Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB

Projeto: Tecnologia Silenciosa, Mente Barulhenta: Ecos do Sono e Ansiedade nos estudantes Universitários.
Coordenador(a): LEANDRO FREITAS OLIVEIRA
Vigência: 01/01/2025 a 01/01/2027
Situação: Ativo
Programa/Curso: Psicologia - Stricto Sensu
Agência: Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal
Edital: FAPDF – Demanda Espontânea (Edital 05/2024)
Chamada CHAMADA 01 – DEMANDA ESPONTÂNEA
Resumo:
Introdução: No início do século XXI, a rápida expansão tecnológica transformou fundamentalmente nossas interações diárias, aumentando significativamente o contato humano com dispositivos digitais como televisões, smartphones e computadores. Esta transformação foi especialmente marcante no contexto educacional e social, com estudantes universitários entre os mais afetados. O uso de computadores e notebooks, cresceu substancialmente, apresentando um aumento de 30% no tempo gasto com esses dispositivos entre 2020 e 2021, e 32% no uso de smartphones nesse mesmo período. Embora a tecnologia facilite o acesso a recursos educacionais e sociais, seu uso excessivo tem consequências adversas, principalmente na saúde mental e no padrão de sono dos jovens. O aumento do tempo gasto em frente às telas tem correlação direta com o crescimento dos níveis de ansiedade e a deterioração da qualidade do sono, fatores essenciais para o bem-estar e o desempenho acadêmico. Além disso, estudos utilizando o eletroencefalograma (EEG) mostram que alterações nas frequências cerebrais, como as ondas Alpha e Beta, estão associadas a estes efeitos adversos, evidenciando a importância desta ferramenta para avaliar o impacto neurológico do uso intensivo de tecnologia. Objetivo: Portanto esse trabalho tem por objetivo avaliar à associação do aumento do uso de dispositivos digitais com a incidência de distúrbios do sono, ansiedade e mudanças nos padrões eletroencefalográficos de estudantes de graduação e pós-graduação em Brasília, Distrito Federal. Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, quantitativo e qualitativo avaliado por meio da Escala de Ansiedade de Beck (BAI - Beck Anxiety Inventory), um questionário sobre o uso de dispositivos eletrônicos, o Inventário de Dependências do Smartphone (SPAI-BR), e ocorrência de distúrbios do sono fornecidos através da escala de índice de qualidade do sono de Pittsburgh, através da plataforma do Google Forms e avaliação dos padrões do eletroencefalográficos em estudantes universitários da graduação e pós-graduação do Distrito Federal, para analisar as mudanças nas atividades cerebrais associadas aos padrões de uso tecnológico. Este estudo tem o potencial de contribuir significativamente para a compreensão dos impactos dos dispositivos digitais sobre aspectos cruciais da saúde mental e física de estudantes universitários e os resultados poderão informar políticas e estratégias para promover práticas mais saudáveis no uso de tecnologia no ambiente acadêmico, visando otimizar o bem-estar e o desempenho acadêmico.
Equipe:
1 - LEANDRO FREITAS OLIVEIRA - Pesquisador Interno
2 - LEDA GONCALVES DE FREITAS - Pesquisador Interno
3 - Selvin Zacarias Reyes Garcia - Pesquisador Externo
Orçamento Aprovado:
BolsasR$ 30.800,00
Material de ConsumoR$ 2.644,00
Material PermanenteR$ 10.000,00
Serviço de TerceirosR$ 1.250,00
Valor TotalR$ 44.694,00