This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Cláudia Cristina Fukuda
Citações | FUKUDA, C. C.;FUKUDA, CLÁUDIA CRISTINA;Cristina Fukuda, Claudia;CRISTINA FUKUDA, CLÁUDIA;FUKUDA, CLAUDIA CRISTINA |
Curso/Programa | Psicologia - Stricto Sensu |
Titulação | Pós-Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Psicologia |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 2017 a 2018 - Universidade do Porto
- Doutorado - Periodo: 1998 a 2003 - Psicologia
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 1995 a 1997 - Psicologia
Universidade de Brasília - Especialização - Periodo: 1994 a 1995 - Psicometria
Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 1986 a 1992 - Psicologia
Universidade de Brasília
Atuação Profissional
- Associação Educativa de Brasília- / Periodo: 1997 a 1998
- Centro de Seleção e de Promoção de Eventos- / Periodo: 1998 a 1998
- Federação Nacional das APAES- / Periodo: 2022 a atual
- Frontiers in Psychology (1664--107)- / Periodo: 2022 a atual
- Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2022 a atual
- Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe- / Periodo: 2015 a 2015
- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacional- / Periodo: 1997 a 1999
- Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)- / Periodo: 2008 a 2008
- Revista Brasileira de Ciência e Movimento- / Periodo: 2011 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1999 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1996 a 1996
Linha de Pesquisa
- Adolescência, bem-estar e saúde mental
- Cultura Contemporânea e Relações Humanas
- Desenvolvimento Humano em Contextos Familiares e Educacionais
- Psicologia Positiva
Projetos de Pesquisa
- Discriminação e exclusão: estudos sobre diversidades e desigualdade social
Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Orientação de vida, afetos positivos e florescimento em tempos de pandemia
O projeto tem como objetivo verificar a relação entre orientação de vida, afetos positivos e florescimento e a presença de sintomas de transtorno mentais em pessoas que tiveram suas vidas impactadas pela pandemia de COVID-19. É desenvolvido em parceria com pesquisadores da UCB, UNB e UERJ.
Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Psicologia Positiva aplicada a contextos familiares, escolares e organizacionais
O objetivo geral desta pesquisa é investigar a aplicação dos construtos da Psicologia Positiva em diferentes contextos, incluindo organizações, trabalho, família e educação.Especificamente buscar-se-á: a) Elaborar e/ou adaptar escalas de medida de construtos positivos; b) Verificar a validade e fidedignidade das escalas para amostras brasileiras c) Identificar fatores pessoais e contextuais associados aos construtos positivos.
Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Repercussões na fratria de um irmão/irmã com deficiência intelectual e múltipla: estrutura e dinâmica familiar
O objetivo da presente pesquisa é produzir conhecimento a respeito das repercussões nos irmãos de um entre eles ser portador de deficiência intelectual e múltipla no contexto da estrutura e dinâmica familiar. Os resultados contribuirão para aprofundar o conhecimento sobre os familiares vinculados ao portador de deficiência, subsidiar as futuras intervenções junto a grupos de irmãos e a construção de modelos de comunicação participativa, dialógica junto a fratria
Período: 2022 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Repercussões das crenças, valores e atitudes sobre inclusão no processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência na escola
O objetivo da presente pesquisa é analisar as repercussões do macrocontexto, enquanto barreiras atitudinais no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência em escolas públicas do DF. Espera-se ao final do projeto contribuir com informações relevantes sobre o macrocontexto da inclusão escolar de estudantes com deficiência e com o desenvolvimento de procedimentos que minimizem os efeitos negativos e maximizem os efeitos positivos desse contexto no desenvolvimento desses estudantes.
Período: 2017 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Ensino de pré-requisitos para leitura e escrita com deficientes intelectuais: efeito sobre a aprendizagem de leitura
Período: 2018 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Adaptação e validação de instrumentos para avaliação de intervenções psicoterapêuticas e psicossociais
O objetivo do presente projeto é verificar evidências de validade de dois instrumentos medida, o Clinical Outcomes in Routine Evaluation-Outcome Measure [CORE-OM] e o Revised Spontaneity Assessment Inventory [SAI-R], utilizados para avaliar mudanças nos usuários de serviços de psicoterapia que permitam identificar evidências da eficiência dos processos psicoterapêuticos
Período: 2015 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Guarda compartilhada de crianças e adolescentes: impactos nas famílias e em suas relações com a escola
Período: 2016 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Validação de um procedimento de avaliação de intervenções psicoterapêuticas e psicossociais - VAIPP
Período: 2013 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Crianças e adolescentes em acolhimento institucional no DF: estudo das condições familiares, institucionais e sociais
Período: 2011 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Desmascarando o preconceito: a descrição comportamental e o estudo das vivencias de estigmatização, discriminação e preconceito em escolas do DF
Coordenação do projeto financiado pela Universidade Católica de Brasília, via edital 1/2011. Tem como objetivo descrever as formas de expressão da estigmatização, discriminação e preconceito em escolas do DF e seu impacto nas vivências dos diversos atores que compõem o cenário escolar.
Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Concepções de saúde mental e percepções do serviço na perspectiva de jovens e seus familiares
Este estudo visa investigar a temática da saúde mental a partir da perspectiva dos adolescentes e de suas famílias. É proposto conhecer os conceitos e as percepções acerca da saúde emntal e dos serviços direcionados a este setor visando a identificação sobre como ocorre e quais os processos de construção dos conceito de saúde mental e a acessibilidade ao serviço considerando-se a cultura, a rede de apoio e contextos ecológicos, uma vez que busca compreender o conceito de saúde e doença nas interações sócio-culturais. Busca-se, também, a compreensão de mitos e preconceitos exitentes entre os participantes sobre as temáticas abordadas, salientando-se a identificação de barreiras ideológicas e estruturais no uso de serviços por parte dos jovens. O estudo se efetivará em três capitais brasileiras: Brasília, Porto Alegre e Fortaleza e consta com a participação de 900 jovens e seus familiares, divididos em três diferentes grupos: 100 adolescentes de escolas públicas por capital, 100 adolescentes usuários de serviços de saúde mental por capital e 100 adolescentes de escolas particulares. A amostra de familiares também deve alcançar o número de 900 participantes, sendo estes os responsáveis pelos adolescentes das amostras anteriormente citadas. A faixa etária dos jovens irá variar entre 12 e 17 anos.
Período: 2008 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Juventude Brasileira
Esta é uma pesquisa nacional, desenvolvida sob coordenação geral da Profa. Dra. Sílvia Helena Koller da UFRGS e com coleta de dados em diferentes capitais brasileiras. O objetivo do estudo é, através de dados coletados por questionários junto a adolescentes em idade entre 12 e 18 anos que vivem em regiões de baixo IDH, mapear fatores de risco e de proteção no desenvolvimento destes jovens, enfatizando o papel da família, da escola e da comunidade. As teorias de sustentação da pesquisa são a Teoria dos Sistemas Ecológicos e a Psicologia Positiva.
Período: 2007 - 2008 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Religiosidade e Atitude diante da Morte em Idosos - RAMI
Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Fundamentos e Medidas da Psicologia :: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Fundamentos e Medidas da Psicologia :: Técnicas de Processamento Estatístico, Matemático e Computacional em Psicologia
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano :: Desenvolvimento Social e da Personalidade
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Desenvolvimento Humano :: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Social ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: POUCO
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2022 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Participação em Banca de Doutorado | 8 | 0 | 1 | 0 | 1 | 1 | 3 | 0 | 14 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 13 | 2 | 7 | 1 | 3 | 3 | 1 | 0 | 30 |
Participação em Banca de Graduação | 18 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 19 |
Participação em Banca de Mestrado | 29 | 1 | 1 | 1 | 1 | 3 | 2 | 0 | 38 |
Total | 68 | 3 | 9 | 2 | 6 | 7 | 6 | 1 | 102 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2020 | 2022 | Total |
---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 10 | 0 | 1 | 11 |
Participação em Encontro | 3 | 0 | 0 | 3 |
Participação em Oficina | 1 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Seminário | 8 | 0 | 0 | 8 |
Participação em Simpósio | 2 | 1 | 0 | 3 |
Total | 24 | 1 | 1 | 26 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Doutorado | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 | 0 | 3 | 5 |
Orientação em Andamento de Iniciação Científica | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Orientação em Andamento de Mestrado | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 5 |
Orientações Concluídas para Doutorado | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 2 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 12 | 1 | 3 | 2 | 3 | 2 | 2 | 0 | 25 |
Outras Orientações Concluídas | 20 | 1 | 0 | 8 | 3 | 1 | 0 | 1 | 34 |
Total | 35 | 2 | 4 | 11 | 6 | 4 | 4 | 6 | 72 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 22 | 2 | 3 | 2 | 4 | 4 | 0 | 2 | 3 | 0 | 42 |
Artigo Publicado | 9 | 2 | 3 | 1 | 0 | 4 | 3 | 1 | 3 | 1 | 27 |
Capitulo de Livro Publicado | 7 | 1 | 0 | 1 | 1 | 1 | 0 | 2 | 0 | 0 | 13 |
Livro Publicado ou Organizado | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Organização de Evento | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Outras Bancas Julgadoras | 4 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 5 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Programa de Rádio ou TV | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Relatório de Pesquisa | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Trabalho em Eventos | 20 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 20 |
Total | 69 | 5 | 6 | 5 | 5 | 11 | 3 | 5 | 6 | 1 | 116 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2022 | Total |
---|---|---|---|
Outra Produção Técnica | 1 | 0 | 1 |
Trabalho Técnico | 5 | 1 | 6 |
Total | 6 | 1 | 7 |