Detalhes da Produção

TipoOrientações Concluídas para Doutorado
GrupoOrientação
DescriçãoLoni Elisete Manica. A inclusão na Educação Profissional: o perfil docente, os limites e as possibilidades. 2013. Tese de doutorado (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, .
AutorGeraldo Caliman
Ano2013

Informações Complementares

Ano2013
BolsaNAO
Código da Instituição554300000007
Código do Curso51520010
Descricão e Informacões AdicionaisO estudo versa sobre a Educação Profissional inclusiva: o perfil docente para atuar com alunos com deficiência, os limites e as possibilidades da inclusão . Teve como objetivo geral investigar o perfil (características/ habilidades/ competências) do docente que atua na educação profissional do SENAI junto a alunos com deficiência, os limites (dificuldades) e, as possibilidades da inclusão na escola profissional (EP) com vista a auxiliar a sociedade na formação profissional desse docente e sugerir avanços educacionais e legais na área da sua formação para a educação profissional social . Para chegar aos resultados, priorizaram-se três objetivos específicos: investigar e construir um perfil docente de quem atua em cursos de aprendizagem industrial do SENAI com pessoas com deficiência; investigar, analisar e apresentar as dificuldades/possibilidades da prática inclusiva na educação profissional do SENAI e sugerir avanços educacionais nas políticas públicas relacionadas ao tema. O problema se constitui na seguinte questão: Qual o perfil (características/capacidades/ habilidades/ competências) docente de quem atua na educação profissional (EP) do SENAI com alunos com deficiência? Quais os benefícios (possibilidades) e as limitações das práticas pedagógicas baseadas nos princípios da inclusão e da segregação na EP? O tipo de pesquisa foi qualiquanti e o método utilizado foi o de estudos de casos múltiplos. Os sujeitos respondentes foram trinta e oito alunos com deficiência, quarenta e oito docentes que atuam com alunos com deficiência e vinte e oito gestores que atuam na coordenação de ações de inclusão na educação profissional de dezoito (18) estados do Brasil. Os principais resultados alcançados evidenciaram a necessidade de os cursos de formação do docente oferecerem qualificação na área da atuação de alunos com deficiência, bem como foram revelados os indicadores que poderão interferir nas políticas públicas relacionadas ao perfil docente para atuar com alunos c
IdiomaPortuguês
NaturezaTese de doutorado
nome da instituicaoUniversidade Católica de Brasília
Nome do CursoEducação
Nome do OrientadoLoni Elisete Manica
numero id orientado1976903127132412
PaísBrasil
RelevânciaNAO
Tipo de OrientaçãoORIENTADOR_PRINCIPAL
TítuloA inclusão na Educação Profissional: o perfil docente, os limites e as possibilidades