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Detalhes da Produção
Tipo | Trabalho em Eventos |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | CALIMAN, G.. Matrizes estruturais e culturais na geração da violência nas escolas. In: II Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas, 2005, Belém. Anais do II Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas, 2005. v. . p. -. |
Autor | Geraldo Caliman |
Ano | 2005 |
Informações Complementares
Ano de Realização | 2005 |
Ano do Trabalho | 2005 |
Cidade da Editora | Belém |
Cidade do Evento | Belém |
Classificação do Evento | INTERNACIONAL |
Descrição e Informações Adicionais | RESUMO: O estudo parte de algumas hipóteses sobre a violência nas escolas e de suas manifestações em diversas categorias. São utilizadas categorias interpretativas da Sociologia do Desvio, que nos permitem uma leitura dos condicionantes externos da violência (em perspectiva estrutural) como também daqueles que se encontram presentes nas atitudes, valores e crenças, no quotidiano das pessoas (perspectiva cultural). Uma leitura em perspectiva estrutural delinea algumas teorias ligadas à socialização e integração social, à ecologia urbana, à desorganização social do território e à aceleração dos processos de mudança social, como de industrialização e de modernização. É uma interpretação que contempla os condicionamentos externos em nível macro social geradores de mal-estar social e de reações de tipo marginalizante e violento. Uma leitura em perspectiva cultural mostra como ocorrem certas dinâmicas da criação e transmissão de valores, atitudes, crenças a nível micro social e na relacional na vida quotidiana. São analisados potenciais geradores de violência como a percepção das desvantagens alimentadas pelo sentimento de privação relativa, de desigualdade social e pelos fatores de risco externos e internos aos sujeitos. |
Divulgação Científica | NAO |
Homepage do Trabalho | [http://www.unama.edu.br] |
Idioma | Português |
ISBN | 857691008 |
Meio de Divulgação | MEIO_DIGITAL |
Natureza | COMPLETO |
Nome da Editora | Unama |
Nome do Evento | II Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas |
País do Evento | Brasil |
Relevância | NAO |
Título dos Anais ou Proceedings | II Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas |
Título do Trabalho | Matrizes estruturais e culturais na geração da violência nas escolas |