Detalhes da Produção

TipoOrientações Concluídas para Mestrado
GrupoOrientação
DescriçãoAlexandre de Oliveira Eniz. Poluição Sonora em Escolas do Distrito Federal. 2004. Dissertação de mestrado (Mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental) - Universidade Católica de Brasília. ORIENTADOR_PRINCIPAL.
AutorSérgio Luiz Garavelli
Ano2004

Informações Complementares

Ano2004
BolsaSIM
Código da Instituição554300000007
Código do Curso90000007
Descricão e Informacões AdicionaisA concentração da população em grandes centros urbanos, entre outros motivos, tem agravado a contaminação acústica, exigindo soluções que controlem seus efeitos sobre a qualidade de vida dos cidadãos. A Organização Mundial da Saúde considera 55 dB como o início do estresse auditivo. Para níveis acima de 65 dB, começa o estresse gradativo causando fadiga, irritabilidade, perturbação do sono, falta de concentração, entre outros, prejudicando a saúde e o bom desempenho das atividades diárias. Em escolas muito "barulhentas", é comum a existência de alunos mais dispersos ou agitados. Nível de ruído elevado, combinado com tempo de reverberação inadequado para uma sala de aula, interferem na inteligibilidade da fala, resultando na redução do entendimento e, portanto numa maior dificuldade de aprendizado. O objetivo deste trabalho foi investigar as condições acústicas em salas de aula de escolas da rede pública e privada do Distrito Federal e a percepção de alunos e professores acerca do problema da poluição sonora no ambiente escolar. Para tanto, foram escolhidas dez escolas, privadas e públicas, onde foram analisados os níveis de pressão sonora (NPS) em sala, além do tempo de reverberação (TR). Os NPS foram medidos durante o período das aulas, e ainda durante o recesso escolar, medida que caracterizou o ruído de fundo. Para complementar o estudo, aplicou-se um questionário para professores e alunos, a fim de conhecer a percepção acerca das condições de trabalho e saúde. Constatou-se que professores e alunos estão convivendo diariamente com os ruídos advindos do tráfego de aviões, caminhões, ônibus, carros de propaganda etc. Durante o período das aulas, os NPS variaram de 42,3 a 118,0 dB (A). No recesso escolar, metade das escolas apresentou níveis de ruído acima daqueles recomendados pelas normas. Quanto ao TR, apenas uma escola estava de acordo com a legislação vigente.
IdiomaPortuguês
NaturezaDissertação de mestrado
Nome da AgênciaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
nome da instituicaoUniversidade Católica de Brasília
nome do cursoPlanejamento e Gestão Ambiental
nome do orientadoAlexandre de Oliveira Eniz
numero de paginas110
numero id orientado6762501648210479
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TipoACADEMICO
tipo de orientacaoORIENTADOR_PRINCIPAL
TítuloPoluição Sonora em Escolas do Distrito Federal