This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Carlos Angelo de Meneses Sousa
Citações | SOUSA, C. A. M.;SOUSA, C. M.;MENESES SOUSA, CARLOS ÂNGELO;SOUSA, CARLOS ÂNGELO DE MENESES |
Curso/Programa | Educação - Stricto Sensu |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Sociologia |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2001 a 2005 - Sociologia
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 1997 a 1999 - Educação
Universidade Federal do Ceará - Especialização - Periodo: 1993 a 1993 - Ensino Superior
Universidade Federal do Piauí - Graduação - Periodo: 1984 a 1988 - Ciências Sociais
Universidade Federal do Piauí - Graduação - Periodo: 1984 a 1988 - Teologia
Universidade Federal do Piauí
Atuação Profissional
- Colégio São Francisco de Sales - Diocesano- / Periodo: 1990 a 1993
- Colégio São Francisco de Sales - Diocesano- / Periodo: 1984 a 1988
- Instituto Dom Barreto- / Periodo: 1990 a 1993
- Linhas Críticas (UnB)- / Periodo: 2010 a atual
- Movimento de Educação de Base- / Periodo: 1994 a 2002
- Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura- / Periodo: 2010 a atual
- Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos- / Periodo: 2011 a atual
- Revista Diálogo Educacional ( PUCPR)- / Periodo: 2020 a atual
- REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE)- / Periodo: 2018 a 2018
- Revista Universidade Hoje - UCB- / Periodo: 2011 a atual
- SISYPHUS - JOURNAL OF EDUCATION- / Periodo: 2018 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2000 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a 2011
- Universidade Federal do Ceará- / Periodo: 1997 a 1999
- Universidade Federal do Piauí- / Periodo: 1996 a 1996
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- Perspectivas Educativas Pós-Crises Pandêmicas PEPPAN
O projeto de pesquisa Perspectivas Educativas Pós-Crises Pandêmicas caracteriza-se por três objetivos principais: (i) cartografar os cenários em que se deram as ações educativas no período da pandemia de COVID-19 e, sendo o caso, também no período de transição: (ii) relacionar as consequências dessas ações nas aprendizagens e nas sociabilidades de discentes e docentes do ensino superior, (iii) contribuir para a construção da memória da educação no ensino superior durante a pandemia. Trata-se de um estudo de educação comparada, no qual participam pesquisadores de sete instituições de características diversas no ensino superior públicas, privadas, de ensino profissionalizante , no Brasil, Uruguai, México, Portugal e Rússia. Além da sistematização das diferenças e similaridades dos sistemas educacionais e de uma pesquisa documental, a investigação será conduzida com base em eixo comum de abordagem quantitativa, por via da aplicação de um questionário, e eixos complementares com abordagens qualitativas, conforme as especificidades locais, tais como entrevistas e grupos focais. Por meio das percepções de estudantes e professores universitários em triangulação com a pesquisa documental , serão mapeamentos vários indicadores, notadamente das condições para o estudo, das emoções, do rendimento acadêmico, das estratégias de ensino, das sociabilidades e do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. As contribuições acadêmicas e sociais da pesquisa relacionam-se à ampliação do conhecimento acerca dos impactos da pandemia na educação, à internacionalização e à cooperação interinsticional.
Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Cartografia do Protagonismo Estudantil nas Licenciaturas: a pesquisa como princípio educativo da aprendizagem - CAPRES
Vinculado e decorrente de iniciativas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade/UCB, o pleito nasce e dá continuidade aos frutos de pesquisas anteriores, a citar ?Juventudes, Educação e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens - Jetsa(2015-2017)? que contou com o financiamento da Cooperação MEC-UNESCO-UCB - Tendências Contemporâneas da Educação e da investigação financiada pelo CNPq ?Cartografia dos Territórios da Aprendizagem como Estratégia de Reconstrução do Trabalho Docente e de Gestores para o Ensino Básico - CNPq - 403635/2016-0 (2017-2021)?. A presente proposta de pesquisa-ação tem como questão central de pesquisa a seguinte formulação: Como formar professores, enquanto profissionais da aprendizagem, que tenham protagonismo autoral, no pensar e escrever, a partir da pesquisa como princípio educativo? Desta questão nasce o objetivo geral (OG): cartografar o protagonismo da aprendizagem discente, a partir da adoção da pesquisa como princípio educativo na formação de estudantes de licenciaturas da UCB - PRIL , em vista de uma formação para uma docência autoral centrada na aprendizagem discente. A partir deste OG serão desdobrados os seguintes objetivos específicos: a) Mapear as histórias de vida dos estudantes integrantes da pesquisa em seu percurso anterior ao ingresso na formação universitária na licenciatura e durante sua participação na pesquisa-ação; b) Desenvolver processos formativos de ensino-aprendizagem, a partir da pesquisa como princípio educativo com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC; e c) Oportunizar uma iniciação científica, por meio do desenvolvimento da autoria e autonomia do pensamento e da escrita acadêmica. Os principais referenciais teóricos-metodológicos da pesquisa são Demo (2015, 2021) com ?a pesquisa como princípio educativo?, Paulo Freire (2009; 2019) com as bases de uma pedagogia libertadora para a emancipação e autonomia e Madalena Freire (2008; 2014) com o conceito de registro da prática, dos princípios da pesquisa-ação de Thiollent(2011) e Sousa et. al(2021) com a perspectiva cartográfica. Pretende-se com a pesquisa-ação potencializar a formação no PRIL e fornecer, por meio da investigação científica, processos educativos que promovam, conforme o objetivo do PRIL, ?a formação qualificada de professores para atuação na Educação Básica, visando a prática disruptiva, por meio de atitude investigativa e proativa para o exercício pleno da docência? (UCB/PRIL, [2021], p.3 ? grifos nossos).
Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Trajetórias de intelectuais e instituições educativas em suas interfaces com a ciência, religião e política
Dá continuidade ao espírito do projeto sobre a "Missão Setentrional dos Jesuítas Dispersos", concebida após a expulsão da Companhia de Jesus de Portugal, por ocasião do advento da República em 1910, que levou a Província Portuguesa da Companhia de Jesus ao exílio e ao retorno ao nordeste do Brasil, onde constituiu uma rede de residências, colégios, escolas, seminários e paróquias, no período de 1911 até 1940, período em que pôde voltar à Portugal em função de acordo entre Salazar e a Igreja Católica que examinou as circunstâncias políticas da expulsão dos Jesuítas em Portugal. Neste novo projeto visa-se estudar as trajetórias de intelectuais que estiveram ligados a alguma ação educativa de ordens ou institutos religiosos ou as próprias instituições, evidenciando suas interfaces com a ciência, a religião e a política.
Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Cartografia dos Territórios da Aprendizagem como estratégia de reconstrução do trabalho docente de professores e gestores para o Ensino Básico - Financiado pelo CNPq
A escola e seus professores passam por crises periódicas, já que eles possuem tarefa de articulação, do ponto de vista do conhecimento e da cultura, entre o passado e o futuro, conforme Hannah Arendt. A especificidade da crise atual não está na crise por si mesma, mas em dois aspectos inéditos: o ritmo de produção e de circulação de informações na sociedade, em especial, nos centros urbanos. A informação e a geração do conhecimento como bases para a ação social têm sido investigadas em várias áreas do conhecimento, tais como a ciência da informação, a sociologia, a economia, ciência política, entre outras. Em particular, este projeto pretende demonstrar que a área de educação também pode se beneficiar dos processos de gestão social do conhecimento, subsidiando, especialmente a formação de professores. Assim, o projeto tem como objetivo elaborar estratégias e instrumentos de reconstrução para prática pedagógica de professores e gestores da Educação básica, através da cartografia dos territórios de aprendizagem, visando contribuir para melhoria da aprendizagem nas escolas.
Período: 2017 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Tecnologias, Educação e Protagonismos Juvenis: sociabilidades e aprendizagens ? TECPROSA
a pesquisa Tecnologias, Educação e Protagonismos Juvenis: sociabilidades e aprendizagens ? TECPROSA se propõe a trabalhar com a questão central: Como ocorrem as aprendizagens e sociabilidades decorrentes do protagonismo juvenil em suas relações com as tecnologias, analógicas e digitais? A partir desse problema de pesquisa, originar-se-ão subprojetos, nos quais serão explorados subtemas tais como o perfil do jovem usuário, tipos de aprendizagens, sociabilidades e linguagens, ciberespaço e violências, entre outros. O aporte teórico se consubstancia na literatura contemporânea nacional e internacional sobre as temáticas, bem como em alguns clássicos das áreas envolvidas, com as contribuições de Castells, Bauman, Lévy, Simmel entre outros. A pesquisa guarda-chuva tem predominantemente uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. O universo e os sujeitos participantes, bem como a metodologia, se delinearão a partir da especificidade de cada subprojeto. Espera-se uma melhor compreensão e detalhamento da relação entre o protagonismo juvenil por meio das tecnologias, notadamente no que se refere às suas sociabilidades e aprendizagens.
Período: 2017 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - OS JESUITAS PORTUGUESES E A EDUCAÇÃO NO NORTE-NORDESTE DO BRASIL NO SÉCULO XX.
Trata da Missão Setentrional dos Jesuítas Dispersos, concebida após a expulsão da Companhia de Jesus de Portugal, por ocasião do advento da República em 1910, que a levará ao exílio e ao retorno ao nordeste do Brasil, onde constituirá uma rede de residências, colegios, escolas, seminários e paróquias, no período de 1911 a 1940, período em que poderá voltar a Portugal em função de acordo entre Salazar e a Igreja Católica. Esta investigação examina as circunstâncias políticas da expulsão dos Jesuítas em Portugal, a sua ação educativa no Nordeste do Brasil, entre a Primeira República e o Estado Novo e a herança por eles deixada no Brasil para a organização da Província brasileira.
Período: 2011 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - JUVENTUDE, EDUCAÇAO E TECNOLOGIAS: SOCIABILIDADES E APRENDIZAGENS - JETSA
A pesquisa Juventude, Educação e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens tem como questão central saber "Como os adolescentes e jovens se apropriam das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades?" Visa investigar as relações entre o trinômio[Juventude, Educação e Tecnologias] nos espaços e contextos sociais, formais e informais, embebidos de uma cultura digital. Objetiva compreender como os adolescentes e jovens se apropriam das TIC e quais as consequências desse processo para suas aprendizagens e sociabilidades. A partir do objetivo geral serão desdobrados objetivos específicos com diversas subtematicas: como tipos de aprendizagens( política: ciberativismo, etc.), sociabilidades e linguagens, cultura digital e consumismo, entre outras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de dados quantitativos e de caráter exploratório. O universo e as amostras serão de estudantes universitários e adolescentes de instituições públicas e/ou privadas do DF.
Período: 2015 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Cultura midiática e educação: perspectivas teóricas e práticas para o Distrito Federal
o projeto pretende identificar se as matrizes curriculares e as práticas pedagógicas da UCB levam em consideração a presença paradigmática da cultura midiática nos processos de ensino-aprendizagem. Para tanto, em um primeiro momento, a pesquisa buscará nas matrizes curriculares do curso de Comunicação Social e das licenciaturas da UCB elementos que promovam interação entre mídia e educação; verificará como os docentes dos cursos de Comunicação Social e das licenciaturas percebem a presença da cultura midiática nos processos de aprendizagem de seus alunos; e identificará e descreverá como os docentes adaptam suas práticas pedagógicas às mudanças do paradigma.
Período: 2013 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O objeto desta pesquisa é a prática docente na educação básica e no ensino superior e a relação desta com a formação continuada de professores. Pretende-se identificar e analisar ações de ensino que busquem potencializar em quem está aprendendo a capacidade de aprender, com a finalidade de investigar o efeito dos processos de formação continuada na prática docente.
Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Juventude e Internet: Sociabilidades e Aprendizagens
A pesquisa Juventude e Internet: Sociabilidades e Aprendizagens tem como objetivo geral investigar qual a percepção dos estudantes universitários sobre o uso da internet, das redes sociais e suas consequências no processo de aprendizagem e sociabilidades. A partir do mesmo serão desdobrados objetivos específicos com diversas sub-temáticas: perfil do jovem usuário, tipos de aprendizagens, sociabilidades e linguagens, ciberespaço e violências, entre outras. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa de caráter exploratório. O universo e a amostra serão de graduandos dos cursos de Matemática, Letras e Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior privada do DF.
Período: 2011 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: História da Educação Brasileira ::
- Ciências Humanas :: Filosofia :: Metodologia Científica ::
- Ciências Humanas :: Sociologia :: ::
- Ciências Humanas :: Sociologia :: Sociologia da Educação ::
- Ciências Humanas :: Sociologia :: Sociologia da Religião ::
Idiomas
- Alemão: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
- Inglês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 38 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 38 |
Participação em Banca de Doutorado | 12 | 1 | 4 | 7 | 6 | 0 | 2 | 5 | 5 | 0 | 42 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 31 | 10 | 10 | 13 | 15 | 6 | 5 | 2 | 6 | 1 | 99 |
Participação em Banca de Graduação | 37 | 0 | 0 | 6 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 43 |
Participação em Banca de Mestrado | 31 | 11 | 13 | 5 | 11 | 2 | 1 | 0 | 5 | 0 | 79 |
Total | 149 | 22 | 27 | 31 | 32 | 8 | 8 | 7 | 16 | 1 | 301 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 21 | 4 | 1 | 1 | 2 | 29 |
Participação em Encontro | 8 | 0 | 0 | 0 | 0 | 8 |
Participação em Seminário | 9 | 0 | 0 | 0 | 0 | 9 |
Participação em Simpósio | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Total | 39 | 4 | 1 | 1 | 2 | 47 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Doutorado | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 | 0 | 0 | 2 |
Orientação em Andamento de Iniciação Científica | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 | 2 |
Orientação em Andamento de Mestrado | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 | 0 | 5 |
Orientação em Andamento de Pós-Doutorado | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 2 |
Orientações Concluídas para Doutorado | 0 | 1 | 1 | 1 | 1 | 0 | 2 | 2 | 1 | 0 | 9 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 11 | 4 | 5 | 2 | 4 | 3 | 3 | 4 | 0 | 0 | 36 |
Orientações Concluídas para Pós-Doutorado | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 1 | 2 | 0 | 0 | 5 |
Outras Orientações Concluídas | 67 | 0 | 0 | 6 | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 75 |
Total | 80 | 5 | 6 | 9 | 7 | 6 | 6 | 9 | 7 | 1 | 136 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 13 | 3 | 0 | 0 | 3 | 0 | 3 | 0 | 0 | 0 | 22 |
Artigo Aceito para Publicação | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 2 | 5 |
Artigo Publicado | 18 | 0 | 0 | 2 | 2 | 2 | 1 | 2 | 3 | 1 | 31 |
Capitulo de Livro Publicado | 14 | 2 | 1 | 2 | 2 | 3 | 3 | 0 | 1 | 0 | 28 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Demais Trabalhos | 6 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 6 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Livro Publicado ou Organizado | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 | 3 | 0 | 1 | 0 | 7 |
Organização de Evento | 5 | 2 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 8 |
Outras Bancas Julgadoras | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Programa de Rádio ou TV | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Texto em Jornal ou Revista | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Trabalho em Eventos | 58 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 60 |
Total | 126 | 8 | 1 | 5 | 7 | 9 | 12 | 2 | 6 | 3 | 179 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | 2019 | 2020 | Total |
---|---|---|---|
Mídia Social, Website ou Blog | 0 | 1 | 1 |
Prefacio Posfacio | 1 | 0 | 1 |
Total | 1 | 1 | 2 |