This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Artigo Publicado |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | OLIVEIRA JUNIOR, A. P.. Estudo comparativo do perfil sócio-econômico-cultural dos alunos da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Católica de Brasília (UCB) em 1999. Humanitates (UCB/DF), v. 1, p. 1-8, 2004. |
Autor | Ailton Paulo de Oliveira Junior |
Ano | 2004 |
Informações Complementares
Ano do artigo | 2004 |
Descricão e Informacões Adicionais | O presente estudo pretendeu fazer conhecer o perfil de quem freqüenta a universidade no Distrito Federal, isto é, o corpo discente da UnB (Universidade de Brasília), instituição pública de ensino superior; e UCB (Universidade Católica de Brasília), instituição privada de ensino superior, as duas únicas da capital do país. Além de reconhecer melhor o aluno, trata-se de gerar subsídios para melhorar a qualidade do ensino e serviços prestados pelas instituições. As informações que fundamentam esta pesquisa foram obtidas a partir da aplicação de um questionário. Este instrumento de coleta de dados é dividido nas seguintes partes: a) caracterização do estudante; b) caracterização dos seus familiares; c) escolaridade do estudante e de seus familiares; d) atividades acadêmicas desenvolvidas pelo estudante; e) características culturais do estudante e de seus familiares; f) identificação de valores sócio-familiares e do estudante; g) valores individuais do estudante; h) perspectivas profissionais do estudante. Busca-se apreender determinadas especificidades e mudanças, em termos deste perfil, dos cursos das duas universidades, por meio de uma análise comparativa entre os resultados obtidos para a UCB (universidade privada) e UnB (universidade pública). É importante frisar como foi pensada a estrutura da amostragem para a coleta de dados. Resolveu-se trabalhar com uma amostra que fosse representativa do universo dos cursos considerados. Para tanto, trabalhou-se, primeiramente, com um percentual de 20% do total de estudantes das duas universidades. Utilizou-se a amostragem estratificada proporcional, pela premissa de que os estudantes entre os cursos apresentam características heterogêneas, podendo, ainda, ser observado que estes mesmos estudantes, em cada um de seus respectivos cursos, apresentam características mais ou menos comuns, ou seja, homogêneas. Sendo assim, cada um dos cursos será considerado um estrato. |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | O presente estudo pretendeu fazer conhecer o perfil de quem freqüenta a universidade no Distrito Federal, isto é, o corpo discente da UnB (Universidade de Brasília), instituição pública de ensino superior; e UCB (Universidade Católica de Brasília), instituição privada de ensino superior, as duas únicas da capital do país. Além de reconhecer melhor o aluno, trata-se de gerar subsídios para melhorar a qualidade do ensino e serviços prestados pelas instituições. As informações que fundamentam esta pesquisa foram obtidas a partir da aplicação de um questionário. Este instrumento de coleta de dados é dividido nas seguintes partes: a) caracterização do estudante; b) caracterização dos seus familiares; c) escolaridade do estudante e de seus familiares; d) atividades acadêmicas desenvolvidas pelo estudante; e) características culturais do estudante e de seus familiares; f) identificação de valores sócio-familiares e do estudante; g) valores individuais do estudante; h) perspectivas profissionais do estudante. Busca-se apreender determinadas especificidades e mudanças, em termos deste perfil, dos cursos das duas universidades, por meio de uma análise comparativa entre os resultados obtidos para a UCB (universidade privada) e UnB (universidade pública). É importante frisar como foi pensada a estrutura da amostragem para a coleta de dados. Resolveu-se trabalhar com uma amostra que fosse representativa do universo dos cursos considerados. Para tanto, trabalhou-se, primeiramente, com um percentual de 20% do total de estudantes das duas universidades. Utilizou-se a amostragem estratificada proporcional, pela premissa de que os estudantes entre os cursos apresentam características heterogêneas, podendo, ainda, ser observado que estes mesmos estudantes, em cada um de seus respectivos cursos, apresentam características mais ou menos comuns, ou seja, homogêneas. Sendo assim, cada um dos cursos será considerado um estrato. |
Divulgacão Científica | NAO |
Fascículo | I |
Homepage do Trabalho | [http://www.humanitates.ucb.br] |
Idioma | Português |
ISSN | 1807538X |
local de publicacao | www.humanitates.ucb.br |
Meio de Divulgação | MEIO_DIGITAL |
Natureza | COMPLETO |
Página Final | 8 |
Página Inicial | 1 |
Relevância | NAO |
Série | 1 |
Título do Artigo | Estudo comparativo do perfil sócio-econômico-cultural dos alunos da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Católica de Brasília (UCB) em 1999 |
Título do Artigo(en) | Estudo comparativo do perfil sócio-econômico-cultural dos alunos da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Católica de Brasília (UCB) em 1999 |
Título do Períodico ou Revista | Humanitates (UCB/DF) |
Volume | 1 |