This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Apresentação de Trabalho |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | MANICA, L. E. ; CALIMAN, G.. Educação Profissional de Adultos com Deficiência e Perfil do Professor. 2012. |
Autor | Geraldo Caliman |
Ano | 2012 |
Informações Complementares
Ano | 2012 |
Cidade de Apresentação | Campinas |
Descricão e Informacões Adicionais | O presente texto é parte de uma pesquisa que está sendo realizada, a partir da qualificação do projeto de Doutorado em Educação que prevê buscar contribuições de três segmentos: Docentes, Discentes e Gestores quanto ao perfil (características/habilidades/competências) docente de quem atua na educação profissional (EP) com alunos com deficiência em cursos de aprendizagem industrial, bem como sobre dificuldades/possibilidades da inclusão na escola profissional e no mundo do trabalho. Isso tudo, com vista a auxiliar a sociedade na formação profissional docente e sugerir avanços educacionais e legais na área da formação de formadores para a educação profissional social. O problema que origina a pesquisa pode ser determinado como: Qual o perfil (características/capacidades/habilidades/competências) docente de quem atua na educação profissional do SENAI com alunos com deficiência? Quais os benefícios e as limitações das práticas pedagógicas baseadas nos princípios da inclusão e da segregação? No presente texto, o foco são as respostas oriundas de um segmento, ou seja, as respostas oriundas do segmento Gestores. Tais respostas são resultados de questionário de vinte e seis questões, aplicado a um representante de cada estado que coordena as ações de inclusão em todos os Estados do Brasil. Vale lembrar que o presente texto, resultado da opinião dos gestores pesquisados, será parte integrante da pesquisa de doutorado que prevê ainda a pesquisa junto a outros segmentos: Docentes e Discentes com deficiência. Aqui está registrado o que os gestores consideram primordial no perfil docente de quem atua com Pessoas com deficiência na EP, bem como os avanços e dificuldades da inclusão profissional na visão dos gestores nacionais de um programa que prevê a inserção de pessoas com deficiência na EP. |
Divulgação Científica | NAO |
Idioma | Português |
Instituição Promotora | Unicamp; Unisal; USP; PUCSP; MACKENZIE |
Local da Apresentação | Centro de Eventos da UNICAMP |
Natureza | CONGRESSO |
Nome do Evento | IV Congresso Internacional de Pedagogia Social |
País | Brasil |
Relevância | NAO |
Título | Educação Profissional de Adultos com Deficiência e Perfil do Professor |