Detalhes da Produção

TipoTrabalho em Eventos
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoCALIMAN, G.. Redes Sociais na Pedagogia Social: entre Vínculos Afetivos e Interinstitucionais. In: 3º Congresso Ibero-Americano de Pedagogia Social e 24º Seminário Interuniversitário de Pedagogia Social, 2011, Canoas. Anais do 3º Congresso Ibero-Americano de Pedagogia Social e 24º Seminário Interuniversitário de Pedagogia Social, 2011. v. 1. p. 188-213.
AutorGeraldo Caliman
Ano2011

Informações Complementares

Ano de Realização2011
Ano do Trabalho2011
Cidade da EditoraCanoas
Cidade do EventoCanoas
Classificação do EventoINTERNACIONAL
Descrição e Informações AdicionaisPartimos de uma breve análise das pesquisas atuais no campo das redes sociais para identificar as perspectivas sob as quais os estudos da Pedagogia Social poderiam se situar. Identifica as dinâmicas das redes sociais no âmbito da Pedagogia Social em duas perspectivas mais amplas: psicossocial e organizacional. As redes em nível psicossocial são aqui consideradas a partir das dinâmicas que as alimentam, tais como: (1) as redes de proteção e de relações compostas pela família, pela comunidade e pelos sujeitos institucionais; (2) as variáveis indutoras de resiliência; (3) o cultivo de vínculos afetivos; (4) a eficácia das comunidades educativas, que, através de uma clara e forte proposta de valores, é capaz de gerar ambientes de proteção e de resiliência e de reforçar identidades. Dentro de uma perspectiva organizacional identificamos o desafio que representa para a Pedagogia Social a construção de redes institucionais, das redes de redes, dos fóruns de defesa e de movimentos sociais, como também das redes sociais virtuais como instrumentos para a ativação da sociabilidade e das relações.
Descrição e Informações Adicionais(en)The text starts with a brief analysis of current research in the field of social networks in order to identify the perspectives under which studies of socialpedagogy could be located. Then, the dynamics of social networks within Social Pedagogy are identified and categorized into two broader perspectives: psychosocial and organizational. The networks at the psychosocial level are considered here in connection with the dynamics that feed them, such as: (1) protection and relational networks related to family, community and institutional subjects; (2) resilience inducing variables; (3) Cultivation of affective links; (4) The efficiency of educational communities which, by means of a clear and strong proposal of values, are able of generating protective and resilient environments which can reinforce identities. From an organizational perspective, we identify social pedagogy´s challenge of constructing institutional networks, networks of networks, defense forums and social movements, as well as virtual social networks as tools for the activation of sociability and relationships.
Divulgação CientíficaNAO
Fascículo1
Homepage do Trabalho[http://liber.ulbra.br/]
IdiomaPortuguês
ISBN9788575284278
Meio de DivulgaçãoHIPERTEXTO
NaturezaCOMPLETO
Nome da EditoraULBRA
Nome do Evento3º Congresso Ibero-Americano de Pedagogia Social e 24º Seminário Interuniversitário de Pedagogia Social
Página Final213
Página Inicial188
País do EventoBrasil
RelevânciaNAO
Série1
Título dos Anais ou ProceedingsA pedagogia social no diálogo educação social educação popular : anais [do] 3º Congresso Ibero-Americano de Pedagogia Social e 24º Seminário Interuniversitário de Pedagogia Social
Título do TrabalhoRedes Sociais na Pedagogia Social: entre Vínculos Afetivos e Interinstitucionais
Título do Trabalho(en)SOCIAL NETWORKS IN SOCIAL PEDAGOGY: EMOTIONAL BONDS & INSTITUTIONAL NETWORKS
Volume1