This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Artigo Publicado |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | CALIMAN, G.. Pedagogia social: seu potencial crítico e transformador. Revista de Ciências da Educação, v. XII, p. 341-368, 2010. |
Autor | Geraldo Caliman |
Ano | 2010 |
Informações Complementares
Ano do artigo | 2010 |
Descricão e Informacões Adicionais | Resumo A escola de hoje assume funções sociais que no fundo seriam próprias da família e da sociedade. A ela atribui-se não somente os processos de ensino-aprendizagem, mas, cada vez mais, delega-se a solução de grande parte dos problemas sociais dos alunos. A Pedagogia Social se propõe a fazer a ponte entre os processos de ensino-aprendizagem e a dimensão sociopedagógica. Os conflitos sociais que envolvem a escola no Brasil, especialmente a pública, constituem-se em um desafio para as metodologias construídas entre a Pedagogia e o Serviço Social e representam um laboratório para a Pedagogia Social. O presente ensaio objetiva documentar a evolução da sistematização da Pedagogia Social no Brasil, entre a prática da educação social e a inspiração freireana da educação crítica e transformadora, questionadora da perspectiva que a contrapõe à educação formal. Num primeiro momento, o artigo contextualiza a evolução da Pedagogia Social nos últimos anos no Brasil, e situa uma concepção possível de Pedagogia Social que nos permita vislumbrar novas perspectivas e evoluções. A partir daí definem-se conceitos de Pedagogia Social e Educação Social; e, por último, discute-se a Pedagogia Social e sua prometedora perspectiva de evolução dentro de uma inspiração baseada em Mollenhauer e Freire. |
Divulgacão Científica | NAO |
Homepage do Trabalho | [http://www.am.unisal.br/pos/stricto-educacao/revista.asp] |
Idioma | Português |
ISSN | 15187039 |
Meio de Divulgação | NAO_INFORMADO |
Natureza | COMPLETO |
Ordem de Importância | 8 |
Página Final | 368 |
Página Inicial | 341 |
Relevância | NAO |
Série | 23 |
Título do Artigo | Pedagogia social: seu potencial crítico e transformador |
Título do Períodico ou Revista | Revista de Ciências da Educação |
Volume | XII |