Detalhes da Produção

TipoApresentação de Trabalho
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoMONTEIRO, M. T. L.. Desenvolvimento do Raciocínio Verbal num Contexto Interdisciplinar. 2003.
AutorMaria Therezinha de Lima Monteiro
Ano2003

Informações Complementares

Ano2003
Cidade de ApresentaçãoCampo Grande, MS.
Descricão e Informacões AdicionaisA presentação de um estudo longitudinal realizado na Escola Classe 708 Norte, da Fundação Educacional de Brasília. O estudo durou dois anos e teve como objetivo verificar o desenvolvimento do raciocínio verbal da criança por meio de atividades programadas segundo os princípios do grupo. Este sprincípios são objetivados no segundo ano de vida da criança, que explora o meio por deslocamentos espaciais nas ordens direta, inversa, associativa, comutativa e idêntica. Os reusltados foram muito significativos: ao final do segundo ano, 2002, todas as crianças, residentes em um orfanato, apresentaram raciocínio compatível com sua idade cronológica, entre 9 e 11 a 12 anos. O pré-teste apresentou 8o% da crianças com raciociínio abaixo de seis anos de idade. A avaliação foi feita nos aprâmetros dos necesários na criança (Piaget, 1086) em juklho de 2001.
IdiomaPortuguês
Instituição PromotoraEDUFOCO-Forum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste.
Local da ApresentaçãoUniversidade Católica Dom Bosco.
NaturezaCONGRESSO
Nome do EventoVI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste.
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TítuloDesenvolvimento do Raciocínio Verbal num Contexto Interdisciplinar