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Detalhes da Produção
Tipo | Orientações Concluídas para Mestrado |
Grupo | Orientação |
Descrição | Cidnéa Pires Santoro. Metodologias extra-curriculares e impacto sobre os resultados escolares. 2011. Dissertação de mestrado (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília. ORIENTADOR_PRINCIPAL. |
Autor | Geraldo Caliman |
Ano | 2011 |
Informações Complementares
Ano | 2011 |
Bolsa | NAO |
Código da Instituição | 554300000007 |
Código do Curso | 51520010 |
Descricão e Informacões Adicionais | Esse estudo teve como objetivo investigar se as atividades socioeducativas contribuem no desempenho escolar de alunos de uma turma de terceira série ou quarto ano do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. A pesquisa foi realizada a partir de um grupo de alunos que participam do projeto de atividades socioeducativas dentro de um contexto socioeconômico baixo. Para o alcance desse propósito foram utilizadas as técnicas de análise de documentos e de entrevistas semiestruturadas. Dos relatos dos seus participantes estabeleceram-se as categorias dos conteúdos de acordo com o objetivo geral e específicos da pesquisa. Ao todo foram entrevistados 30 participantes os quais forneceram dados necessários para a investigação do objeto de pesquisa. Os resultados evidenciaram os pontos de vista de cada segmento participante da pesquisa sobre as atividades socioeducativas desenvolvidas na escola, no horário contrário e nos projetos realizados fora da escola. Os participantes da pesquisa foram submetidos às entrevistas semiestruturadas, que foram compostos dos seguintes grupos e serão assim representados: 09 (nove) professores da escola, sendo dois destes em atividades socioeducativas na grade escolar; 11 (onze) responsáveis pelos alunos; a direção da escola 02 (dois); e também, os profissionais que trabalham as atividades socioeducativas promovidas pela OE-X, ou seja, os professores de natação, a de reforço escolar e a monitora do Projeto Nadar 03 (três); e por outras instituições e projetos que também desenvolvem atividades socioeducativas com essa turma 05 (cinco). Ao todo, a pesquisa abrangeu 30 (trinta) participantes. Ds 11 responsáveis, para oito deles observou-se melhoras no desempenho escolar de seus filhos; das sete professoras, para cinco delas, constatou-se melhoras na aprendizagem dos alunos; para todos os outros segmentos contribuem no desempenho escolar dos alunos. Aspectos como motivação, interesse, aprendizagem, autonomia, melhora na matemátic |
Idioma | Português |
Natureza | Dissertação de mestrado |
nome da instituicao | Universidade Católica de Brasília |
nome do curso | Educação |
nome do orientado | Cidnéa Pires Santoro |
País | Brasil |
Relevância | NAO |
Tipo | ACADEMICO |
tipo de orientacao | ORIENTADOR_PRINCIPAL |
Título | Metodologias extra-curriculares e impacto sobre os resultados escolares |