This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Processos e Técnicas |
Grupo | Produção Técnica |
Descrição | CALIMAN, G. ; BOLWERK, Diógenes A. ; SANTOS, Jussara R. C. ; SOUZA, Nelson G. ; THIEL, Renato. Formação e competências do Educador Social: pesquisa entre educadores da Rede Salesiana de Ação Social. 2010. |
Autor | Geraldo Caliman |
Ano | 2010 |
Informações Complementares
Ano | 2010 |
Cidade do Processo | Brasilia |
Descricão e Informacões Adicionais | A presente pesquisa coloca-se em três momentos: (a) o primeiro contextualiza a difusão da Pedagogia Social no Brasil e seu desenvolvimento a partir da demanda por uma prática pedagógica específica situada no âmbito da Educação Social, em consequência do crescimento da demanda pela Educação Social. (b) Um segundo momento apresenta uma solução para a educação a distância de educadores sociais de uma rede nacional de educação social voltada à infância e à adolescência, a Rede Salesiana de Ação Social, que reúne 70 instituições sócio-educativas na educação social de 100.000 crianças e adolescentes. (c) O terceiro momento focaliza o objetivo específico da pesquisa que é o de - a partir dos depoimentos de 200 educadores sociais participantes do curso de pós-graduação em educação social -, investigar as competências do educador social que eles projetam para responder às demandas da Educação Social. Foram identificadas 13 competências, a partir da análise de 30 trabalhos de sistematização da aprendizagem em que os participantes são convidados a identificar o perfil de um educador social na realidade brasileira. |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | This research puts into three phases: (a) the first contextualizes the dissemination of Social Pedagogy in Brazil and its development from the demand for a specific teaching practice located within the Social Education, as a result of growing demand for education Social. (b) a second time presents a solution for distance education of educators from a national network of social education aimed at children and adolescents, the Salesian Social Action Network, which brings together 70 institutions in the socio-social education of 100,000 children and adolescents. (c) The third stage focuses on the specific objective of the research is to - from the testimony of two hundred educators participating in the postgraduate course in social education - to investigate the profile of social educator they design to meet the demands Social Education. |
Disponibilidade | RESTRITA |
Finalidade | Paper para leitura e discussão dos participantes da III Encontro Nacional da Rede Salesiana de Ação Social (Brasilia Hotel Nacional) |
flag relevancia | NAO |
Homepage do Trabalho | http://www.salesianosdobrasil.org.br |
Idioma | Português |
Instituicão Financiadora | CISBRASIL |
Meio de Divulgação | IMPRESSO |
Natureza | PEDAGOGICA |
País | Brasil |
Potencial de Inovação | NAO |
titulo do processo | Formação e competências do Educador Social: pesquisa entre educadores da Rede Salesiana de Ação Social |
titulo do processo ingles | Competencias do Educador Social |