Gustavo Menon

CitaçõesMENON, G.;MENON, GUSTAVO
Curso/ProgramaDireito - Stricto Sensu
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Humanas :: Ciência Política

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2021 a 2022 - Universidad de Salamanca
  • Doutorado - Periodo: 2017 a 2019 - Programa em Integração da América Latina
    Universidade de São Paulo
  • Mestrado - Periodo: 2011 a 2013 - Ciências Sociais
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Graduação - Periodo: 2007 a 2010 - Ciências Sociais
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Atuação Profissional

  • Cadernos PROLAM/USP (Online)- / Periodo: 2019 a atual
  • Centro Universitário Senac- / Periodo: 2013 a 2021
  • Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina- / Periodo: 2020 a atual
  • ECONOMIC ANALYSIS OF LAW REVIEW- / Periodo: 2022 a atual
  • Faculdade de Ciências de Guarulhos- / Periodo: 2011 a 2012
  • Faculdade Sumaré- / Periodo: 2014 a 2019
  • InterfacEHS - Revista de Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade- / Periodo: 2017 a 2021
  • LUTAS SOCIAIS (PUCSP)- / Periodo: 2021 a atual
  • LUTAS SOCIAIS (PUCSP)- / Periodo: 2020 a atual
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- / Periodo: 2008 a 2014
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- / Periodo: 2007 a 2008
  • Revista do Curso de Mestrado da Universidade Católica de Brasília- / Periodo: 2022 a atual
  • União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo- / Periodo: 2012 a 2021
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2022 a atual
  • Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2021 a 2022
  • Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2017 a 2019

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • CLACSO - Grupo de Trabalho - China y el mapa del poder mundial
      Pesquisador do Grupo de Trabalho "China y el Mapa del Poder Mundial", do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), para o triênio 2020-2022, e que conta com a participação de 38 pesquisadores representando os seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suécia, Uruguai e Venezuela.
      Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • MUSEUS, PATRIMÔNIO E DIREITO À MEMÓRIA - JORNADA FORMATIVA NOS ESPAÇOS PÚBLICOS DO DISTRITO FEDERAL ? DF
      O presente projeto pretende revisitar a memória do direito no Distrito Federal por meio da consulta dos acervos dos museus e espaços da memória de Brasília. Neste sentido, por meio da realização de visitas técnicas, o projeto contemplara a análise de fontes primárias ligadas aos espaços de patrimônio do DF. Assim, destacando a integração das diversas áreas do conhecimento da Universidade Católica de Brasília, com abordagens jurídicas e das ciências sociais, pretende-se formular um espaço de intercambio de saberes e pesquisa sobre os caminhos da cidadania e da democracia no Distrito Federal. Dessa forma, atuando de acordo com a perspectiva do direito à memória e o direito à cidade, o projeto se fundamenta no levantamento e exame documentos para as pesquisas acadêmicas no campo jurídico visando fortalecer os debates sobre memória e direitos humanos na Capital do Brasil. Palavras-chave: Direito à Memória. Museus. Patrimônio. Democracia e Direitos Humanos no DF.
      Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Grupo de Estudos de História, Direito, Democracia e Estado na América Latina - GEHDDEAL
      O presente grupo de pesquisa busca investigar, a partir de abordagens interdisciplinares, questões históricas, sociais, políticas e jurídicas sobre a América Latina. Neste sentido, para um primeiro momento de desenvolvimento do grupo pretende-se articular, com a comunidade acadêmica da Universidade Católica de Brasília (UCB) e com pesquisadores externos, a realização de três projetos, a saber: I) Direitos Humanos, Memória e Museus na América Latina, onde vislumbra-se realizar visitas técnicas virtuais com os museus na América Latina para o conhecimento de seus acervos e fontes primárias; II) Sociologia do Novo Constitucionalismo Latino e Processos de integração, cuja finalidade visa, mediante leituras críticas, mapear os elementos inéditos da promulgação das novas constituições latino-americanas e, ao mesmo tempo, monitorar os caminhos dos processos de integração regional (ALALC, ALADI, MERCOSUL, CAN e entre outros) e, por fim, III) Tributação e questões Aduaneiras na América Latina, onde serão analisadas as matrizes tributarias dos países do subcontinente e tópicos do direito aduaneiro. Por fim, vale a pena mencionar que os projetos e a criação do grupo estarão em sinergia com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPG-DIR) da UCB e contará com o envolvimento discente e docente, de distintas áreas, da UCB e de outras instituições de pesquisa (nacionais e internacionais).Palavras-chave: América Latina; Memória; Constitucionalismo Latino-Americano; Integração Regional; TributaçãoeDireito.
      Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Políticas Públicas e o Processo de Onguização: as relações entre Estado, Sociedade Civil e Movimentos Sociais Feministas e LGBTQIA+
      O projeto trata da relação entre Estado, Sociedade Civil e Movimentos Sociais, dedicando-se mais especificamente ao processo de ONGuização do Estado e dos Movimentos Sociais. Analisar o impacto desse processo no próprio Estado, na geração, implementação e gestão de políticas públicas no campo dos direitos humanos, na sociedade civil e nos movimentos sociais, sendo o foco do estudo as ações voltadas às mulheres e à população LGBTQIA+. A pesquisa contribui ao entendimento de processos de captura/autonomia do Estado e dos Movimentos Sociais pelo capital e por interesses privados que incidem na ação pública para a resolução de problemas que afetam a sociedade. A questão que se põem refere-se a como essas organizações ocupam espaço na administração pública e como suas ações impactam na esfera pública, bem como ao modo como a terceirização do Estado impacta na produção e implementação de políticas públicas e sociais para mulheres e população LGBTQIA+. O projeto se mostra relevante pelo fato de abrir um espaço importante para a produção de conhecimento acerca das relações entre Estado, Sociedade Civil e Movimentos Sociais e o papel das ONGs nas transformações das mesmas e nas reestruturações identitárias e políticas dos múltiplos atores coletivos implicados nesses processos. Metodologicamente faremos entrevistas semiestruturadas com gestores públicos no campo dos direitos humanos no âmbito federal; com lideranças de movimentos sociais e organizações sociais no âmbito local tendo como foco as cidades de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e de Vitória. Trataremos documentos e diretrizes e alocações de recursos no âmbito federal e documentos e diretrizes das organizações da sociedade civil e dos movimentos sociais na tentativa de saber como surgem sinergias e debilidades derivadas da ONGuização do Estado e dos movimentos sociais no tocante a formulação e implementação de políticas públicas no campo dos direitos humanos.
      Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Grupo de trabalho - China y mapa del poder mundial
      Grupo de trabalho voltado aos estudos sobre aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais da China contemporânea e de suas relações com a América Latina. A equipe conta com 39 pesquisadores de 16 países. Site:https://www.clacso.org/grupos-de-trabajo/grupos-de-trabajo-2019-2022/?pag=detalle&refe=3&ficha=1861
      Período: 2019 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos - EACH/USP - PRCEU
      Com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, o curso está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a partir da Agenda 2030. Oferecido na modalidade extensão, este projeto ?Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos? visa oportunizar espaços de formação e ampliar o debate com lideranças comunitárias e público em geral, em um mundo no qual se verifica um alarmante crescimento do preconceito e da discriminação de grupos em posições minoritárias. Tratar dessa realidade é afrontar as condicionantes psicológicas, políticas, sociais, culturais, geopolíticas, interseccionais e estruturais dentro das múltiplas problemáticas contemporâneas. Sob a coordenação dos professores Alessandro Soares da Silva (EACH-USP) e Dennis de Oliveira (ECA-USP) será aberto e gratuito ao público em geral, priorizando a formação de lideranças comunitárias. Com duração de 6 meses, prevê uma carga horária de 160 horas, com aulas que acontecerão aos sábados, a partir do dia 5 de fevereiro de 2022.
      Período: 2021 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • Centro de Estudos sobre Justiça, Tributação e Economia
      Trata-se de proposta de criação de Centro de Pesquisas que tem por escopo estudar as relações entre a Justiça, a Tributação e a Economia. Num primeiro momento, o objetivo é consolidar a formação teórica dos pesquisadores nos temas básicos para o desenvolvimento do projeto. Portanto, aqui haverá o aprofundamento do estudo nos temas relacionados às teorias da justiça e às teorias econômicas e sua aplicação pelo legislador tributário em sentido amplo, ou seja, pelo Legislativo, pelo Executivo e pelo Judiciário, quando do estabelecimento dos enunciados prescritivos que formam a base axiomática do sistema tributário brasileiro. Neste momento, o principal objetivo será a produção de material bibliográfico com densidade teórica suficiente para orientar novos pesquisadores que ingressem no projeto após o seu início. Esse primeiro período será importante para fins de consolidação do Centro de investigações, acolhimento de novos investigadores (pesquisadores) internos e externos e definição de seu perfil. Após o período de consolidação, serão criados três "observatórios": i) o "observatório do Poder Judiciário"; ii) o "observatório do Poder Executivo"; e iii) o "observatório do Poder Legislativo". O "observatório do Poder Judiciário" acompanhará e analisará as decisões tributárias proferidas pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal. O "observatório do Poder Executivo" acompanhará e analisará as medidas provisórias em matéria tributária editadas. Por fim, o "observatório do Poder Legislativo" acompanhará e analisará todas as propostas de emenda constitucional e os projetos de lei mais relevantes em matéria tributária. Os resultados das pesquisas serão publicizados à comunidade política, jurídica e econômica mediante publicações em periódicos especializados e jornais ou revistas.
      Período: 2018 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Direitos Humanos, Gênero e Epistemologias do Sul
      Este projeto de pesquisa visa descrever e explorar diferentes conceitos que vêm sendo desenvolvidos e problematizados nas ciências sociais na atualidade, são eles: direitos humanos, gênero e epistemologias do sul. Esses conceitos serão trabalhados a partir de referências bibliográficas a serem apresentadas às e aos estudantes, de acordo com os seus interesses e históricos acadêmico e profissional. Um grupo de estudos se constituirá para: a análise conjunta, desenvolvimento de mapas dos conceitos e escrita de artigos aptos a serem submetidos a eventos acadêmicos e publicações em periódicos; bem como para o incentivo e o apoio à elaboração de projetos de pós-graduação stricto ou lato sensu, propiciando um ambiente que possa dar condições de continuidade da carreira acadêmica de seus participantes e/ou de desenvolvimento de suas competências voltadas à carreira profissional. Será feita uma ponte com pesquisadoras e pesquisadores de universidades brasileiras que possuem linhas de pesquisas semelhantes, como a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP), assim como centros de pesquisas internacionais com o intuito promover às e aos participantes uma visão ampla sobre pesquisa e uma vivência em instituições do Ensino Superior reconhecidas, oferecendo, dessa forma, a troca de saberes. A pesquisa se justifica por criar condições para o desenvolvimento de um arcabouço de conhecimentos que ao estarem disponíveis, organizados e podendo ser consultados a qualquer momento, permitirá a realização, mais bem fundamentada conceitualmente, consistente em termos acadêmicos e científicos, de projetos de extensão e de pesquisa, bem como a prática do próprio ensino na instituição, considerando que os conceitos trabalhados são inerentes a várias disciplinas, no Centro Universitário Senac ? Santo Amaro, ampliando o impacto de resultados e se configurando, desta forma, em uma pesquisa aplicada.
      Período: 2020 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Museus, Patrimônio e Memória
      O presente projeto tem como finalidade criar um ciclo de encontros e visitas técnicas junto aos museus da cidade de São Paulo com o intuito de divulgar discussões e as exposições artísticas e culturais com a temática de direitos humanos. O objetivo da jornada pretende de estimular a integração das diversas áreas de conhecimento atuantes no Centro Universitário Senac, abrindo espaço para a troca de experiências com os espaços de memória na nossa cidade. Em especial, inicialmente, está previsto a formulação de 6 (seis) visitas técnicas em museus que desenvolverão atividades, em 2020, sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948. Entre os espaços a serem contemplados, vale mencionar o Memorial do Imigrante, o Memorial da Resistência, o Museu Afro Brasil, o Museu da Diversidade Sexual, o Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e entre outros espaços da memória na cidade de São Paulo ? SP. O projeto, dessa forma, almeja estimular a produção discente, sob o olhar dos direitos humanos, visando à interação entre pesquisa, ensino e extensão com a comunidade interna e externa do Senac, sobretudo, via participação e conhecimento dos espaços de patrimônio em nosso município. Por fim, com as contribuições recebidas dos museus, a jornada se dispõe a debater temas relacionados à esfera dos direitos humanos trazendo os representantes desses museus ao Centro Universitário SENAC ? Santo Amaro.
      Período: 2020 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • Programa Diálogos pela Alteridade
      Diálogos pela alteridade nomeia o programa desenvolvido, conjuntamente, pela Biblioteca Centro Universitário Senac ? Campus Santo Amaro e pelo corpo docente da disciplina Ética, Cidadania e Sustentabilidade, com três propósitos, a saber, colaborar para o papel cultural da Biblioteca, configurar um espaço de expressão da comunidade acadêmica quanto às questões políticas implicadas no escopo da disciplina e viabilizar uma agenda regular de encontros, especialmente, com alunos. Essa parceria consiste no desenvolvimento de atividades voltadas à promoção dos direitos humanos, como parte do plano de ação institucional desenvolvido no âmbito do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos.
      Período: 2017 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: ENSINO
    • Cine Debate - Direitos Humanos
      O Cine Debate procura estabelecer projeções e discussões na área dos direitos humanos. Os filmes projetados vão em direção ao atendimento do Pacto Universitário dos Direitos Humanos, Diversidade e Cultura da Paz promovendo uma reflexão sobre alteridade, respeito, relações étnico-raciais, o papel da democracia e, sobretudo, a valorização da pluralidade num ambiente acadêmico-escolar.
      Período: 2017 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: ENSINO
    • Programa Transformando VIdas
      O projeto Transformando Vidas tem como objetivo propiciar a inclusão socioeducativa de discentes do ?Programa Bolsa Social? por meio de atividades vinculadas às áreas de Direitos Humanos, Sustentabilidade e Educação no Futuro.
      Período: 2017 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
    • A efemeridade docente no século XXI: a importância da dimensão humana nos processos de ensino e aprendizagem
      O presente projeto de pesquisa pretende mapear as decorrências e transformações em curso no âmbito do ensino superior, categorizar e apresentar o papel da dimensão humana nos processos de ensino e aprendizagem, bem como, propor por meio desta evidenciação, ações político-administrativas que contribuam para o aperfeiçoamento, valoração e manutenção do capital intelectual oriundo da dimensão docente nas instituições de ensino superior.
      Período: 2020 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Santo Amaro: história social, relações interétnicas e equipamentos sócio culturais - convivência(s) em construção
      Este projeto de extensão visa contribuir para a recuperação da história social da região de Santo Amaro, demarcando significativamente espaços físicos que contenham registros (cultura material e imaterial) das histórias das etnias presentes na formação sul do município de São Paulo. Sendo um projeto que contém uma proposta interdisciplinar, utilizará de diferentes abordagens para captar a interação cultural do passado. Passado, que presente nos equipamentos públicos (comerciais e culturais), será resgatado através do olhar etnográfico . Esse olhar será contemplado com a criação de um Mapa bem como de um Roteiro Cultural da região. Este servirá tanto ao Centro Universitário Senac (em atividades de integração com os alunos docentes e funcionários de intercâmbio) quanto à comunidade santamarense. Esta será presenteada com o desvelamento de parte da história de sua formação social e de seus equipamentos culturais. .Entendemos que essa visibilidade poderá propiciar a região um maior dinamismo cultural e comercial . Para que esses objetivos sejam atingidos, orientaremos e envolveremos os alunos em múltiplas atividades e tarefas. Estas contemplarão abordagens ligadas à metodologias ativas (com sala de aula invertida a partir de roda de conversa, aulas dialógicas , debate a partir de materiais selecionados ) ; atividades de pesquisa (entrevista e observação); visitas técnicas ao centro histórico de Santo Amaro e a locais culturais , comerciais e de convivência ( a ser descoberto e explorado , durante a primeira etapa da pesquisa) . Desenvolveremos assim competências e habilidades para o futuro pessoal e profissional de nossos alunos. Serão produtos deste projeto de extensão a criação e entrega de um roteiro , de um mapa cultural da região , um folheto ( livreto ) contendo a história social da região , disponibilizado ¨on line¨ , em formato digital, bem como um protótipo de um aplicativo para acesso à esses produtos . Ao final do projeto será elaborado um artigo científico.
      Período: 2019 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • Gênero, memória, subjetividades, cultura material e cultura imaterial
      Este projeto de pesquisa visa revelar diferentes enfoques de autores sobre os seguintes conceitos: gênero, memória, subjetividades, cultura material e cultura imaterial. Estes enfoques serão trabalhados a partir de referências bibliográficas a serem apresentadas aos alunos, de acordo com os seus interesses e históricos acadêmico e profissional. Um grupo de estudos se constituirá para: a análise conjunta, desenvolvimento de mapas conceituais com categorias definidas e escrita de artigos aptos a serem submetidos a eventos acadêmicos e publicações em periódicos; bem como para o incentivo e o apoio à elaboração de projetos de pós-graduação stricto ou lato sensu, propiciando um ambiente que possa dar condições de continuidade da carreira acadêmica de seus participantes e/ou de desenvolvimento de competências voltadas a carreira profissional desses alunos. Será feita uma ponte com pesquisadores de universidades brasileiras que possuem linhas de pesquisas semelhantes, como a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP) com o intuito promover aos alunos participantes a vivência em instituições do Ensino Superior reconhecidas no país, bem como a troca de saberes. A pesquisa se justifica por criar condições para o desenvolvimento de um arcabouço de conhecimentos que ao estarem disponíveis, organizados e podendo ser consultados a qualquer momento, permitirá a realização, mais bem fundamentada conceitualmente, consistente em termos acadêmicos e científicos, de projetos de extensão e de pesquisa, bem como a prática do próprio ensino na instituição, considerando que os conceitos trabalhados são inerentes a várias disciplinas, no Centro Universitário Senac - Santo Amaro, ampliando o impacto de resultados e se configurando, desta forma, em uma pesquisa aplicada.
      Período: 2019 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • 70 anos da declaração universal dos direitos humanos
      O presente projeto tem como finalidade criar um ciclo de encontros e visitas técnicas junto aos museus da cidade de São Paulo com o intuito de divulgar as discussões sobre os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos ‐ DUDH. O objetivo da jornada pretende de estimular a integração das diversas áreas de conhecimento atuantes no Centro Universitário Senac, abrindo espaço para a troca de experiências com os espaços de memória na nossa cidade. Em especial, inicialmente, está previsto a formulação de 4 (quatro) visitas técnicas em museus que desenvolverão atividades, em 2018, sobre as sete décadas da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, entre eles: o Memorial do Imigrante, o Memorial da Resistência, o Museu Afro Brasil e o Museu da Diversidade Sexual. O projeto, dessa forma, almeja estimular a produção discente, sob o olhar dos direitos humanos, visando à interação entre pesquisa, ensino e extensão com a comunidade interna e externa do Senac, sobretudo, via participação e conhecimento dos espaços de memória em nosso município. Por fim, com as contribuições recebidas dos museus, a jornada se dispõe a debater temas relacionados à esfera dos direitos humanos.
      Período: 2018 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • Cátedra José Bonifácio (CIBA/USP) - Ciudadanía, Liderazgo y Democracia en América Latina
      A Cátedra José Bonifácio foi anunciada oficialmente em 18 de dezembro de 2012, em sessão do Conselho Universitário, e sua criação institucionalizada em 18 de março de 2013, através da Portaria GR-6098, do Reitor da Universidade de São Paulo. De iniciativa do Centro Ibero-americano e gerenciada por esse núcleo de apoio à pesquisa, que se encontra vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e ao Instituto de Relações Internacionais, a Cátedra José Bonifácio foi instituída com a finalidade de estimular, através da contribuição de convidados estrangeiros ilustres, a geração, assim como a disseminação de conhecimento sobre a Ibero-América, inclusive por meio do incremento do relacionamento da Universidade de São Paulo com a comunidade acadêmica ibero-americana. A recém instituída cátedra, homenageia o Patriarca de Independência do Brasil, José Bonifácio de Andrada e Silva. Acadêmico de vocação e homem público notável, a personalidade de José Bonifácio é ilustrativa, na sua abrangência, da intenção de se integrar a experiência de lideranças sociais aos processos educacionais e de pesquisa próprio do ambiente universitário, com vistas à produção de subsídios que concorram para a constante melhoria das condições de vida dos povos da região. À guisa de prestar o reconhecimento condizente ao seu valor histórico, o CIBA tem a honra de conceder à sua primeira cátedra a denominação honorífica José Bonifácio. A atual catedrática, Laura Chinchilla Miranda ? ex-presidente da República de Costa Rica (2010 - 2014) e ex-presidente da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos - CELAC (2014) ?, desenvolverá programa de pesquisa relacionado ao tema: Cidadania, Liderança e Democracia na América Latina / Ciudadanía, Liderazgo y Democracia en América Latina, a ser percorrido durante ano de 2018.
      Período: 2018 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Estado, Classe, Cidadania e Questão Nacional em Movimentos Anti-sistêmicos na América Latina Contemporânea.
      A produção brasileira em Ciência Política e Relações Internacionais padece, no geral, de duas graves limitações que bloqueiam o estudo de importantes processos políticos em curso na America Latina (para nos restringirmos a esta região). Em primeiro lugar, é, no geral, muito desatenta para corn as determinações que o processo de transnacionalização do capitalismo imprime às relações constitutivas das formações sociais dependentes. Em segundo lugar, ao assumir uma perspectiva fortemente institucionalista, encerrou a torrente de estudos sobre democracia quando considerou que os processos de reengenharia institucional liberal-democrática estavam consolidados. O objetivo desta investigação é contribuir para o desenvolvimento: 1) de uma teoria mais geral sobre as relações entre ideologia e poder político; 2) da análise destas relações na atual fase de transnacionalizacão do capitalismo; 3) a partir de 1 e 2, examinar as relações entre questões nacionais, modelos de democracia e movimentos (inclusive governos) que se pretendem anti-sistêmicos na América Latina..
      Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Humanas :: Ciência Política :: ::
    • Ciências Humanas :: Ciência Política :: Movimentos Sociais ::
    • Ciências Humanas :: Ciência Política :: RELAÇÕES INTERNACIONAIS ::
    • Ciências Humanas :: História :: Antropologia ::
    • Ciências Humanas :: História :: História da América ::
    • Ciências Humanas :: Sociologia :: ::

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
    • Francês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
    • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182020202220232024Total
    Banca Julgadora para Concurso Público000000011
    Participação em Banca de Exame de Qualificação000000808
    Participação em Banca de Graduação14665670044
    Participação em Banca de Mestrado000001405
    Total146656812158

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019202020222023Total
    Participação em Congresso3003611620
    Participação em Encontro511001008
    Participação em Exposição101000002
    Participação em Oficina0068000014
    Participação em Seminário211100016
    Participação em Simpósio001010002
    Total1121012721752

    Orientação

    Tipo de Produção2016201720182020202220232024Total
    Orientação em Andamento de Iniciação Científica00000404
    Orientação em Andamento de Mestrado00000257
    Orientações Concluídas para Mestrado000005813
    Outras Orientações Concluídas2547458071
    Total254745191395

    Prêmios

    Tipo de Produção2020Total
    Prêmios11
    Total11

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
    Apresentação de Trabalho601246013124
    Artigo Aceito para Publicação00000000101
    Artigo Publicado510101281019
    Capitulo de Livro Publicado00002102005
    Curso de Curta Duração Ministrado00000021003
    Editoração00000002002
    Livro Publicado ou Organizado00000013105
    Organização de Evento1067106005035
    Outras Participações em Eventos e Congressos00130300007
    Outras Produções Bibliográfica00000100001
    Programa de Rádio ou TV1100223326038
    Texto em Jornal ou Revista623010300116
    Trabalho em Eventos310221002011
    Total225111521211120392167

    Produção Técnica

    Tipo de Produção2023Total
    Prefacio Posfacio11
    Total11