This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB
Projeto: SISTEMA DE DIAGNÓSTICO SOBRE PERMANÊNCIA DO ALUNO (SDPA) PARA TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS
Coordenador(a): | RENATO DE OLIVEIRA BRITO |
Vigência: | 01/12/2023 a 30/11/2025 |
Situação: | Ativo |
Programa/Curso: | Educação - Stricto Sensu |
Agência: | Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal |
Edital: | EDITAL N. 010/2023 - PROGRAMA FAPDF LEARNING |
Chamada | Chamada 04/2023 TECH Learning |
Resumo:
O diagnóstico sobre permanência estudantil nos anos finais do ensino fundamental, viabilizado por uma ferramenta preditiva, é o foco do presente estudo. Este recorte temático está estruturado a partir da convicção da necessidade de um diagnóstico preditivo sobre a abandono e evasão do aluno, cujos dados viabilize maior autonomia a gestão escolar, como principal objetivo a ser alcançado pelos resultados da pesquisa. Desta maneira, delineiam-se as variáveis, fatores, condições e perspectivas de modo a constituir um protótipo de software capaz de produzir informações consolidadas para se compreender e possibilitar autonomia para gestão em discutir soluções visando a permanência dos estudantes na escola, na garantia de seu direito à educação e, em um sentido mais amplo, na continuidade dos estudos nas etapas da Educação Básica. O lócus de desenvolvimento da pesquisa será a rede pública de ensino do Distrito Federal, considerando-se a distribuição de unidades escolares localizadas em uma das suas quatorze coordenações regionais de ensino. A amostra para levantamentos e testagens relacionadas ao estudo é composta por duas unidades escolares ofertantes dos anos finais do ensino fundamental, podendo ser ampliado o número de escolas, caso seja necessário para o refinamento do estudo. O embasamento teórico será composto por revisão de literatura concernente ao tema da permanência, evasão, abandono, tecnologia utilizada para o acompanhado da coleta de dados empíricos por meio de visitas técnicas e a consulta a documentos e referenciais de órgãos públicos de nível federal e distrital, com vistas ao fortalecimento das bases teóricas, metodológicas e analíticas referentes a pesquisa proposta. Como principais resultados a serem alcançados está a elaboração de protótipo, como ferramenta tecnológica munido da inteligência artificial (IA), capaz de delinear diagnóstico preventivo sobre a evasão escolar discente para a rede pública de ensino do Distrito Federal em relação aos anos finais do Ensino Fundamental. Por meio da ferramenta informatizada tornar-se-á possível às unidades escolares realizarem sistematicamente o acompanhamento de indicativos de risco de abandono e evasão discente, assim como atuar para mitigá-los. |
Equipe:
Orçamento Aprovado:
Bolsas | R$ 580.200,00 |
Material de Consumo | R$ 28.800,00 |
Material Permanente | R$ 60.000,00 |
Serviço de Terceiros | R$ 831.800,00 |
Valor Total | R$ 1.500.800,00 |