Estudos direcionados a encontrar e avaliar o impacto dos programas de inclusão e analfabetismo digital são de interesse para saber se esses programas estão trazendo benefícios esperados no combate ao analfabetismo digital e na melhora do desempenho educacional. Outro tema importante é o de respeitar a diversidade, sejam elas étnico-raciais, geracionais, de pessoas com deficiência ou qualquer outra natureza. Nesta linha de políticas públicas, podemos citar os programas de ações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) que são voltados para a formação inicial e continuada de profissionais da educação, o desenvolvimento de materiais didáticos e paradidáticos específicos, a promoção de melhoria da infraestrutura física e tecnológica para as escolas. Esses programas buscam o pleno acesso à escolarização e à participação de todos os estudantes com redução das desigualdades educacionais e respeito às diferenças. Em particular, podemos mencionar programas educacionais para crianças portadoras de necessidades especiais (PNEs) onde elas demandam adaptações físicas e pedagógicas que tornem o espaço mais receptivo a esses educandos, bem como ações voltadas para o melhor desenvolvimento de suas habilidades. As tecnologias digitais desempenham um importante papel nesse processo, tornando-se essencial para que parcelas da população para que não fiquem à margem dos fenômenos, das mudanças, das oportunidades e das facilidades que as tecnologias da informação trazem. |
Equipe:
1 - CARLOS ENRIQUE CARRASCO GUTIERREZ - Pesquisador Interno |
Orçamento Aprovado:
Material Permanente | R$ 39.600,00 |
Valor Total | R$ 39.600,00 |