This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Clarissa Raquel Motter Dala Senta
Citações | SENTA, C.R.M.D;MOTTER, Clarissa |
Curso/Programa | Inovação em Comunicação e Economia Criativa - Stricto Sensu |
Titulação | Pós-Doutorado |
Área | Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 2018 a 2021 - Universidade Católica de Brasília
- Doutorado - Periodo: 2014 a 2018 - Comunicação
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 2010 a 2012 - Comunicação
Universidade Federal de Goiás - Graduação - Periodo: 2002 a 2006 - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Universidade Federal de Goiás
Atuação Profissional
- Cadernos Cênicos - Revista de Teatro e outras artes- / Periodo: 2019 a atual
- Classe Eventos- / Periodo: 1996 a 2009
- COMUNICOLOGIA (BRASÍLIA)- / Periodo: 2022 a atual
- ESFERAS - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro- / Periodo: 2022 a atual
- ESFERAS - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro- / Periodo: 2019 a atual
- ESFERAS - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro- / Periodo: 2019 a 2019
- Faculdade Cambury de Goiânia- / Periodo: 2013 a 2014
- Metier Comunicação Estratégica- / Periodo: 2004 a 2005
- Pontifícia Universidade Católica de Goiás- / Periodo: 2012 a 2014
- SENAC- / Periodo: 2012 a 2012
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2022 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2019 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2018 a 2021
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2014 a 2016
- Universidade Federal de Goiás- / Periodo: 2011 a 2011
- Universidade Federal de Goiás- / Periodo: 2007 a 2007
- Universidade Federal de Goiás- / Periodo: 2006 a 2006
Linha de Pesquisa
- Produção em audiovisual e mídias digitais
Projetos de Pesquisa
- Economia Criativa no Distrito Federal: mapeamento e clusterização
Elaborar e propor um plano de clusterização da economia Criativa no DF.. Torna-se necessário conhecer as potencialidades locais com vistas à articulação sistêmica para afetivamente viabilizar uma cadeia de valor do setor induzindo e fomentando a consolidação e a formação de Polos em cada seguimento criativo. A organização em cluster e arranjos produtivos tende a acelerar o desenvolvimento setorial. E o que se pretende nessa fase é a construção de um plano de criação e articulação dos clusters locais, com base na especialização inteligente e que também permita a dinâmica de circulação entre eles. Desta maneira, o estudo vai desenvolver uma análise dos resultados da pesquisa ampliada em curso pelo Mestrado Profissional de Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília que contempla um Panorama, levantamento documental de indicadores existentes, instrumental de metodologia de aferição, de campo que envolve coleta de dados locais, para desenvolver a proposta de clusterização que o presente projeto almeja.
Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Panorama da Economia Criativa no Distrito Federal
Produzir um Panorama da Economia Criativa do DF e propor estratégias e um plano de ações de curto, médio e longo prazo com vistas à futura organização de polos articulados em clusters e mesmo em arranjos produtivos locais nas regiões administrativas. Polos inseridos na cadeia de valor desta economia com base empreendedora e tecnológica com vistas à promoção da mudança da matriz econômica e a ampliação das oportunidades de trabalho, especialmente em setores atingidos e impactados pela pandemia
Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Empreendedorismo feminino no Brasil: cenário atual, perspectivas e tendências
A pesquisa visa realizar um levantamento bibliográfico sobre a temática do empreendedorismo feminino, considerando o que vem sendo produzido pelas principais Instituições de ensino do Brasil em torno da temática nos últimos 10 (dez) anos. Investiga-se a relação do empreendedorismo feminino com temas relevantes do ponto de vista da inclusão social e de gênero, tais como: maternidade, saúde mental/hormonal, planejamento familiar, vulnerabilidade feminina e o papel das mídias na discussão, conscientização e mobilização relacionadas ao protagonismo feminino no campo do trabalho empreendedor, levando em conta intersecções com as áreas da Economia Criativa, educação e os movimentos sociais. O objetivo é promover o diálogo entre Universidade, mercado e sociedade, estimulando a complementariedade entre produção intelectual e intervenção social para a proposição eefetivação de políticas e ações estratégicas que amparem e promovam potencialidades femininas e o protagonismo de mulheres cis e transgênero.
Período: 2024 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Cultura Pop e Sociedade Contemporânea no Distrito Federal
Este projeto de pesquisa busca compreender como os fenômenos antes conhecidos como indústria cultural migraram para estruturas mais complexas hoje encaixadas dentro da ideia de cultura pop, que inclui grandes eventos transmídia (como a Comic Con Experience), histórias em quadrinhos, ídolos pop, filmes de ficção-científica, fantasia medieval e fantasia heroica, literatura de gênero, séries de TV, etc. A ideia é pensar estes fenômenos como contingentes a uma nova configuração das relações entre produtor-receptor de conteúdo e como estes temas se tornaram mainstream em uma cultura global. O foco principal será a produção no Distrito Federal dentro deste contexto em anos recentes e na contemporaneidade, sem descartar seu histórico e tendo as histórias em quadrinhos como carro-chefe destes fenômenos.
Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Podcast Admirável Mundo: estudos de linguagem e difusão científica - PAM
ADMIRÁVEL MUNDO é um podcast de divulgação científica que tem por principal objetivo mostrar o aspecto humano da ciência, revelando as pessoas por trás das pesquisas: suas motivações, ambições, sonhos e inquietações e sobretudo, seu cuidado em vigiar para que a ciência atenda aos valores da humanidade e do meio ambiente. Sua base de produção será o Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília, e portanto haverá um dispositivo comunicacional (centrado na inovação) - tanto na produção quanto na concepção dos episódios - que permitirá que o programa seja acessível e atraente não apenas ao público acadêmico, mas a todos aqueles que consideram a ciência objeto de interesse, curiosidade e de aplicação prática para a vida como um todo e para seu direcionamento profissional. Portanto, seu contexto cultural é a contrapartida da ciência com a Economia Criativa. A ideia é desenvolver a capacidade (teórica e técnica) que a Comunicação tem em revelar aspectos culturais, sociais e humanos da produção científica, tanto no que tange à viabilização das descobertas científicas na vida cotidiana da sociedade e no mercado de trabalho, quanto à vida pessoal do pesquisador em seu despertar criativo e à relação que a ciência estabelece com outras formas de expressão e investigação do mundo, como as artes, as narrativas e o entretenimento.
Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Disciplina Eletiva - Novo Ensino Médio - Comunicação/Universidade Católica de Brasília
Produção audiovisual para mídias digitais Ementa: A trajetória da linguagem audiovisual e as novas mídias. Evolução técnica e tecnológica e a cultura do digital. Leitura das imagens audiovisuais e produção de sentidos. Relações entre comunicação, cultura e diversidade na produção audiovisual para o universo tecnológico digital. O processo de realização audiovisual voltado para as plataformas digitais (YouTube, Instagram, TikTok e outros formatos). Noções de roteiro, pré-produção, produção de set, pós-produção, edição e finalização.
Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: ENSINO - SEMPREVIVA: REDE FEMININA DE INCENTIVO À ECONOMIA CRIATIVA PARA MULHERES PERIFÉRICAS DO DISTRITO FEDERAL
Este projeto visa a elaboração de uma proposta de gestão cultural para a autonomia econômica das mulheres residentes na Região administrativa de Samambaia DF, a partir da identificação de suas próprias habilidades e saberes nos mais diversos âmbitos, tais como o artesanato, a dança, a música, a literatura e demais expressões artísticas e culturais. A gestão criativa de saberes e fazeres conforme proposta neste projeto visa a geração, ampliação e circulação de produtos culturais pela população feminina da região, dentro e fora do ambiente digital, estimulando a produção de ativos econômicos e dinamizando a economia local. Permite também a troca e transferência de conhecimentos entre o tradicional e o novo, já que trabalha a dinâmica comunicacional de forma a conectar mulheres produtoras na cultura regional e pessoas detentoras de saberes comunicacionais e tecnológicos estudantes da Universidade Católica de Brasília.
Período: 2018 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - INOVARTE - Plataforma digital para mulheres empreendedoras de Samambaia
Trata-se de desenvolver, junto com as mulheres do Coletivo Sempreviva - Coletivo de mulheres empreendedoras de Samambaia/DF, uma plataforma de troca e circulação de saberes femininos para pessoas em situação de dependência financeira ganharem autonomia, primeiro passo para a garantia dos direitos fundamentais da mulher na sociedade. Chamamos de saberes femininos, as noções de coletividade, solidariedade, apoio mútuo e sororidade.
Período: 2018 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Sentidos da impermanência: Imagens afetivas e o envelhecer-devir em filmes latino-americanos (2010-2015)
Tendo em vista as transformações contemporâneas nas formas de vivenciar o envelhecimento, impulsionadas pelo aumento da expectativa de vida em nível mundial e, com isso, a criação de outros repertórios audiovisuais para os corpos envelhecidos, este projeto de pesquisa busca analisar as ressignificações de imaginários afetivos em filmes latino-americanos do século XXI, levando em conta a articulação entre narrativas, linguagens e recepção cinematográficas na produção de sentidos sobre o envelhecer. Para isso, foram selecionados quatro longas-metragens de ficção: o argentino Dois Irmãos (2010), de Daniel Burman, o chileno Gloria (2014), de Sebastián Lelio, a coprodução México, Argentina e República Dominicana Dólares de Areia (2015), de Israel Cárdenas e Laura Amélia Guzmán e o brasileiro Que horas ela volta? (2015), de Anna Muylaert. A partir de uma análise transversal e rizomática dos filmes, busca-se identificar as formas de circulação de afetos nas obras, aqui entendidos dentro da perspectiva filosófica de Deleuze e Guattari. Fluxos, repousos e movimentos dos corpos e entre corpos são então investigados em seus potenciais de criação de uma zona de contato entre as diferenças capaz de fazer emergir uma visão afirmativa sobre o envelhecimento. Neste caminho, a Análise Fílmica das quatro obras selecionadas articula-se à pesquisa qualitativa de recepção cinematográfica com um dos filmes constantes do corpus de pesquisa. Como resultado de um mapeamento cartográfico dos atravessamentos de afetos identificados nas obras e do diálogo com os espectadores de dois grupos de discussão, foi possível identificar a emergência de três devires do envelhecer: o devir-velho, o devir-criança e o devir-feminino. Esses devires dialogaram, no entanto, com a formação de linhas duras (reforço de territórios legitimados) e linhas flexíveis (oscilação entre o antigo e o novo), o que indicou também, na pesquisa de recepção do filme Gloria com o público mais jovem, um reforço de fronteiras entre gerações. Por fim, o estudo aqui realizado aponta para o cinema como um espaço afetivo de interrelação eu/outro que avança para além de visões dicotômicas e excludentes, promovendo uma abertura para um entendimento mais complexo sobre o ser, a vida e a finitude.
Período: 2014 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Pesquisa de recepção cinematográfica - a percepção do envelhecer em Gloria, de Sebasrtian Lelio
Organização, coordenação e moderação de pesquisa de recepção cinematográfica realizada com dois grupos de discussão. Projeção de filme seguida de debate. Coleta e análise de dados: método cartográfico. Local de realização: Universidade de Brasília. Resultado parcial de pesquisa para elaboração de tese de doutorado. Fonte financiadora: CAPES.
Período: 2017 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA - Envelhecimento e afetividades nos cinemas argentino e chileno
Pesquisa exploratória, bibliográfica e filmográfica sobre os cinemas argentino e chileno. Pesquisa de campo nas cidades de Buenos Aires e Santiago do Chile: levantamento de filmes em cartaz sobre envelhecimento e afetividades, em circuito comercial e alternativo, visita à Fundación Cinemateca Argentina, visita à Cineteca Nacional del Centro Cultural la Moneda e participação no SANFIC12- Santiago Festival Internacional de Cine. Período de realização da pesquisa: 20 a 27 de agosto de 2016. Fonte financiadora: DPP/UnB - Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação. Edital Auxílio à Pesquisa DPP-UnB Nº 02/2016/Auxílio Financeiro a Estudantes para o Desenvolvimento de Pesquisas de Natureza Científica.
Período: 2016 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
Áreas de Atuação
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Economia Criativa ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Publicidade e Propaganda ::
- Linguística, letras e artes :: Artes :: Audiovisual ::
- Linguística, letras e artes :: Artes :: Cinema ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Francês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 0 | 0 | 2 | 6 | 1 | 8 | 3 | 0 | 20 |
Participação em Banca de Graduação | 5 | 2 | 3 | 10 | 0 | 15 | 8 | 0 | 43 |
Participação em Banca de Mestrado | 0 | 0 | 2 | 0 | 2 | 6 | 7 | 1 | 18 |
Total | 5 | 2 | 7 | 16 | 3 | 29 | 18 | 1 | 81 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 2 | 1 | 0 | 1 | 3 | 2 | 0 | 1 | 0 | 10 |
Participação em Encontro | 2 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 5 |
Participação em Exposição | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 0 | 0 | 2 |
Participação em Oficina | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Participação em Seminário | 8 | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 10 |
Total | 14 | 3 | 1 | 1 | 3 | 3 | 1 | 2 | 1 | 29 |
Orientação
Tipo de Produção | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Mestrado | 0 | 0 | 0 | 2 | 2 | 4 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 0 | 0 | 0 | 1 | 2 | 3 |
Outras Orientações Concluídas | 9 | 2 | 17 | 0 | 0 | 28 |
Total | 9 | 2 | 17 | 3 | 4 | 35 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | 2019 | 2020 | 2021 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Prêmios | 1 | 1 | 1 | 1 | 4 |
Total | 1 | 1 | 1 | 1 | 4 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 7 | 1 | 2 | 2 | 3 | 1 | 1 | 2 | 2 | 21 |
Artigo Publicado | 5 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 0 | 0 | 7 |
Capitulo de Livro Publicado | 0 | 2 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | 0 | 4 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Editoração | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 | 2 |
Livro Publicado ou Organizado | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 2 |
Organização de Evento | 5 | 0 | 0 | 1 | 3 | 1 | 3 | 5 | 1 | 19 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 10 | 1 | 3 | 0 | 4 | 1 | 1 | 1 | 2 | 23 |
Outras Produções Bibliográfica | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 | 0 | 0 | 4 |
Relatório de Pesquisa | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 | 2 |
Texto em Jornal ou Revista | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Trabalho em Eventos | 5 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 3 | 1 | 10 |
Total | 33 | 4 | 5 | 3 | 14 | 4 | 11 | 12 | 10 | 96 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Mídia Social, Website ou Blog | 0 | 0 | 1 | 1 | 0 | 0 | 2 |
Outra Produção Técnica | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 |
Trabalho Técnico | 2 | 1 | 1 | 3 | 1 | 2 | 10 |
Total | 2 | 1 | 2 | 5 | 1 | 2 | 13 |