Detalhes da Produção

TipoProcessos e Técnicas
GrupoProdução Técnica
DescriçãoCALIMAN, G. ; BOLWERK, Diógenes A. ; SANTOS, Jussara R. C. ; SOUZA, Nelson G. ; THIEL, Renato. Formação e competências do Educador Social: pesquisa entre educadores da Rede Salesiana de Ação Social. 2010.
AutorGeraldo Caliman
Ano2010

Informações Complementares

Ano2010
Cidade do ProcessoBrasilia
Descricão e Informacões AdicionaisA presente pesquisa coloca-se em três momentos: (a) o primeiro contextualiza a difusão da Pedagogia Social no Brasil e seu desenvolvimento a partir da demanda por uma prática pedagógica específica situada no âmbito da Educação Social, em consequência do crescimento da demanda pela Educação Social. (b) Um segundo momento apresenta uma solução para a educação a distância de educadores sociais de uma rede nacional de educação social voltada à infância e à adolescência, a Rede Salesiana de Ação Social, que reúne 70 instituições sócio-educativas na educação social de 100.000 crianças e adolescentes. (c) O terceiro momento focaliza o objetivo específico da pesquisa que é o de - a partir dos depoimentos de 200 educadores sociais participantes do curso de pós-graduação em educação social -, investigar as competências do educador social que eles projetam para responder às demandas da Educação Social. Foram identificadas 13 competências, a partir da análise de 30 trabalhos de sistematização da aprendizagem em que os participantes são convidados a identificar o perfil de um educador social na realidade brasileira.
Descricão e Informacões Adicionais(en)This research puts into three phases: (a) the first contextualizes the dissemination of Social Pedagogy in Brazil and its development from the demand for a specific teaching practice located within the Social Education, as a result of growing demand for education Social. (b) a second time presents a solution for distance education of educators from a national network of social education aimed at children and adolescents, the Salesian Social Action Network, which brings together 70 institutions in the socio-social education of 100,000 children and adolescents. (c) The third stage focuses on the specific objective of the research is to - from the testimony of two hundred educators participating in the postgraduate course in social education - to investigate the profile of social educator they design to meet the demands Social Education.
DisponibilidadeRESTRITA
FinalidadePaper para leitura e discussão dos participantes da III Encontro Nacional da Rede Salesiana de Ação Social (Brasilia Hotel Nacional)
flag relevanciaNAO
Homepage do Trabalhohttp://www.salesianosdobrasil.org.br
IdiomaPortuguês
Instituicão FinanciadoraCISBRASIL
Meio de DivulgaçãoIMPRESSO
NaturezaPEDAGOGICA
PaísBrasil
Potencial de InovaçãoNAO
titulo do processoFormação e competências do Educador Social: pesquisa entre educadores da Rede Salesiana de Ação Social
titulo do processo inglesCompetencias do Educador Social