This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Relatório de Pesquisa |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | OLIVEIRA JUNIOR, A. P.. ATITUDES, CRENÇAS E OPINIÕES DE PROFESSORES QUE MINISTRAM DISCIPLINAS DE ESTATÍSTICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA. 2009. |
Autor | Ailton Paulo de Oliveira Junior |
Ano | 2009 |
Informações Complementares
Ano | 2009 |
Descricão e Informacões Adicionais | O objetivo deste trabalho foi avaliar a extensão do quanto a atitude dos professores de disciplinas de Estatística em relação à estatística interfere no seu processo ensino-aprendizagem, através da construção e validação de uma escala de atitudes correlacionando-a com algumas variáveis que se fazem importantes para o estabelecimento de um perfil deste grupo. Considerando os resultados obtidos na análise da confiabilidade (Alfa de Cronbach = 0,674), da validade concorrente (correlações positivas identificadas entre os escores padronizados do domínios identificados através da Análise Fatorial, sugerem que todos os domínios da escala caminham na mesma direção ) e da validade de constructo (todos os itens estão significantemente relacionados com seus constructos ou domínios definidos) a Escala de Atitudes de Professores de Estatística EAPE, apresenta propriedades psicométricas satisfatórias para medir o constructo Positividade da Atitude de Professores de Disciplinas Estatísticas Frente à Estatística . Desta forma, criou-se e validou-se a escala EAPE, composta por 15 itens e 6 domínios (INSTRUMENTAL: Estimulação da instrumentalidade estatística por parte do professor ; AFETIVO: Comprometimento afetivo do professor frente a estatística ; ENSINO: Adequabilidade das estratégias de ensino adotadas pelo professor ; CONTEÚDO: Estimulação dos conceitos básicos da estatística por parte do professor ; METODOLÓGICO: Rigor metodológico exigido pelo professor ; ABSTRAÇÃO: Abstração matemática exigida pelo professor ), para medir a atitudes de professores que ministram disciplinas de Estatística de cursos de graduação no Brasil em relação à estatística. No estudo de correlações entre o escore padronizado da escala EAPE e cada um das características consideradas no trabalho (características sócio-demográficas; características docentes; características tecnológicas educacionais; e características da prática docente), atitudes mais positivas nos professores participantes d |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | The purpose of this study was to evaluate the extent of how much the attitude of teachers of subjects of Statistics in relation to the statistics interferes in its teaching-learning process, through the construction and validation of a scale of attitudes correlating it with some variables that are important to establish a profile of this group. The results, the analysis of the reliability (Cronbach`s alpha = 0674), the concurrent validity (identified positive correlations between the scores of standardized areas identified through Factor Analysis, suggested that all areas of scale "walk in the same direction") and validity of the construct (all items are significantly related to their fields or constructs defined) to Scale Attitudes of Teachers of Statistics - EAPE, satisfactory psychometric properties to measure the construct "the positive attitude of Teachers of Statistics Courses Facing the Statistics". Thus, it was created and validated to scale EAPE, consisting of 15 items and 6 fields (INSTRUMENTAL: "Stimulation of the instrumentality statistics by the teacher", affects: "Commitment affective teacher front of the statistic" TEACHING " Suitability of the strategies adopted by teacher education "; CONTENT:" Stimulation of the basic concepts of statistics by the teacher "; METODOLÓGICO:" methodological rigor required by the teacher "; abstraction:" Abstraction mathematics required by the teacher "), to measure attitudes of teachers who MET disciplines of Statistics of graduate programs in Brazil in relation to the statistics. In the study of correlations between the scores of standardized scale EAPE and each of the features seen in the work (socio-demographic characteristics, characteristics teachers, a technical education, and characteristics of teaching practice), more positive attitudes teachers participating in the search, it if they are related: (1) the area of content taught in courses of Statistics those professionals who have had a greater contact wit |
Disponibilidade | RESTRITA |
Idioma | Português |
Instituicão Financiadora | FAPESP |
Meio de Divulgação | IMPRESSO |
Nome do Projeto | ATITUDES, CRENÇAS E OPINIÕES DE PROFESSORES QUE MINISTRAM DISCIPLINAS DE ESTATÍSTICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA |
numero de paginas | 103 |
País | Brasil |
Relevância | NAO |
Título | ATITUDES, CRENÇAS E OPINIÕES DE PROFESSORES QUE MINISTRAM DISCIPLINAS DE ESTATÍSTICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA |
Título(en) | ATTITUDES, BELIEFS AND OPINIONS OF TEACHERS including the subjects STATISTICS OF GRADUATE COURSES IN BRAZIL ON THE STATISTICAL |