This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Orientações Concluídas para Mestrado |
Grupo | Orientação |
Descrição | Fabíola Gomide Baquero. O Fracasso Escolar de Jovens e Adultos e o Imaginário Social. 2001. Dissertação de mestrado (Mestrado em Mestrado Em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília. ORIENTADOR_PRINCIPAL. |
Autor | Mariza Vieira da Silva |
Ano | 2001 |
Informações Complementares
Ano | 2001 |
Bolsa | NAO |
Código da Instituição | 554300000007 |
Código do Curso | 90000002 |
Descricão e Informacões Adicionais | Esta dissertação teve como objetivo desconstruir-reconstruir a noção de fracasso escolar de jovens e adultos no Brasil, como forma de compreender a constituição de uma subjetividade específica e a construção de um imaginário social acerca do "fracassado", em que se constituem sujeito e sentidos, tendo como referencial teórico e metodológico a Análise de Discurso e analisando o funcionamento de diferentes discursividades, a partir de discursos que consideramos fundadores deste fracasso: aqueles que estão na base da formação da sociedade capitalista em que a escolarização básica tem lugar fundamental. Na análise dos gestos de interpretação dessas discursividades, pôde-se apreender e compreender como as práticas pedagógicas se articulam às práticas sociais e políticas, de forma a encontrar novos caminhos para uma transformação no trabalho com os fenômenos psicopedagógicos. |
Idioma | Português |
Natureza | Dissertação de mestrado |
nome da instituicao | Universidade Católica de Brasília |
nome do curso | Mestrado Em Psicologia |
nome do orientado | Fabíola Gomide Baquero |
numero de paginas | 128 |
País | Brasil |
Relevância | NAO |
Tipo | ACADEMICO |
tipo de orientacao | ORIENTADOR_PRINCIPAL |
Título | O Fracasso Escolar de Jovens e Adultos e o Imaginário Social |