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Detalhes da Produção
Tipo | Capitulo de Livro Publicado |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | CALIMAN, G.. Educação Social entre Redes Afetivas e Institucionais. In: GOMES, Cândido Alberto; NASCIMENTO, Grasiele Augusta Ferreira; KOEHLER, Sonia Maria Ferreira. (Org.). Culturas de violência, culturas de paz. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. , p. 113-134. |
Autor | Geraldo Caliman |
Ano | 2012 |
Informações Complementares
Ano | 2012 |
Cidade da Editora | Curitiba |
Descricão e Informacões Adicionais | Partimos de uma breve análise das pesquisas atuais no campo das redes sociais para identificar as perspectivas sob as quais os estudos da Pedagogia Social poderiam se situar. Identifica as dinâmicas das redes sociais no âmbito da Pedagogia Social em duas perspectivas mais amplas: psicossocial e organizacional. As redes em nível psicossocial são aqui consideradas a partir das dinâmicas que as alimentam, tais como: (1) as redes de proteção e de relações compostas pela família, pela comunidade e pelos sujeitos institucionais; (2) as variáveis indutoras de resiliência; (3) o cultivo de vínculos afetivos; (4) a eficácia das comunidades educativas, que, através de uma clara e forte proposta de valores, é capaz de gerar ambientes de proteção e de resiliência e de reforçar identidades. Dentro de uma perspectiva organizacional identificamos o desafio que representa para a Pedagogia Social a construção de redes institucionais, das redes de redes, dos fóruns de defesa e de movimentos sociais, como também das redes sociais virtuais como instrumentos para a ativação da sociabilidade e das relações. |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | We started with a brief analysis of current research in the field of social networks to identify the perspectives under which the studies of social pedagogy could be located. It identifies the dynamics of social networks within the Social Pedagogy in two broader perspectives: psychosocial and organizational. The networks in the psychosocial level are considered here from the dynamics that fuel them, such as: (1) protection networks and relationships made by the family, the community and institutional subjects, (2) inducing the variables of resilience, (3) the cultivation of emotional bonds, (4) the effectiveness of educational communities that, through a clear and strong value proposition, is capable of generating an environment of protection and resilience and strengthen identities. Within an organizational perspective we identify the challenge for social pedagogy the construction of institutional networks, networks of networks, forums for advocacy and social movements, as well as virtual social networks as tools for the activation of sociability and relationships. |
Divulgação Científica | NAO |
Homepage do Trabalho | http://www.educacaosocial.com |
Idioma | Português |
ISBN | 9788580425086 |
Meio de Divulgação | IMPRESSO |
nome da editora | CRV |
numero da edicao revisao | 1 |
Organizadores | GOMES, Cândido Alberto; NASCIMENTO, Grasiele Augusta Ferreira; KOEHLER, Sonia Maria Ferreira |
Página Final | 134 |
Página Inicial | 113 |
pais de publicacao | Brasil |
Relevância | NAO |
Tipo | Capítulo de livro publicado |
titulo do capitulo do livro | Educação Social entre Redes Afetivas e Institucionais |
titulo do capitulo do livro ingles | Social Networks in Social Pedagogy: building emotional bonds and reference values |
titulo do livro | Culturas de violência, culturas de paz |