This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Orientações Concluídas para Doutorado |
Grupo | Orientação |
Descrição | Loni Elisete Manica. A inclusão na Educação Profissional: o perfil docente, os limites e as possibilidades. 2013. Tese de doutorado (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, . |
Autor | Geraldo Caliman |
Ano | 2013 |
Informações Complementares
Ano | 2013 |
Bolsa | NAO |
Código da Instituição | 554300000007 |
Código do Curso | 51520010 |
Descricão e Informacões Adicionais | O estudo versa sobre a Educação Profissional inclusiva: o perfil docente para atuar com alunos com deficiência, os limites e as possibilidades da inclusão . Teve como objetivo geral investigar o perfil (características/ habilidades/ competências) do docente que atua na educação profissional do SENAI junto a alunos com deficiência, os limites (dificuldades) e, as possibilidades da inclusão na escola profissional (EP) com vista a auxiliar a sociedade na formação profissional desse docente e sugerir avanços educacionais e legais na área da sua formação para a educação profissional social . Para chegar aos resultados, priorizaram-se três objetivos específicos: investigar e construir um perfil docente de quem atua em cursos de aprendizagem industrial do SENAI com pessoas com deficiência; investigar, analisar e apresentar as dificuldades/possibilidades da prática inclusiva na educação profissional do SENAI e sugerir avanços educacionais nas políticas públicas relacionadas ao tema. O problema se constitui na seguinte questão: Qual o perfil (características/capacidades/ habilidades/ competências) docente de quem atua na educação profissional (EP) do SENAI com alunos com deficiência? Quais os benefícios (possibilidades) e as limitações das práticas pedagógicas baseadas nos princípios da inclusão e da segregação na EP? O tipo de pesquisa foi qualiquanti e o método utilizado foi o de estudos de casos múltiplos. Os sujeitos respondentes foram trinta e oito alunos com deficiência, quarenta e oito docentes que atuam com alunos com deficiência e vinte e oito gestores que atuam na coordenação de ações de inclusão na educação profissional de dezoito (18) estados do Brasil. Os principais resultados alcançados evidenciaram a necessidade de os cursos de formação do docente oferecerem qualificação na área da atuação de alunos com deficiência, bem como foram revelados os indicadores que poderão interferir nas políticas públicas relacionadas ao perfil docente para atuar com alunos c |
Idioma | Português |
Natureza | Tese de doutorado |
nome da instituicao | Universidade Católica de Brasília |
Nome do Curso | Educação |
Nome do Orientado | Loni Elisete Manica |
numero id orientado | 1976903127132412 |
País | Brasil |
Relevância | NAO |
Tipo de Orientação | ORIENTADOR_PRINCIPAL |
Título | A inclusão na Educação Profissional: o perfil docente, os limites e as possibilidades |