This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB
Projeto: VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM E INTERAÇÕES INTERPESSOAIS DOS ESTUDANTES NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO DF- EDUCA.EMOTIONAL
Coordenador(a): | CARLOS ENRIQUE CARRASCO GUTIERREZ |
Vigência: | 01/12/2023 a 30/11/2025 |
Situação: | Ativo |
Programa/Curso: | Políticas Públicas - Stricto Sensu |
Agência: | Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal |
Edital: | EDITAL N. 010/2023 - PROGRAMA FAPDF LEARNING |
Chamada | Chamada 04/2023 TECH Learning |
Resumo:
Os atos de violência nas escolas têm se intensificado de uma maneira alarmante nos últimos dias, despertando a necessidade de pensar em estratégias que possam promover o bem estar coletivo e a transformação social, a partir da criação de políticas públicas nessa direção. Este projeto tem como propósito analisar as demandas socioemocionais e os impactos delas no desenvolvimento afetivo, cognitivo e nas relações interpessoais dos estudantes, bem como, identificar se o conjunto de competências indicam fragilidades emocionais que podem potencializar a violência nas escolas da rede pública do Distrito Federal. Diferentes eixos das competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental serão abordados como: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável. Assim, diversos podem ser os fatores internos e externos à escola que podem contribuir com os aspectos Biopsicossocial dos alunos, que estão relacionados com a segurança educacional, tais como: i) senso de pertencimento ao ambiente escolar; ii) receptividade por parte dos professores; iii) acolhimento dos colegas de classe; iv) percepção de valorização do aluno; v) segurança alimentar; envolvendo alunos, professores, direção e colaboradores. Pretende-se, a partir da intervenção proposta neste projeto e a coleta de dados, contribuir com a escola de modo que toda a comunidade escolar desenvolva reflexões que permitam-na compreender a realidade e a ajudem a saber se expressar com consciência social. Portanto, almeja-se oportunizar a criação de grupos reflexivos e a implementação de políticas públicas educacionais que valorizem as emoções e sentimentos, e que reconheçam a importância de valorizar a autenticidade das emoções. Adicionalmente, as emoções e os sentimentos podem afetar o desempenho educacional dos alunos de diferentes formas, sejam elas no contexto afetivo, cognitivo ou social. Justamente pelo fato de as fragilidades emocionais exercerem influência sobre aspectos intelectuais dos indivíduos, pretende-se medir o impacto da intervenção proposta sobre o desempenho acadêmico dos alunos, bem como verificar se houve mudanças na rotina escolar, avaliando professores, alunos e colaboradores. As informações geradas são essenciais para embasar estudos e orientar a estruturação de políticas públicas preventivas. |
Equipe:
Orçamento Aprovado:
Bolsas | R$ 636.000,00 |
Material de Consumo | R$ 69.800,00 |
Material Permanente | R$ 75.375,00 |
Serviço de Terceiros | R$ 268.594,00 |
Valor Total | R$ 1.049.769,00 |