Leandro de Bessa Oliveira

CitaçõesOLIVEIRA, L. B.;OLIVEIRA, LEANDRO BESSA;BESSA, Leandro
Curso/ProgramaInovação em Com. Econ. Criativa-Mestrado
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Comunicação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2018 a 2022 - Comunicação
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2014 a 2016 - Comunicação
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2007 a 2008 - Filosofia da Arte
    Universidade Estadual de Goiás
  • Especialização - Periodo: 2007 a 2008 - Arte educação e tecnologias contemporâneas
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2016 a 2018 - Processos e Produtos Criativos
    Universidade Federal de Goiás
  • Graduação - Periodo: 2002 a 2005 - Publicidade e Propaganda
    Faculdade Cambury de Goiânia

Atuação Profissional

  • Colégio Delta- / Periodo: 2006 a 2007
  • Colégio Einstein- / Periodo: 2007 a 2009
  • Colégio Mega- / Periodo: 2010 a 2012
  • Colégio Método- / Periodo: 2004 a 2010
  • Faculdade Estácio de Sá - Goiânia- / Periodo: 2014 a 2015
  • Faculdades Alves Faria- / Periodo: 2012 a 2013
  • Pontifícia Universidade Católica de Goiás- / Periodo: 2010 a 2014
  • Serviço Social do Comércio- / Periodo: 2007 a 2009
  • Studium Ensino Fundamental LTDA- / Periodo: 2010 a 2014
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2014 a atual
  • Universidade Federal de Goiás- / Periodo: 2020 a 2022
  • Universidade Federal de Goiás- / Periodo: 2010 a 2013

Linha de Pesquisa

  • Estratégia e Gestão Comunicacional
  • Imagem, Estética e Cultura Contemporânea

Projetos de Pesquisa

  • Dicionário de Personagens João Guimarães Rosa: Primeiras Estórias - 60 anos
    Projeto de pesquisa científica de cunho bibliográfico, empírico e exploratório, de leituras, aulas, estudos, coletas, visitas técnicas a acervos, bibliotecas, academias, museus, institutos e universidades que abrigam documentos primários e secundários referentes a vida e a obra de João Guimarães Rosa (1908-1967), com o objetivo de produção de compêndio único, especializado, dedicado aos personagens do autor mineiro. Pesquisa bibliográfica de cunho analítico e hermenêutico, e pesquisa-ação, devido a ocorrência de aulas, seminários, visitas técnicas e consultas especializadas. Projeto temático coletivo a agregar professores e estudantes nacionais e internacionais de graduação e pós-graduação de instituições de ensino e pesquisa.
    Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Potencialidades de consumo e mercado da Economia Criativa
    O presente subprojeto se vincula ao macroprojeto "Panorama da Economia Criativa no DF". Sua abordagem visa ocupar-se das dinâmicas de consumo do ambiente criativo das Regiões Administrativa do DF. O estudo das "Potencialidades de consumo e mercado da Economia Criativa" vai analisar o mercado e consumo da Economia Criativa no Distrito Federal. Os seus objetivos específicos são: (a) Mensurar o potencial mercadológico nas regiões administrativas; (b) Investigar práticas de consumo; (c) Projetar públicos existentes e potenciais; (d) Identificar nichos. O projeto possui fomentos externo advindos da Fecomércio e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal.
    Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • COMARTE
    De caráter extraclasse, o projeto ComArte atende às demandas dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, por estes possuírem uma dinâmica expressiva na produção de projetos e produtos criativos. Planejado e alinhado com as disciplinas práticas e de laboratório o ComArte propõe uma junção entre habilidades apreendidas no decorrer dos cursos de Comunicação e a promoção de atividades artísticas tais como: exposições de fotografia ou trabalhos de estética, debates e mostras audiovisuais, performances, música e tecnologia, entre outros. Também, através do ComArte, pretende-se que os alunos percebam que pensar e trabalhar na área de comunicação envolve competências criativas e possibilita o desenvolvimento de diversas formas de expressão. O ComArte delineia-se como um núcleo, que deve atuar dentro da coordenação dos cursos de comunicação. É composto por um(a) professor(a) coordenador(a), que deve possuir habilidade e experiência em gestão de projetos culturais, bem como ministrar disciplinas práticas; uma equipe de professores, responsáveis por disciplinas práticas, de laboratório e/ou agências experimentais, que formam o conselho consultivo do projeto, os quais devem auxiliar na construção semestral do planejamento das atividades e exposições; alunos monitores para auxiliar nas ações práticas do projeto (mínimo dois) e auxiliares técnicos da coordenação de curso
    Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • ESTÉTICA DA APARIÇÃO EM DIADORIM: TRANSGENERIDADE E IMAGENS DE ASSOMBRO E FASCÍNIO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS
    Esta tese propõe uma leitura da personagem Diadorim, da obra Grande sertão: veredas (1956), sob a perspectiva dos estudos de gênero. Entre seus objetivos está o de investigar as aparições de Diadorim na tensão entre as imagens de fascínio, encantamento, beleza, assombro, pavor e medo. Buscamos estabelecer aproximações entre uma dimensão mitopoética associada às questões abjetas, vinculadas aos aspectos do desejo homoerótico, e a dimensão da transgeneridade masculina: Menino, Reinaldo, jagunço, vestido de vaqueiro, personagem narrado na maior parte do romance como um homem. Identificamos em Diadorim a figura do encantamento e da repulsa, sentimentos distintos que conduzem Riobaldo ao confronto de sua própria sexualidade que é, por sinal, marcada pelo ?regime da diferença sexual? (PRECIADO, 2020). As investigações teóricas da imagem empreendidas por Georges Didi-Huberman (1998; 2015), na esteira do pensamento de Walter Benjamin (2009) e Aby Warburg (2012; 2003), fundamentam a noção de aparição como revelação e ocultamento, proximidade e distância, bem como o entendimento da imagem enquanto movimento. De igual modo, relemos a tipologia de análise de Diadorim elaborada por Willi Bolle (2004), acrescentando uma quinta categoria. Para realização da pesquisa, adotamos uma postura fenomenológica de caráter aproximativo, crítico, aberto e reflexivo, por ser um método que lida com o problema da perspectiva que invoca o caráter de mutabilidade e relatividade da verdade. Utilizamos também a perspectiva estética pela via do imaginário para analisar as passagens em que Diadorim aparece no romance e na cultura. A ideia de gênero em Grande sertão: veredas é afetada pela desestabilização da ordem vinculada aos dimorfismos e binarismos, principalmente no que diz respeito à presunção de que o sexo corresponde ao gênero e à ideia de que o desejo sexual e erótico prescinde de uma correspondência entre homem e mulher. Guimarães Rosa lança a questão para o nível simbólico e imaginário, em que os elementos e os motivos: água, fluxo, terra, movimento, ar, neblina, voo e transcendência fundem-se na performance de Diadorim, correspondendo, assim, ao espaço ambíguo e intermediário, o que nos permitiu empreender aproximações com as noções queer e trans.
    Período: 2018 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • INOVAÇÃO SOCIAL E ECONOMIA DA CULTURA: UM PILOTO PARA O DESENVOLVIMENTO, DIAGNÓSTICO E MAPEAMENTO
    Trata-se das três primeiras etapas para implantação de um projeto de desenvolvimento sustentável com base na economia da cultura na cidade de Samambaia (DF): 1) Diagnóstico das demandas locais no âmbito da arte e da cultura e de seu potencial para a economia da cidade; 2) Mapeamento do ecossistema de inovação no domínio da economia da cultura; 3) Elaboração de uma proposta de gestão da rede local de agentes envolvidos. O diagnóstico e o mapeamento serão frutos de uma metodologia colaborativa de identificação e construção coletiva de demandas a partir dos potenciais identificados. A proposta de gestão da rede será feita com base na teoria sistêmica da complexidade e recorrerá às competências multidisciplinares de especialistas em Gestão Cultural, em Tecnologia da Informação e em Comunicação. O resultado esperado permitirá a implantação de um piloto a ser executado em concomitância com um projeto de extensão da Universidade Católica.
    Período: 2018 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • IN-CORPO: Corpo, incorporação e virtualização dos sentidos
    O projeto busca identificar os saberes corporais da cultura afro-brasileira e sua dinâmica com relação à problemática da perda do corpóreo na cultura digital contemporânea a fim de contribuir para um ?pensamento-corpo?, por meio de uma revisão bibliográfica sobre a noção de corporeidade na cultura digital e aproximá-la da noção fenomenológica de experiência. Suas metas são I) Produzir um levantamento descritivo das práticas corporais ritualísticas em terreiros de umbanda; II) Fazer uma revisão bibliográfica crítica cruzando a temática do corpo na era digital com a temática do corpo na cultura afro-brasileira focando na noção de experiência; III) Produzir junto com os outros membros da equipe artigos científicos sobre a problemática do corpo na cultura digital e as práticas corporais na cultura afro-brasileira; IV) Promover um seminário para debater a temática com outros pesquisadores; V) Organizar e publicar um livro com as contribuições do seminário..
    Período: 2017 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • O FEMININO DA TRADIÇÃO AFROBRASILEIRA À CULTURA BRASILEIRA? ESTUDO DA FIGURA DA POMBAGIRA, SUAS IMAGENS E IMAGINÁRIOS MEDIÁTICOS
    Descrição: c) Objetivos e metas Objetivo principal Compreender e interpretar como se coordenam as relações do feminino com o mundo na tradição afrobrasileira desde seu nível cosmológico até o nível das relações sociais e suas manifestações estéticas, focando na figura da pombagira e sua evolução fora do ambiente sagrado para uma representação profana em discursos mediáticos. Objetivos específicos ? Apreender as relações transcendentais do feminino com o mundo, através do estudo dos mitos e da liturgia em terreiros de Umbanda e de Candomblé; ? Identificar as relações sociais tecidas em torno da noção de feminino pelos participantes de um terreiro, dentro e fora da comunidade; ? Estudar a figura da pombagira como figura sagrada e sua dessacralização como representação do imaginário brasileiro em torno do feminino; ? Identificar e analisar algumas figuras emblemáticas do deslocamento da pombagira para o ambiente cultural mediático: Carmen, Madame Satã e outras que pesquisaremos. ? Identificar os sentidos e de-sentidos de uma estética do oculto ligada à figura da pombagira e a seus aspectos inconfessos na cultura brasileira e dali extrair elemento para uma estética brasileira do feminino. Metas ? Fazer um levantamento dos mitos e entidades relativos à força feminina e da liturgia relacionada a tais mitos e entidades dentro dos terreiros de Umbanda, descrevendo o lugar do feminino na organização interna dos terreiros; ? Produzir um diário de observação com o repertório da vivência do feminino pelos membros de um terreiro de Umbanda de Brasília: o valor do riso, dos gestos, do palavreado, das falas, canções, etc. ? Redigir um artigo sobre as relações coordenadas do feminino, relacionando o caráter social e o transcendental, a fim de compreender e interpretar o nível poético do elemento feminino em suas coordenações comunicacionais; ? Observar as figuras do feminino (Carmen, Madame Satã e outros) construídas e narradas pela mídia (TV e cinema). Redigir um artigo sobre os imaginários mediáticos relacionados à pombagira; ? Voltar ao terreiros de Umbanda para uma segunda fase de pesquisa etnográfica e produzir um livro com com registro da iconografia, dos mitos, das entidades e da vivência ritual do feminino dentro e fora do Terreiro (da cultura religiosa popular à cultura popular mediática). ? Organizar, em parceria com a UnB, PPGCOM, linha Imagem e Som, um seminário de pesquisa, para discussão dos sub-temas do projeto, em torno da temática central: a pombagira e a estética do feminino no Brasil..
    Período: 2014 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • IMAGENS FANTASMAS E O IMAGINÁRIO DA PUTARIA: Aproximação a um pensamento feminino para a Estética e a Comunicação
    A dissertação delineia o imaginário da putaria através de imagens da história da arte: pinturas, esculturas e artefatos; e imagens midiáticas: fotografias, cartazes e filmes. Tais imagens são designadas como imagens fantasmas, por tratarem de um momento histórico diferente do nosso embora sobreviventes ao tempo. Nesse sentido, tem-se como objetivo traçar uma narrativa dos vestígios imaginários da putaria por meio de uma genealogia da forma e uma etimologia cultural da puta. Procedimento adotado pelo historiador da arte Aby Warburg, o qual nos fornece as ferramentas de análise e interpretação da imagem: analógico, comparativo, por aproximação e filológico. Ideia agitada de Warburg nomeada por Warburg de Pathosformel, ou fórmulas expressivas do páthos. Procuramos compreender também, por esse viés, as relações entre corpo e mito, sagrado e sexual, feitiço e sedução, interdito e transgressão, gozo e consumo, razão e sensibilidade. Assim, as imagens analisadas, predominantemente femininas e portadoras de uma sexualidade livre que nos auxiliaram encontrar, por meio de uma potência criativa e poética, uma estética puta que potencialmente nos permite propor uma filosofia puta que problematize as resistências, os não ditos, o rejeitado e a abjeção.
    Período: 2014 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Filosofia :: ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Relações Públicas e Propaganda :: Produção Cultural
  • Linguística, letras e artes :: Artes :: ::
  • Linguística, letras e artes :: Artes :: Fundamentos e Crítica das Artes :: História da Arte

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Francês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior2017201820202021202220232024Total
Banca Julgadora para Professor Titular002000002
Participação em Banca de Exame de Qualificação0005428019
Participação em Banca de Graduação81312701032
Participação em Banca de Mestrado0000224412
Total8133713413465

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
Participação em Congresso60123126122
Participação em Encontro3000020207
Participação em Seminário0110302007
Participação em Simpósio0011120005
Total91337548141

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192021202220232024Total
Orientação em Andamento de Iniciação Científica0000000303
Orientação em Andamento de Mestrado0000013217
Orientações Concluídas para Mestrado0000015219
Outras Orientações Concluídas108651520037
Total1086517107256

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios11
Total11

Produção Artistícas

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Artes Cênicas88
Outra Produção Artística Cultural11
Total99

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
Apresentação de Trabalho501144151022
Artigo Publicado200002141010
Capitulo de Livro Publicado01000010002
Curso de Curta Duração Ministrado40010001107
Editoração132233006020
Livro Publicado ou Organizado01000000012
Organização de Evento421101435021
Outras Bancas Julgadoras00002100003
Outras Participações em Eventos e Congressos10001001003
Outras Produções Bibliográfica10000000001
Programa de Rádio ou TV0001240181026
Relatório de Pesquisa01040000005
Texto em Jornal ou Revista10000000001
Trabalho em Eventos201140324017
Total21851116151034191140

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
Mídia Social, Website ou Blog20000414011
Produto Tecnologico1112100107
Trabalho Técnico0003210017
Total31153515125