Geraldo Caliman

CitaçõesCALIMAN, G.;CALIMAN, Geraldo
Curso/ProgramaEducação - Stricto Sensu
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2020 a atual - Università Pontificia Salesiana
  • Pós-Doutorado - Periodo: 1999 a 2000 - Università Pontificia Salesiana
  • Doutorado - Periodo: 1991 a 1995 - Educação
    Università Pontificia Salesiana
  • Mestrado - Periodo: 1988 a 1990 - Pedagogia Social
    Università Pontificia Salesiana
  • Especialização - Periodo: 1973 a 1976 - Filosofia
    Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 1989 a 1990 - Inglês
    Callan Method Organisation
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 1988 a 1988 - Lingua Italiana
    Università Pontificia Salesiana
  • Graduação - Periodo: 1979 a 1982 - Teologia
    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Graduação - Periodo: 1973 a 1976 - Pedagogia
    Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciencias e Letras

Atuação Profissional

  • ALTERIDAD: REVISTA DE CIENCIAS HUMANAS, SOCIALES Y EDUCACIÓN- / Periodo: 2017 a atual
  • CENTRO UNIVERSITARIO CATOLICA DO TOCANTINS- / Periodo: 2009 a 2012
  • ChildFund Brazil- / Periodo: 2012 a atual
  • Coleção Juventude Educação e Sociedade- / Periodo: 2013 a atual
  • Conferência das Inspetorias Salesianas do Brasil- / Periodo: 2010 a 2012
  • Faculdade Salesiana de Vitoria- / Periodo: 2002 a 2004
  • Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião (Online)- / Periodo: 2012 a atual
  • Instituto de Estudos Superiores de Fafe- / Periodo: 2021 a atual
  • Instituto Santo Tomás de Aquino- / Periodo: 2004 a 2004
  • Instituto Santo Tomás de Aquino- / Periodo: 2003 a 2003
  • Orientamenti Pedagogici Rivista Internazionale di Scienze dell`Educazione- / Periodo: 2007 a 2014
  • Pedagogía Social Revista Interuniversitaria- / Periodo: 2012 a atual
  • Psicoperspectivas (Online): Individuo y Sociedad- / Periodo: 2012 a atual
  • Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação- / Periodo: 2021 a atual
  • Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP- / Periodo: 2015 a atual
  • Revista de Ciências da Educação (Aparecida)- / Periodo: 2010 a atual
  • Revista de Educação ANEC- / Periodo: 2017 a atual
  • Revista Eletrônica de Educação (São Carlos)- / Periodo: 2013 a atual
  • Universidade Aberta do Brasil- / Periodo: 2015 a 2015
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2011 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2009 a 2011
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a 2008
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2005 a 2008
  • Universidade Portucalense Infante D. Henrique- / Periodo: 2018 a atual
  • Università Pontificia Salesiana- / Periodo: 2004 a 2004
  • Università Pontificia Salesiana- / Periodo: 2003 a 2003
  • Università Pontificia Salesiana- / Periodo: 2002 a 2003
  • Università Pontificia Salesiana- / Periodo: 1995 a 2002

Linha de Pesquisa

  • Atendimento social e educativo à Infância e à Adolescência
  • Dinâmica Curricular e Ensino-Aprendizagem
  • Educação, Juventude e Sociedade
  • Formação Profissional para Juventude marginalizada
  • Marginalização e Formação Profissional
  • Menor e Trabalho
  • Resiliência
  • Trabalho e Toxicodependência

Projetos de Pesquisa

  • Impactos do uso e da dependência de mídias sociais sobre o bem-estar e o cyberbullying entre adolescentes
    As tecnologias têm impactos profundos na sociedade, na economia e na cultura. Durante e após a pandemia de COVID-19, a utilização de tecnologias de informação aumentou significativamente. Isto é particularmente grave para os adolescentes devido à dependência da Internet e ao cyberbullying. Este último, após as pandemias, acumulou-se com o bullying presencial nas escolas, com maior impacto nas vítimas, testemunhas e agressores. Os suicídios têm tido consequências extremas desde a investigação pioneira de Olweus na Noruega. Como o Brasil e Portugal apresentam relações problemáticas dos adolescentes com as tecnologias e o cyberbullying, a Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade adotou um projeto elaborado pelo professor Aleksander Veraksa para obter dados científicos sobre essas questões. Planejamos aplicar o questionário a alunos de ambos os países, coletando dados em pelo menos uma escola de nível socioeconômico mais baixo, e em pelo menos uma escola de alunos de nível socioeconômico mais elevado, buscando um número mínimo de respondentes do sexo masculino e feminino, bem como aqueles na adolescência inicial (13-15 anos) e no final da adolescência (16-18). Utilizaremos no Brasil um índice socioeconômico para escolas públicas, elaborado oficialmente. Os resultados serão analisados com base na psicologia, que orientou o instrumento, e também na sociologia da educação, visando recomendações sobre políticas públicas educacionais. Portugal e Brasil usam a mesma língua, o português, e têm muitas raízes culturais comuns.
    Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Caracterização do Processo de Inclusão/Exclusão de Jovens Universitários da Rede IUS
    A investigação pretende sistematizar a percepção do fenômeno da exclusão/inclusão social por parte de estudantes universitários de ambos os sexos, entre 18 e 24 anos em 5 Universidades da rede IUS (UCSH/CHILE, UPS/ECUADOR, UCB/BRASIL, USB/BOLIVIA e UDB/EL SALVADOR). A proposta encontra relevância teórica na medida em que busca dar fundamento empírico a uma leitura particular da inclusão/exclusão, a partir de uma perspectiva claramente multidimensional à compreensão do fenômeno. Constitui-se, além do mais, como um aporte à construção local de conhecimento sobre o tema da exclusão social. Para tanto busca-se analisar a exclusão/inclusão a partir de um grupo que vivencia o paradoxo de ser uma coletividade, os jovens universitários, que, a partir da variável etária encontra-se estruturalmente excluído, e sobre o qual se depositam as ?esperanças sociais? de continuidade, mudança e transformação. As questões que motivam a pesquisa referem-se ao avançar da compreensão das manifestações da inclusão/exclusão na juventude brasileira através de um modelo que contemple os âmbitos e níveis de exclusão/inclusão propostos. Para analisar o fenômeno, o modelo teórico que se propõe funciona em dois vetores: por um lado contempla em paralelo as três dimensões descritas para a exclusão social (politica, econômica e cultural); porem agrega a ideia de que nessas dimensões é possível apreciar manifestações estruturais, intergrupais e subjetivas da exclusão. O objetivo geral do projeto é o de compreender as continuidades e descontinuidades entre as dimensões estruturais e subjetivas do fenômeno de inclusão/exclusão, nos âmbitos politico, econômico e cultural de jovens universitários brasileiros e latino-americanos entre 18 e 24 anos. A metodologia da pesquisa será mista, contendo elementos qualitativos, de análise social do discurso e análise documental; e quantitativos próprios da construção de um instrumento psicométrico. Para a colheita de dados serão utilizadas inicialmente entrevistas abertas com jovens de diversos cursos; seguem-se grupos focais por cursos. Segue-se uma análise social do discurso. A segunda parte, quantitativa, constará da elaboração de um questionário e apresentação de resultados. Espera-se, como resultado, a constituição de uma rede temática sobre inclusão/exclusão juvenil no âmbito educativo na Rede IUS; A sistematização de uma escala de percepção da exclusão e inclusão social entre os jovens universitários; construção de um instrumento de medição de tal percepção no mundo universitário.
    Período: 2017 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Violência escolar em ambiente universitário entre Brasília e Roma: interpretações e promoção de culturas de paz
    O estudo parte de algumas hipóteses sobre a violência nas escolas e de suas manifestações em diversas categorias. São utilizadas categorias interpretativas inspiradas em paradigmas sociológicos, que nos permitem uma leitura dos condicionantes externos da violência (em perspectiva estrutural) como também daqueles que se encontram presentes nas atitudes, valores e crenças, no quotidiano das pessoas (perspectiva cultural). Uma leitura em perspectiva estrutural delinea algumas teorias ligadas à socialização e integração social, à ecologia urbana, à desorganização social do território e à aceleração dos processos de mudança social, como de industrialização e de modernização. É uma interpretação que contempla os condicionamentos externos em nível macro social geradores de mal-estar social e de reações de tipo marginalizante e violento. Uma leitura em perspectiva cultural mostra como ocorrem certas dinâmicas da criação e transmissão de valores, atitudes, crenças a nível micro social e na relacional na vida quotidiana. São analisados potenciais geradores de violência como a percepção das desvantagens alimentadas pelo sentimento de privação relativa, de desigualdade social e pelos fatores de risco externos e internos aos sujeitos. Objetivo da pesquisa é de identificar as matrizes estruturais e culturais mais incidentes na geração da violência no meio universitário, segundo a percepção de alunos e docentes de uma IES de Brasília. Os objetivos especificos estão orientados à compreensão das manifestações de violência percebidas no meio univesitário; na identificação de possíveis razões que levam a utilizar-se de expressões violentas; e na projeção de práticas e de processos educativos voltados à prevenção da violência entre os estudantes. A metodologia prevê aplicações de questionários para gestores; de grupos focais para estudantes universitários; e num segundo momento a construção de questionário para um maior numero de estudantes. Espera-se que os resultados manifestem a prevalência dos fatores culturais sobre os estruturais, abrindo espaços para a atuação da educação para a convivência, a cidadania e a construção de culturas de paz.
    Período: 2020 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Juventude Universitária e Direitos Humanos
    O tema do presente projeto está voltado para a percepção dos direitos humanos por parte de estudantes do ensino superior e sua educação em Direitos Humanos. O problema que focalizamos e que inspira nossa pesquisa volta-se sobretudo a algumas perguntas sobre a efetividade da formação em direitos humanos: em um momento crítico de nossa história grupos humanos, em especial as camadas juvenis, se orientam por um sistema de ensino dirigido quase que exclusivamente para o domínio competitivo dos conhecimentos e técnicas: nos perguntamos sobre a sensibilidade dos mesmos com relação aos valores, à ética, à justiça e à convivência humana. Existem tendências de arrefecimento das noções como os de justiça, direitos, igualdade social? Tais conteúdos encontram-se presentes no processo formativo dos estudantes universitários? Os objetivos estão voltados para: a análise de opiniões, percepções e atitudes que se destacam na fala de alunos da educação superior, a respeito dos direitos humanos, da democracia, da justiça, do direito à educação democrática de qualidade; verificar, nos documentos relativos à formação dos alunos da UCB (PPPs e Planos de aula) conteúdos que são eventualmente viabilizados para a informação e educação em direitos humanos. Como marco teórico o projeto se baseia em contribuições de Estevão (2012), Tamayo (2011), Mannheim (1993), Cicchelli (2011). A metodologia prevê uma etapa exploratória, de natureza qualitativa, utilizando a técnica de grupos focais. Serão aplicados 7 grupos focais. Com base nesta, será elaborado um questionário de aplicação a uma amostra a ser definida. A pesquisa se orienta na abordagem qualitativa referendada nos estudos de Gatti (2005), Barbour (2009), Szymanski (2010), Brandão (2001) entre outros estudos e autores que subsidiam a pesquisa social. Os resultados esperados são a organização de um banco de dados sobre a temática dos direitos humanos e justiça; publicações científicas e acadêmicas com os resultados das investigações; o estabelecimento de rede de pesquisa interinstitucional e plurinacional sobre a temática dos direitos humanos e da justiça.
    Período: 2013 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A Perspectiva Psicossocial da Formação do Professor
    O projeto visa constituir um corpo de conhecimentos sobre o trabalho docente e seus desdobramentos considerando a perspectiva dos sujeitos em situação de formação para a docência na educação básica e promover, no decorrer do Projeto, aproximações e articulações com os distintos referenciais teórico-metodológicos utilizados de modo que ampliem a compreensão da docência na educação básica. Especificamente, há o objetivo de dentificar os elementos constituintes das representações sociais do trabalho do professor que definem sua especificidade; caracterizar a forma como esses elementos se organizam; identificar os processos de ancoragem e objetivação dessas representações; verificar as transformações por que passam as representações no decorrer dos anos freqüentados nos cursos de licenciatura; compreender os processos de negociação de significados, identificando os elementos que contribuem para a manutenção das representações e os que sugerem possibilidades de mudança; analisar as representações dos professores que atuam nas licenciaturas acerca de seu trabalho e sobre os saberes necessários à docência na escola básica, considerando as condições em que esse trabalho se realiza e a experiência dos próprios professores como formadores; Assim, este projeto, cuja coordenação geral é de responsabilidade da Professora Doutora Adelaide Alves Dias da UFPB se reúne em uma rede de pesquisa com os seguintes professores: da PUC/SP: Clarilza Prado de Sousa, Vera Placco, Marli André e Laurinda Ramalho; da UCB: Afonso Celso Tanus Galvão, Geraldo Caliman e Jacira da Silva Câmara; da UFPB: Ana Dorziat Barbosa de Melo, Sonia de Almeida Pimenta, Angela Maria Dias Fernandes e Marileide Maria de Melo.
    Período: 2010 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Processos de Aprendizagem na Extensão Universitária
    Este projeto de pesquisa pretende investigar como a experiência de estudantes que estiveram envolvidos em atividades de extensão foi capaz de produzir um processo de aprendizagem criativo indissociável à pesquisa e ao ensino. Igualmente, pretende investigar como estes estudantes contribuíram para as transformações éticas e políticas desejáveis para a sociedade. A presente pesquisa faz parte da carteira dos projetos institucionais da Universidade Católica de Brasília / UCB, e conta com a parceria da Pontifícia Universidade Católica de Goiás / PUC-Goiás e da Universidade Católica Dom Bosco / UCDB. Esta pesquisa visa confirmar a hipótese de que o ensino, a pesquisa e a extensão realizadas de forma indissociável qualificam os estudantes universitários de forma acadêmica, profissional e social. A metodologia a se utilizada nesse projeto de pesquisa é qualitativa com entrevistas semi-estruturadas e grupos focais a estudantes universitários.
    Período: 2009 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Site de Busca Sócio-Educativa
    Site de Busca Socioeducativa: Uma coleção de sites ligados aos temas da Infância e Adolescência. Como por ex. Ongs, Institutos de Pesquisa, Sites de Obras sociais relevantes, Institutos de fomento à pesquisa etc. Objetivo: Ajudar os estudantes na localização de Institutos de Pesquisa, e experiências ligadas ao estudo, prevenção e promoção da Infância e Juventude.
    Período: 2002 - 2006 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Serviços à Infância e Adolescência na Região Metropolitana d
    O TEIA (Tecnologia e Estudos da Infância e Adolescência) é um núcleo de estudos composto por grupos de pesquisa da FSV com o objetivo de estudar as condições da infância e juventude na realidade capixaba e oferecer a pesquisadores, estudantes, e à comunidade em geral, recursos para o aprofundamento de temas sobre e primeira idade. Para realizar esses objetivos operacionais o TEIA desenvolve atualmente, e por enquanto, seis atividades específicas e relevantes: A pesquisa "Serviços à Infância e à Adolescência na RM de Vitória". O Objetivo é conceber um mapa dos serviços à infância e adolescência que se desenvolvam no âmbito da assistência social, da pedagogia social ou, paralelamente, às atividades formais. O acesso ao Banco de Dados é possível somente na INTRANET. Os diretores da pesquisa (Prof. Dr. Geraldo Caliman e Profa. Fabricia Milanezi) estão preparando um relatório para ser publicado em futuro próximo. Bibliografia comentada sobre a Infância e Adolescência. Disponibilização via internet de informações sobre todos os livros e artigos de revistas voltados a assuntos transversais à Infância e à Adolescência. Traz um resumo e o indice. Constitui-se em instrumento para ajudar os estudantes nas pesquisas. Site de Busca Socioeducativa: Uma coleção de sites ligados aos temas da Infância e Adolescência. Como por ex. Ongs, Institutos de Pesquisa, Sites de Obras sociais relevantes, Institutos de fomento à pesquisa etc. "Ciclo de Palestras" sobre Problemas ligados à Infância e à Adolescência a ser desenvolvido mensalmente com presença de Professores, especialistas e Operadores sociais nos vários âmbitos da problemática social ligada à Infância. Publicação anual de artigos de professores da UNISALES sobre a Infância e Adolescência. Em andamento. Fomento à linha de pesquisa sobre as "Condições da Infância e Adolescência". Varias pesquisas já foram tema de discussão nos jornais de Vitória. Por ex. "Jovens negros na mira do crime", in: A Gazeta, 5 de j
    Período: 2002 - 2005 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Bibliografia comentada sobre a Infância e Adolescência
    Bibliografia comentada sobre a Infância e Adolescência. Disponibilização via internet de informações sobre todos os livros e artigos de revistas voltados a assuntos transversais à Infância e à Adolescência. Traz um resumo e o indice. Constitui-se em instrumento para ajudar os estudantes nas pesquisas. São atualmente mais de quinhentos os artigos e livros cadastrados, resumidos e visibilizados virtualmente no endereço http://teia.salesiano.com.br/cgi-bin/wxis.exe?IsisScript=phl7/041.xis&cipar=phl.cip〈=por
    Período: 2002 - 2005 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: DESENVOLVIMENTO
  • Lavoro non Solo: Lavoratori tossicodipendenti: modelli speri
    Lavoro non solo. Lavoratori tossicodipendenti: modelli sperimentali d?intervento, Milano, Franco Angeli, 2001, pp. 243. O cenário da toxicodependência está mudando radicalmente: com a expansão do mercado das substancias psicoativas (extasy, cocaína e similares...) mudaram contextualmente as tipologias de consumidores, as modalidades de consumo (caracterizado pela poli-assunção) e os danos que tais drogas provocam a nível psico-físico. O principal culpado, todavia, é individuado na fragmentada personalidade dos consumidores, ávidos de qualquer substância em condições de produzir aquela mistura explosiva que funcione como um ?antibiótico? para um não-tempo da quotidianidade, vazia de horizontes projetuais , e um sistema de significado existencial ?desmotivado? e/ou ?alérgico? aos mundos vitais. E enquando, por um lado, o fenomeno permanece até agora submerso e escassamente definível através de dados estatísticos oficiais, por outro, o recurso a tais drogas convive já pacificamente com os ?normais? estilos de vida de faixas etárias e de categorias sociais entre as mais variadas. O que não parece no entanto, transformar-se na mesma velocidade, é o sistema preventivo e curativo circunscrito à toxicodependencia. O processo de recuperação continua ainda sendo enfrentado com os tradicionais programas terapêuticos, os quais, se por um lado conservam uma sua eficácia nos conteúdos e nos valores subjacentes às propostas educativas de referência (no presente caso ao ?Progetto Uomo?), por outro, requerem, para enfrentar a poliédrica malformação da personalidade dos poliassuntores, de renovar urgentemente seus métodos e suas estratégias de intervenção. O livro pretende dar respostas em apoio a esta necessidade de mudança, sugerindo aos operadores sociais do setor, estratégias de intervenção alternativas aos programas tradicionais de recuperação de toxicodependentes. A base para tal proposta de mudança foi buscada nos resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida entre 18 Comu
    Período: 1999 - 2000 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Indagine sui bisogni di Formazione Professionale tra i giova
    Pesquisa realizada pelo Instituto de Sociologia da Faculdade de Educação da Pontificia Universidade Salesiana de Roma (UPS) para a Região Abruzzo, sobre as necessidades dos jovens daquela região. Segue resumo em Italiano: "Nella società italiana la condizione dei giovani e dei giovani adulti offree un panorama complesso e variegato di situazioni e dinamiche che si rivelano di volta in volta come ostacolo e come potenzialità positive. In riferimento ai primi fattori il presente capitolo intende fornire un quadro sintetico del dibattito in corso nella letteratura sulle forme, le cause e gli effetti dello svantaggio sociale. Più in particolare esso si propone di approfondire, in un primo momento, alcuni concetti che entrano nella valutazione della condizione delle persone a disagio nell`ambito del handicap, della carcerazione, dell`immigrazione e della tossicodipendenza: quello di bisogno, di svantaggio, di rischio, di devianza e di prevenzione. Nel secondo momento facciamo il richiamo delle più recenti teorie interpretative delle condizioni svantaggiate, particolarmente da parte delle correnti interazioniste. Esse permettono di considerare il processo secondo il quale vengono costruite percepite nell`immaginario sociale le rappresentazioni del drogato, dell`immigrato, dell`handicapato e del carcerato."
    Período: 1997 - 1999 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Formação Profissional nas Escolas Profissionalizantes Salesi
    A pesquisa se apresenta teorica e operativa ao mesmo tempo. Sob o nível descritivo, interpretativo e projetativo. O objetivo foi de definir mais precisamente os Centros de Formação Profissional Salesianos no mundo inteiro. Analisar sua situação, a eficiência, a eficácia, os fatores que influem sob seu funcionamento, a necessidade de renovação e inovação. A pesquisa foi desenvolvida entre outubro de 1995 e junho de 1997. Envolveu quatro componentes das Escolas profissionais Salesianas em todo o mundo. Foram entrevistados 264 diretores, 1617 membros dos funcionarios, 4.882 alunos, 245 testemunhas privilegiadas. A equipe de pesquisa foi multidisciplinar. O relatorio foi articulado em 11 capitulos entre quadro geral de referencias< os resultados globais< os dados especificos par a Afica, America (G. Caliman), Ásia, Europa. E Conclusões. A publicação saiu com 423 páginas com o nome VAN LOOY Luc e MALIZIA Guglielmo. Formazione Professionale Salesiana: indagine sul campo. Roma: LAS, 1997. pp. 423. Um capitulo especifico foi escrito pelo prof. G.Caliman e refere-se às Américas (217-237).
    Período: 1995 - 1998 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Tópicos Específicos de Educação :: PEDAGOGIA SOCIAL
  • Ciências Socias Aplicadas :: Serviço Social :: Serviço Social Aplicado :: Serviço Social da Educação

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Italiano: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020Total
Banca Julgadora para Livre Docência1000001
Participação em Banca de Doutorado40314113
Participação em Banca de Exame de Qualificação43432016
Participação em Banca de Graduação1030004
Participação em Banca de Mestrado122256027
Total22512912161

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192023Total
Participação em Congresso277022442
Participação em Encontro8000008
Participação em Oficina3000003
Participação em Seminário192010022
Participação em Simpósio100100011
Total679132486

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
Orientação em Andamento de Doutorado10010110239
Orientação em Andamento de Mestrado20000200004
Orientações Concluídas para Doutorado901221020017
Orientações Concluídas para Mestrado8010340150094
Outras Orientações Concluídas2034030000030
Total112456942723154

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios11
Total11

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
Apresentação de Trabalho103000000114
Artigo Aceito para Publicação0000000022
Artigo Publicado361202121146
Capitulo de Livro Publicado3520460311061
Curso de Curta Duração Ministrado3000000003
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional8000000008
Editoração1000000001
Livro Publicado ou Organizado141012000119
Organização de Evento91010000011
Outras Bancas Julgadoras3000000003
Outras Produções Bibliográfica2000000002
Programa de Rádio ou TV4000000004
Texto em Jornal ou Revista4000000004
Trabalho em Eventos210001000123
Total1508261115216201

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior20202021Total
Mídia Social, Website ou Blog2002
Outra Produção Técnica6006
Prefacio Posfacio0112
Processos e Técnicas2002
Trabalho Técnico7007
Total171119