Detalhes da Produção

TipoArtigo Publicado
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoOLIVEIRA JUNIOR, A. P.. Estudo comparativo do perfil sócio-econômico-cultural dos alunos da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Católica de Brasília (UCB) em 1999. Humanitates (UCB/DF), v. 1, p. 1-8, 2004.
AutorAilton Paulo de Oliveira Junior
Ano2004

Informações Complementares

Ano do artigo2004
Descricão e Informacões AdicionaisO presente estudo pretendeu fazer conhecer o perfil de quem freqüenta a universidade no Distrito Federal, isto é, o corpo discente da UnB (Universidade de Brasília), instituição pública de ensino superior; e UCB (Universidade Católica de Brasília), instituição privada de ensino superior, as duas únicas da capital do país. Além de reconhecer melhor o aluno, trata-se de gerar subsídios para melhorar a qualidade do ensino e serviços prestados pelas instituições. As informações que fundamentam esta pesquisa foram obtidas a partir da aplicação de um questionário. Este instrumento de coleta de dados é dividido nas seguintes partes: a) caracterização do estudante; b) caracterização dos seus familiares; c) escolaridade do estudante e de seus familiares; d) atividades acadêmicas desenvolvidas pelo estudante; e) características culturais do estudante e de seus familiares; f) identificação de valores sócio-familiares e do estudante; g) valores individuais do estudante; h) perspectivas profissionais do estudante. Busca-se apreender determinadas especificidades e mudanças, em termos deste perfil, dos cursos das duas universidades, por meio de uma análise comparativa entre os resultados obtidos para a UCB (universidade privada) e UnB (universidade pública). É importante frisar como foi pensada a estrutura da amostragem para a coleta de dados. Resolveu-se trabalhar com uma amostra que fosse representativa do universo dos cursos considerados. Para tanto, trabalhou-se, primeiramente, com um percentual de 20% do total de estudantes das duas universidades. Utilizou-se a amostragem estratificada proporcional, pela premissa de que os estudantes entre os cursos apresentam características heterogêneas, podendo, ainda, ser observado que estes mesmos estudantes, em cada um de seus respectivos cursos, apresentam características mais ou menos comuns, ou seja, homogêneas. Sendo assim, cada um dos cursos será considerado um estrato.
Descricão e Informacões Adicionais(en)O presente estudo pretendeu fazer conhecer o perfil de quem freqüenta a universidade no Distrito Federal, isto é, o corpo discente da UnB (Universidade de Brasília), instituição pública de ensino superior; e UCB (Universidade Católica de Brasília), instituição privada de ensino superior, as duas únicas da capital do país. Além de reconhecer melhor o aluno, trata-se de gerar subsídios para melhorar a qualidade do ensino e serviços prestados pelas instituições. As informações que fundamentam esta pesquisa foram obtidas a partir da aplicação de um questionário. Este instrumento de coleta de dados é dividido nas seguintes partes: a) caracterização do estudante; b) caracterização dos seus familiares; c) escolaridade do estudante e de seus familiares; d) atividades acadêmicas desenvolvidas pelo estudante; e) características culturais do estudante e de seus familiares; f) identificação de valores sócio-familiares e do estudante; g) valores individuais do estudante; h) perspectivas profissionais do estudante. Busca-se apreender determinadas especificidades e mudanças, em termos deste perfil, dos cursos das duas universidades, por meio de uma análise comparativa entre os resultados obtidos para a UCB (universidade privada) e UnB (universidade pública). É importante frisar como foi pensada a estrutura da amostragem para a coleta de dados. Resolveu-se trabalhar com uma amostra que fosse representativa do universo dos cursos considerados. Para tanto, trabalhou-se, primeiramente, com um percentual de 20% do total de estudantes das duas universidades. Utilizou-se a amostragem estratificada proporcional, pela premissa de que os estudantes entre os cursos apresentam características heterogêneas, podendo, ainda, ser observado que estes mesmos estudantes, em cada um de seus respectivos cursos, apresentam características mais ou menos comuns, ou seja, homogêneas. Sendo assim, cada um dos cursos será considerado um estrato.
Divulgacão CientíficaNAO
FascículoI
Homepage do Trabalho[http://www.humanitates.ucb.br]
IdiomaPortuguês
ISSN1807538X
local de publicacaowww.humanitates.ucb.br
Meio de DivulgaçãoMEIO_DIGITAL
NaturezaCOMPLETO
Página Final8
Página Inicial1
RelevânciaNAO
Série1
Título do ArtigoEstudo comparativo do perfil sócio-econômico-cultural dos alunos da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Católica de Brasília (UCB) em 1999
Título do Artigo(en)Estudo comparativo do perfil sócio-econômico-cultural dos alunos da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Católica de Brasília (UCB) em 1999
Título do Períodico ou RevistaHumanitates (UCB/DF)
Volume1