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Projeto: VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM E INTERAÇÕES INTERPESSOAIS DOS ESTUDANTES NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO DF- EDUCA.EMOTIONAL
Coordenador(a): CARLOS ENRIQUE CARRASCO GUTIERREZ
Vigência: 01/12/2023 a 30/11/2025
Situação: Ativo
Programa/Curso: Políticas Públicas - Stricto Sensu
Agência: Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal
Edital: EDITAL N. 010/2023 - PROGRAMA FAPDF LEARNING
Chamada Chamada 04/2023 TECH Learning
Resumo:
Os atos de violência nas escolas têm se intensificado de uma maneira alarmante nos últimos dias, despertando a necessidade de pensar em estratégias que possam promover o bem estar coletivo e a transformação social, a partir da criação de políticas públicas nessa direção. Este projeto tem como propósito analisar as demandas socioemocionais e os impactos delas no desenvolvimento afetivo, cognitivo e nas relações interpessoais dos estudantes, bem como, identificar se o conjunto de competências indicam fragilidades emocionais que podem potencializar a violência nas escolas da rede pública do Distrito Federal. Diferentes eixos das competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental serão abordados como: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.
Assim, diversos podem ser os fatores internos e externos à escola que podem contribuir com os aspectos Biopsicossocial dos alunos, que estão relacionados com a segurança educacional, tais como: i) senso de pertencimento ao ambiente escolar; ii) receptividade por parte dos professores; iii) acolhimento dos colegas de classe; iv) percepção de valorização do aluno; v) segurança alimentar; envolvendo alunos, professores, direção e colaboradores.
Pretende-se, a partir da intervenção proposta neste projeto e a coleta de dados, contribuir com a escola de modo que toda a comunidade escolar desenvolva reflexões que permitam-na compreender a realidade e a ajudem a saber se expressar com consciência social. Portanto, almeja-se oportunizar a criação de grupos reflexivos e a implementação de políticas públicas educacionais que valorizem as emoções e sentimentos, e que reconheçam a importância de valorizar a autenticidade das emoções.
Adicionalmente, as emoções e os sentimentos podem afetar o desempenho educacional dos alunos de diferentes formas, sejam elas no contexto afetivo, cognitivo ou social. Justamente pelo fato de as fragilidades emocionais exercerem influência sobre aspectos intelectuais dos indivíduos, pretende-se medir o impacto da intervenção proposta sobre o desempenho acadêmico dos alunos, bem como verificar se houve mudanças na rotina escolar, avaliando professores, alunos e colaboradores. As informações geradas são essenciais para embasar estudos e orientar a estruturação de políticas públicas preventivas.
Equipe:
1 - Bladimir Carrillo - Pesquisador Externo
2 - CARLOS ANDRES CHARRIS VIZCAINO - Pesquisador Interno
3 - CARLOS ENRIQUE CARRASCO GUTIERREZ - Pesquisador Interno
4 - JESSICA FILARDI MILKER FIGUEIREDO - Aluno
5 - MATHEUS SILVA DE PAIVA - Pesquisador Interno
6 - PHILIPP EHRL - Pesquisador Externo
7 - PRICILA KOHLS DOS SANTOS - Pesquisador Interno
8 - Ronaldo Ivanilson da Silva - Pesquisador Externo
Orçamento Aprovado:
BolsasR$ 636.000,00
Material de ConsumoR$ 69.800,00
Material PermanenteR$ 75.375,00
Serviço de TerceirosR$ 268.594,00
Valor TotalR$ 1.049.769,00