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Projeto: Empreendedorismo feminino no Brasil: cenário atual, perspectivas e tendências
Coordenador(a): CLARISSA RAQUEL MOTTER DALA SENTA
Vigência: 01/02/2024 a 31/07/2024
Situação: Ativo
Programa/Curso: Mestrado Inovação em Comunicação e Economia Criativa
Agência: Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal
Edital: Convênio Sebrae/2024
Chamada Chamada Única
Resumo:
A pesquisa visa realizar um levantamento bibliográfico sobre a temática do empreendedorismo feminino, considerando o que vem sendo produzido pelas principais Instituições de ensino do Brasil em torno da temática nos últimos 10 (dez) anos. Investiga-se a relação do empreendedorismo feminino com temas relevantes do ponto de vista da inclusão social e de gênero, tais como: maternidade, saúde mental/hormonal, planejamento familiar, vulnerabilidade feminina e o papel das mídias na discussão, conscientização e mobilização relacionadas ao protagonismo feminino no campo do trabalho empreendedor, levando em conta intersecções com as áreas da Economia Criativa, educação e os movimentos sociais. O objetivo é promover o diálogo entre Universidade, mercado e sociedade, estimulando a complementariedade entre produção intelectual e intervenção social para a proposição e efetivação de políticas e ações estratégicas que amparem e promovam potencialidades femininas e o protagonismo de mulheres cis e transgênero.

Do ponto de vista metodológico, a pesquisa bibliográfica aqui proposta envolve as seguintes etapas: 1) Revisão de escopo em teses e dissertações desenvolvidas em Instituições de ensino brasileiras, que consiste em um levantamento dos trabalhos produzidos nos últimos 10 (dez) anos sobre empreendedorismo feminino, tendo como base de dados o IBICT - Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia - que é um mecanismo de busca que integra todas as Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações (BDTD) das universidades brasileiras que utilizam o sistema BDTD do IBICT; 2) Revisão de escopo em periódicos, que consiste em um levantamento de artigos científicos publicados em periódicos, em língua portuguesa, nos últimos 10 (dez) anos, tendo como base de dados a OASISBR, Scielo Brasil e Google Acadêmico; 3) Análise dos resultados, que implica no cruzamento dos dados obtidos a partir da revisão de escopo em teses, dissertações e artigos científicos, utilizando a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) para desenvolver um estudo qualitativo sobre o que está sendo produzido sobre a temática na pesquisa acadêmica, visando a apresentação de tendências para políticas voltadas ao empreendedorismo feminino no Brasil, bem como identificar lacunas e limitações.
Equipe:
1 - ALEXANDRE SCHIRMER KIELING - Pesquisador Interno
2 - BEATRIZ RAMOS BRANDÃO DE FARIA - Aluno
3 - CLARISSA RAQUEL MOTTER DALA SENTA - Pesquisador Interno
4 - RODOLFA DOS SANTOS MANGUEIRA - Aluno
Orçamento Aprovado:
Valor TotalR$ 0,00