Detalhes da Produção

TipoApresentação de Trabalho
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoLUCENA FILHO, G. J.. Competências Conversacionais a Serviço da Governança de TI. 2012.
AutorGentil José de Lucena Filho
Ano2012

Informações Complementares

Ano2012
Cidade de ApresentaçãoSão Paulo
Descricão e Informacões AdicionaisNesta palestra nos utilizamos de um consistente referencial, ao mesmo tempo, filosófico, teórico e metodológico para, de forma muito prática, demonstrar que as organizações de maneira geral - bem como projetos de governança em particular (de TI, inclusive) - podem ser vistos como redes dinâmicas de conversações . A partir disso, demonstra-se que seja a gestão organizacional (nível geral), seja a gestão da governança de TI (em particular), ambas consistem essencialmente da gestão de processos conversacionais. Essa gestão, para ser efetiva, eficaz e eficiente, precisa estar ancorada em competências relacionais que, para além de CONHECIMENTOS e HABILIDADES técnicas especializadas, requerem também (e talvez, principalmente) ATITUDES e VALORES que, em conjunto, confiram sentido (para a organização, naturalmente) e para os gestores sob cuja responsabilidade está a gestão dos processos em foco. Focando no nível da governança de TI, demonstra-se que essas competências conversacionais devem estar orientadas de modo a satisfazer três aspectos: (i) a efetiva gestão da TAREFA cuja realização deve gerar os resultados buscados pela governança; (ii) o estabelecimento de RELAÇÕES pautadas na confiança, na comunhão de objetivos e na necessária coordenação de ações para que isso aconteça; e (iii) em esforços individuais e de equipe orientados pela INTEGRIDADE (em termos de coerência entre as ações empreendidas e as intenções desejadas) e a DIGNIDADE das pessoas comprometidas com a gestão em referência. Concluímos apresentando um mapa geral de competências relacionais genéricas que, desenvolvidas, podem fazer toda a diferença na gestão organizacional de maneira geral e na gestão da governança de TI em particular. A palestra também inclui a indicação de possibilidades e caminhos para a formação e /ou capacitação no desenvolvimento dessas competências.
Divulgação CientíficaNAO
IdiomaPortuguês
Instituição PromotoraA ASSESPRO NACIONAL (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), em parceria com o Grupo Cipa Fiera Milano
Local da ApresentaçãoTransamérica Expo Center
NaturezaCONGRESSO
Nome do EventoCongresso Brasileiro de Tecnologia da Informação
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TítuloCompetências Conversacionais a Serviço da Governança de TI