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TipoArtigo Publicado
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoCALIMAN, G.. Pedagogia social: seu potencial crítico e transformador. Revista de Ciências da Educação, v. XII, p. 341-368, 2010.
AutorGeraldo Caliman
Ano2010

Informações Complementares

Ano do artigo2010
Descricão e Informacões AdicionaisResumo A escola de hoje assume funções sociais que no fundo seriam próprias da família e da sociedade. A ela atribui-se não somente os processos de ensino-aprendizagem, mas, cada vez mais, delega-se a solução de grande parte dos problemas sociais dos alunos. A Pedagogia Social se propõe a fazer a ponte entre os processos de ensino-aprendizagem e a dimensão sociopedagógica. Os conflitos sociais que envolvem a escola no Brasil, especialmente a pública, constituem-se em um desafio para as metodologias construídas entre a Pedagogia e o Serviço Social e representam um laboratório para a Pedagogia Social. O presente ensaio objetiva documentar a evolução da sistematização da Pedagogia Social no Brasil, entre a prática da educação social e a inspiração freireana da educação crítica e transformadora, questionadora da perspectiva que a contrapõe à educação formal. Num primeiro momento, o artigo contextualiza a evolução da Pedagogia Social nos últimos anos no Brasil, e situa uma concepção possível de Pedagogia Social que nos permita vislumbrar novas perspectivas e evoluções. A partir daí definem-se conceitos de Pedagogia Social e Educação Social; e, por último, discute-se a Pedagogia Social e sua prometedora perspectiva de evolução dentro de uma inspiração baseada em Mollenhauer e Freire.
Divulgacão CientíficaNAO
Homepage do Trabalho[http://www.am.unisal.br/pos/stricto-educacao/revista.asp]
IdiomaPortuguês
ISSN15187039
Meio de DivulgaçãoNAO_INFORMADO
NaturezaCOMPLETO
Ordem de Importância8
Página Final368
Página Inicial341
RelevânciaNAO
Série23
Título do ArtigoPedagogia social: seu potencial crítico e transformador
Título do Períodico ou RevistaRevista de Ciências da Educação
VolumeXII