This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Artigo Publicado |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | DRAVET, F. M. ; SOUSA, A. V. R.. O bom, o mal ou o diferente: as transformações do gênero western pelo faroeste italiano. Comunicologia (Brasília), v. 6, p. 75-89, 2014. |
Autor | Alex Vidigal Rodrigues de Sousa |
Ano | 2014 |
Informações Complementares
Ano do artigo | 2014 |
Descricão e Informacões Adicionais | Este artigo pretende examinar as transformações sofridas pelo western, gênero cinematográfico nascido e ligado, historicamente, à construção dos Estados Unidos da América. A produção dos filmes italianos no gênero, priorita- riamente durante a década de 1960, gerou mudanças que influenciam a produção do western na América até hoje. Para examinar o processo, o artigo parte da noção de construção da identidade de Manuel Castells determinada pelas relações de poder, entre as quais se distinguem três formas: a identidade legitimadora, a identidade de resistência e a identidade de projeto. Os resultados de tal reflexão nos conduzem à conclusão de que uma mudança na estrutura cultural global, posteriormente chamada de pós-modernidade, foi determinante para que o gênero efetivamente se renovasse e ganhasse novas características então legitimadas pela audiência. |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | his article aims to examine the transformations experienced by western, film genre born and linked historically to the construction of the United States of America. The production of Italian films in the genre, primarily during the 1960s, led to changes that influence the production of western America today. To examine the process, the article begins with the notion of identity construction of Manuel Castells determined by power relations, among which we distinguish three forms: the legitimizing identity, resistance identity and project identity. The results of such reflection lead us to the conclusion that a change in the global cultural structure, later called post modernity, was crucial for the genre effectively to renew and to gain new features legitimated by the audience. |
Divulgacão Científica | NAO |
Homepage do Trabalho | [http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5228/3301] |
Idioma | Português |
ISSN | 19812132 |
Meio de Divulgação | VARIOS |
Natureza | COMPLETO |
Página Final | 89 |
Página Inicial | 75 |
Relevância | NAO |
Série | 1 |
Título do Artigo | O bom, o mal ou o diferente: as transformações do gênero western pelo faroeste italiano |
Título do Artigo(en) | he good, the bad or the other: the transformation of the western genre by Italian westerns. |
Título do Períodico ou Revista | Comunicologia (Brasília) |
Volume | 6 |