This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB
Projeto: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM) - Percepção ambiental em comunidade escolar. Um Estudo de Caso do CEd 104, Região Administrativa Recanto das Emas, Distrito Federal
Coordenador(a): | SILVIA KELI DE BARROS ALCANFOR |
Vigência: | 01/09/2024 a 01/10/2025 |
Situação: | Ativo |
Programa/Curso: | Coordenação de Pesquisa e Extensão |
Agência: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Edital: | Chamada CNPq Nº 07/2024 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio – PIBIC-EM Edição 2024 - 2027 |
Chamada | Chamada Única |
Resumo:
Criada em julho de 1993 pela Lei Distrital nº 510/93 e regulamentada pelo Decreto nº 15.046/93, a Região Administrativa Recanto das Emas (RA XV) que possui 147.000 habitantes, com densidade demográfica de 2.928 habitantes por quilometro quadrado (IBGE, 2020) conta com algumas reservas naturais, dentre elas o Ribeirão Monjolo, que corre em meio a um exuberante vale. A beleza cênica do local contribuiu para a criação do Parque Ecológico e Vivencial do Recanto das Emas por meio da Lei Distrital nº 1.188/96, localizado na área delimitada pela chácara Aldeia da paz, compreendendo a cabeceira do córrego Monjolo. Em 1999 foi criado o Parque Urbano, que incorporou parte do Parque Ecológico e Vivencial do Recanto das Emas. Trata-se de uma área destinada à conservação, visando à manutenção das espécies do cerrado e a garantia da qualidade dos recursos hídricos disponíveis, além da recreação e lazer em harmonia com a preservação do ecossistema da região. Na referida RA está inserido o Centro Educacional (CEd) 104 com oferta de vagas do Ensino Médio cujas bases do Projeto Pedagógico contemplam a inserção curricular de atividades teórico-práticas, com desenvolvimento em laboratórios específicos que permitam melhor experiência das atividades disciplinares e a promoção da integração da comunidade escolar por meio de atividades desenvolvidas na escola. A escola tem como função social basilar o desenvolvimento de competências e habilidades físicas, cognitivas e afetivas do estudante, fornecendo-o a capacitação necessária para exercer sua cidadania de forma atuante, crítica e integral em sua sociedade. O Ced 104 entende que uma das melhores estratégias para o desenvolvimento dessas habilidades é a inserção de projetos multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares na rotina de aprendizagem dos estudantes, garantindo a integração entre pensamentos diferentes, a promoção do espaço de debate e a colaboração entre os estudantes. |
Equipe:
Orçamento Aprovado:
Bolsas | R$ 126.000,00 |
Valor Total | R$ 126.000,00 |